DSM iniciou projeto estratégico para uma produção animal sustentável

DSM iniciou projeto estratégico para uma produção animal sustentável

No Brasil e no mundo, a empresa global conta com ações para reduzir os custos ambientais de produção, utilizando ciência inteligente e soluções inovadoras.

Ovonews

março 29, 2021

0

O que a indústria de alimentos tem feito para garantir um futuro alimentar mais sustentável para o planeta e para as pessoas? Como resposta a essa e a muitas outras questões que impactam a produção animal no mundo, a DSM Nutrição e Saúde Animal está trabalhando com uma estratégia de vanguarda. A empresa está propondo soluções e debates que possibilitem à cadeia de produção animal pensar métodos e modos de produção sustentáveis para todos: animais, pessoas e planeta.

Avicultores de diversas regiões do mundo, inclusive do Brasil, já investem em produção sustentável visando atender à nova demanda por proteína animal com foco na sustentabilidade do planeta. Exemplos como do empresário Leandro Pinto, do Grupo Mantiqueira, que investe alto em granjas cage free para tornar a produção sustentável mais democrática para todos, demonstram a preocupação dos produtores em alimentar com responsabilidade a população, investindo em modos de produção que atendam ao bem-estar animal, à crescente busca por alimentos seguros e confiáveis e a manutenção dos recursos naturais.

“A necessidade de fornecer proteína animal suficiente a uma população em crescimento, reduzindo os custos ambientais de produção, exige ciência inteligente e soluções inovadoras”, comenta José Francisco Miranda Jr., gerente de marketing da DSM na América Latina. Ele diz que é exatamente nessa linha responsável de atuação que a DSM lançou globalmente o movimento chamado Nós tornamos isso possível. Trata-se de um conjunto de estratégias para embasar ações que tornem possível a produção animal de forma sustentada, mantendo em alta o atendimento à demanda do consumidor por um alimento de qualidade, ao mesmo tempo em que permite ao planeta manter seus recursos naturais.

CEOS_DSM-INTERNA
Miranda, Lansbergen, Nickell e Chavis: compromisso com o planeta e as pessoas


“Nosso objetivo é proporcionar condições e produtos adequados para que avicultores e produtores de proteína animal possam produzir alimentos acessíveis à população mundial, enquanto reduzimos a pegada da produção de animais”, indica Ivo Lansbergen, presidente da DSM Nutrição e Saúde Animal. Segundo ele, o projeto Nós tornamos isso possível é um compromisso com soluções e ações que atendem os clientes mais importantes para a DSM: as pessoas e o planeta. “A sustentabilidade está em nosso DNA e essa iniciativa estratégica reflete nosso compromisso de integrar a cadeia de valor sendo um agente de mudança, liderando debates globais e conectando os vários interessados da cadeia de produção do agrobusiness."

O projeto global da DSM está em linha com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e contemplará os principais desafios enfrentados pela indústria de produção animal nos dias atuais. Entre eles, melhorar o desempenho dos animais de produção ao longo de sua vida; melhorar a qualidade da carne, leite, peixe e ovos, reduzindo a perda e o desperdício de alimentos; reduzir as emissões geradas pelos animais de produção; usar de forma eficiente os recursos naturais; reduzir a dependência dos recursos marinhos e ajudar a combater a resistência antimicrobiana.

“Ao apoiarmos essas áreas-chave com a nossa ciência, inovação e liderança em sustentabilidade, poderemos fazer uma diferença substancial na evolução e sustentação da indústria de proteína animal”, avalia David Nickell, vice-presidente de Sustentabilidade e Soluções Empresariais da DSM Nutrição e Saúde Animal. “Estamos assumindo a responsabilidade e cumprindo o nosso papel na proteção do planeta, ao mesmo tempo em que continuamos a desenvolver soluções comerciais que permitem à indústria alimentar fazer melhorias na sustentabilidade das proteínas animais. Esperamos que muitos sigam o nosso exemplo.”

A iniciativa estratégica Nós tornamos isso possível surge depois de muitos anos de investimento e inovação em soluções científicas destinadas a fornecer respostas reais aos desafios enfrentados pela indústria agropecuária. Não é mais possível adiar o enfrentamento desses desafios, acredita Christie Chavis, vice-presidente da DSM Nutrição e Saúde Animal. “As empresas devem dar um passo adiante e adotar a sustentabilidade em todos os aspectos: é vital para o sucesso dos negócios,  como é vital para todo o resto", afirma. Para Christie, é perfeitamente possível lucrar no mundo dos negócios gerando alimentos de qualidade e mantendo a saúde das pessoas e do planeta. “Com esse projeto vamos criar valor em três dimensões simultaneamente: pessoas, planeta e lucro. A DSM tem um longo e rico patrimônio no campo da sustentabilidade e é com base nisso que operamos como uma empresa orientada para esses propósitos e valores”, conclui.

PODCASTS PARA FALAR SOBRE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

Integrando o movimento Nós tornamos isso possível, a DSM lançou no Brasil o podcast Alimentando o futuro, uma série de programas falando sobre tendências e inovações para um futuro alimentar mais sustentável. A iniciativa, lançada em novembro de 2020, tem apresentação do Prof. Dr. Marcos Fava Neves, com a participação de especialistas e agentes da cadeia produtiva conversando sobre ciência, saúde animal e humana, futuro e sustentabilidade.

“Para alimentar o mundo de forma sustentável é essencial integrar e conduzir diálogos com toda a indústria produtiva de alimentos”, explica José Francisco Miranda Jr., gerente de marketing da DSM na América Latina. Segundo ele, “o podcast chama a atenção de todos os envolvidos para a real importância de pensarmos no futuro e na sustentabilidade da sociedade, possibilitando assim uma transformação realmente viável e robusta em todo o sistema.”

Cada episódio do podcast Alimentando o futuro tem 45 minutos e pode ser ouvido nas principais plataformas do formato – Spotify, Google e Apple - e nos canais sociais da DSM - Instagram, Facebook e LinkedIn.

(A HORA DO OVO. Matéria publicada originalmente na revista A Hora do Ovo impressa Edição 103. Leia também em PDF neste site, no link: A HORA DO OVO 103)

tag: DSM , sustentabilidade , meio ambiente , José Francisco Miranda Jr. , Ivo Lansbergen , David Nickell , Christie Chavis , Alimentando o futuro ,

0 Comentários