XIV Fórum ASGAV é sucesso, com prestígio de lideranças e autoridades

XIV Fórum ASGAV é sucesso, com prestígio de lideranças e autoridades

Encontro on line que aconteceu no dia 20 de agosto foi bastante prestigiado e marcou, também, o aniversário da entidade, de 56 anos.

POLOS DO OVO

agosto 24, 2021

0

Uma comemoração bastante prestigiada por lideranças, autoridades e representantes de entidades e empresas de pesquisa do Rio Grande do Sul e do Brasil. Assim foi o dia 20 de agosto, a sexta-feira que antecedeu os 56 anos da Asgav, a Associação Gaúcha de Avicultura.
Dia do avicultor, Dia do ovo e do frango no Rio Grande do Sul, 56 anos da Asgav. Com esses três motivos importantes para comemorar, a Associação Gaúcha de Avicultura promoveu o XIV Fórum Virtual ASGAV/SIPARGS, evento especial on line, em que lideranças do setor do Rio Grande do Sul e em nível nacional, além de autoridades em diversos níveis, participaram e traçaram um panorama da avicultura gaúcha e nacional.

O evento da Asgav contou com a participação de quase 50 pessoas, recepcionadas pelo anfitrião José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Asgav, a entidade que representa os avicultores gaúchos.

FORUM-INTERNA

FORUM
Alguns momentos do Fórum da Asgav: prestígio



Eduardo recepcionou a todos, lembrando que a data foi escolhida para ser o momento das diversas comemorações de agosto, mês especial para a Associação Gaúcha de Avicultura. Pela representatividade e prestígio ao evento, ficou clara a importância da entidade junto aos avicultores gaúchos e também junto à pauta do segmento no país. Nesse sentido, Santos destacou a presença fundamental da avicultura na vida do povo brasileiro, em especial dos gaúchos, e a força da proteína animal brasileira na mesa de pessoas em 150 países do mundo.

Nestor Freiberger, presidente do Conselho Diretivo da Asgav, falou da importância de se comemorar as datas do setor produtivo para que possamos refletir o quanto o segmento avícola é importante para a geração de empregos, de divisas e fonte de alimentação para todos. Nesse sentido, ressaltou a geração de postos de trabalho e a produção em larga escala de carne de frango, de ovos e de produtos elaborados. Também assinalou o compromisso da área com a biosseguridade e com o status sanitário, condição que ele considera como o maior patrimônio do segmento. A sustentabilidade social e econômica segue na mira do setor, que continua otimizando e modernizando as boas práticas de produção. “Avicultura é evolução”, concluiu.

Falando pela entidade nacional dos produtores de proteína animal, Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), enfatizou a presença marcante do Brasil no cenário internacional do frango, como o primeiro exportador do mundo, seguido dos Estados Unidos e da União Europeia, e o terceiro maior produtor mundial. “Em 20 anos, o setor somou US$ 113 bilhões em receita, uma conquista que evidencia a potência da avicultura brasileira”, ressaltou. Segundo Santin, o que teria sido do povo brasileiro se, diante da pandemia da Covid-19, o setor de proteína animal brasileiro tivesse parado de produzir? “Como passaríamos por esse período se não estivéssemos produzindo?”, destacou.

Por isso, disse ele, embora haja muitos desafios, é preciso seguir em frente, enfrentando as dificuldades – como os custos altos dos insumos - e comemorando os dados positivos da avicultura brasileira, entre eles, a manutenção do status sanitário, da biosseguridade, que garantem não só a continuidade da produção com qualidade, mas, também, a conquista de divisas para o Brasil em todo o mundo. “O custo machuca, a sanidade mata”, concluiu, acerca da aguerrida luta do avicultor brasileiro pela sanidade fundamental dos planteis em todas as regiões do país.

“NÓS SOMOS GRIFE”, EXALTOU TURRA

Orgulhosos, líderes, autoridades, representantes de órgãos de pesquisa e fomento do agrobusiness gaúcho e brasileiro reverberaram as palavras dos representantes avícolas que falaram no início.

Aristides Vogt, ex-presidente da Asgav, afirmou que o agronegócio é a base do Estado do Rio Grande do Sul, que o alto índice de IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, nos municípios gaúchos, se deve, em mais de 50%, ao agrobusiness regional. E que o setor só cresceu “graças ao trabalho e união dos avicultores gaúchos, representados pela Asgav.”

O deputado Airton Hochscheid ressaltou o reconhecimento conquistado pela Asgav em seus 56 anos de trabalho em prol do avicultor, o que tornou a entidade um verdadeiro “case de sucesso junto ao produtor no Rio Grande do Sul.”

A Secretária da Agricultura do Estado, Silvana Covatti, fez coro às demais autoridades, lembrando que a produção avícola do Rio Grande do Sul é fruto do trabalho profissional e representativo da Asgav, fator de união e produtividade junto ao setor.

Sempre festejado e muito admirado, o executivo Francisco Turra, gaúcho de nascimento, ex-ministro da Agricultura e líder da ABPA por muitos anos, alinhavou o orgulho do avicultor lembrando que “nós só atravessamos a pandemia porque estamos unidos, vencendo tantos desafios e comemorando o que há de melhor nos estados brasileiros”. E arrematou, sempre firme: “Temos qualidade, temos produtividade, temos sanidade. Lá fora, nosso produto é muito bem-visto. Nós somos grife.”

Muitas manifestações favoráveis ao setor foram feitas por lideranças que participaram do evento. A superintendente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Helena Pan Rugeri, parabenizou a categoria e disse que está à disposição da avicultura.

O senador Luis Carlos Heinze mencionou que a organização setorial é fundamental para o segmento obter ganhos e antecipou novas possibilidades de adquirir milho cultivado em áreas do Uruguai para Estado, que é importador do grão. “Podemos incorporar mais de 1 milhão de hectares que hoje são usados com campo, arroz e pecuária extensiva e que podem ser plantados com milho, soja e florestas a partir da Hidrovia Lagoa Mirim e Lagoa dos Patos, ideia que está em fase de desenvolvimento”, reiterou. Na ocasião disse que deve ser inaugurado um porto em Arroio do Sal, com recursos privados.

O deputado estadual Ernani Polo reforçou o valor do trabalho de uma entidade na defesa dos interesses do setor. O deputado federal Jerônimo Goergen demonstrou apoio ao projeto do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) em nível nacional. O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, que também representou o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos no Estado do Rio Grande do Sul (Sips), parabenizou, em nome da indústria de suínos, a avicultura, que ele denominou como atividades “coirmãs”. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, gravou um vídeo em reconhecimento ao trabalho de todos. O deputado estadual, Elton Weber, reiterou o seu apoio ao setor. O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) Paulo Pires, parabenizou a categoria em nome do cooperativismo gaúcho.  

José Eduardo dos Santos encerrou o evento agradecendo a participação de todos e reassumiu novamente o seu compromisso em zelar e contribuir para o avanço do setor e da entidade. “Prosseguimos trabalhando com união”, concluiu.

(A Hora do Ovo, em cobertura especial ao XIV Fórum Virtual ASGAV/SIPARGS, e com informações complementares do Departamento de Comunicação da Asgav/jornalista Tais Teixeira. Imagem no destaque: A Hora do Ovo)

 

tag: Asgav , Mês da avicultura , XIV Fórum Virtual ASGAV/SIPARGS ,

0 Comentários