Cria e recria de poedeiras é tema do Simpósio Goiano nesta sexta, dia 10

Cria e recria de poedeiras é tema do Simpósio Goiano nesta sexta, dia 10

O médico veterinário Matheus Fraga falará sobre os pontos chave a serem considerados pelo produtor na cria e recria de poedeiras; Simpósio termina nesta sexta, dia 10 de junho.

POLOS DO OVO

junho 09, 2022

0

Realizado pela Associação Goiana de Avicultura (AGA) em parceria com a Universidade Federal de Goias (UFG), o Simpósio Goiano de Avicultura, em sua 15ª. edição, traz em sua programação deste dia 10 de junho, a cria e recria de poedeiras. O evento teve início neste dia 9 de junho e termina nesta sexta-feira, em Goiânia.

O tema Pontos chaves na cria e recria de poedeiras comerciais será abordado pelo médico veterinário e assistente técnico da Lohmann do Brasil, Matheus Fraga, a partir das 10h20. De acordo com Fraga, podemos considerar atualmente que entre os pontos chave na cria e recria de aves poedeiras há três fundamentais. O primeiro deles diz respeito ao alojamento das aves, considerando as que as primeiras 48 horas de vida das aves são determinantes para definir se o lote será ótimo, mediano ou ruim. Nesse aspecto, fatores como temperatura, ventilação e acesso à água e ração são fundamentais para garantir o sucesso.

Em segundo, o profissional aponta que é preciso garantir que o lote se desenvolva com peso e uniformidade das aves dentro dos parâmetros determinados pela linhagem. “Esses parâmetros são um guia para ajudar o produtor a desenvolver aves que possam expressar o máximo de seu potencial produtivo”, destaca o médico veterinário, que cita ainda um terceiro ponto importante. Ele enfatiza que é fundamental fazer um rígido controle de fatores ambientais e sanitários na criação das aves. Quanto a isso ele relaciona um bom programa vacinal, o respeito aos limites de densidade de alojamento e a otimização da ambiência dos aviários. “Não podemos esquecer que o potencial produtivo das aves é determinando principalmente pela genética aliada ao ambiente de produção”, reforça.

Esses pontos chave, continua Matheus Fraga, precisam ser constantemente abordados para que o compartilhamento de informações e conhecimento alcance todos os envolvidos na cadeia avícola, que é constituída de um mercado amplo e muito dinâmico e as informações preparam os envolvidos do processo para enfrentar os constantes desafios do setor. Entre os desafios, atualmente estão o alto custo de criação, bem como o controle de fatores ambientais. Por outro lado, o especialista cita que o mercado de avicultura de postura está em expansão e evolução e pode ser considerado uma grande oportunidade de negócio.

“Muitas vezes a cria e recria são vistas como um período de gasto sem retorno, pois as aves ainda não estão produzindo ovos. Mas é justamente nesse momento que podemos garantir uma boa produtividade dos lotes, criando as aves com qualidade e da maneira correta, evitando perdas e prejuízos no período de produção. O período de cria e recria precisa ser visto como investimento e inclusive como o mais importante de todo o ciclo de vida das aves de postura”, afirma, ao elogiar a escolha do tema para o Simpósio Goiano de Avicultura.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do XV Simpósio Goiano de Avicultura)

tag: Simposio Goiano de Avicultura , AGA , UFG , Matheus Fraga , cria e recria de poedeiras ,

0 Comentários