APA e CDA renovam Termo de Colaboração em Defesa Sanitária Animal

APA e CDA renovam Termo de Colaboração em Defesa Sanitária Animal

A Associação Paulista de Avicultura e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária/SP reconfirmam tradicional parceria em defesa da sanidade da avicultura paulista.

POLOS DO OVO

novembro 06, 2023

0

No final de outubro, dando continuidade às ações do Programa Estadual de Sanidade Avícola no Estado de São Paulo (PESA), a Associação Paulista de Avicultura e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo (SAA), renovaram o Termo de Colaboração para a implementação das ações direcionadas à defesa sanitária animal no Estado.

José Roberto Bottura, diretor técnico da APA, explicou que o Termo de Colaboração em Defesa Sanitária tem por objetivo manter o status sanitário das empresas avícolas paulistas com ações de orientações e coletas de amostras dos agentes das principais enfermidades de interesse para a avicultura paulista. “Neste momento o vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) é foco”, indicou Bottura.

A assinatura ocorreu na cidade de Presidente Prudente, no Oeste Paulista, por ocasião do III Fórum Paulista de Febre Aftosa, com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai (primeiro à direita na foto do destaque); o presidente da APA, Érico Pozzer (primeiro à esquerda na foto); e o coordenador da CDA, Luiz Henrique Barrochelo (no centro da foto no destaque).

Vale lembrar que o setor avícola do Estado de São Paulo representa o terceiro PIB agropecuário do estado e tem o seu reconhecimento pela SAA/CDA, por isso o fortalecimento do PESA com as seguidas renovações dos Termos de Colaboração. Por esse termo, 14 médicos veterinários e três assistentes administrativos são disponibilizados para a CDA pela APA para atuarem exclusivamente no setor avícola paulista.

O convênio estabelecido entre a APA e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, teve início em 2006. A APA, representante oficial do setor avícola paulista, tem contribuído ativamente em parceria com a CDA na monitoria e controle da manutenção do status sanitário das granjas do estado.

Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), e da CDA, em 2022, o Estado de São Paulo produziu 1,53 milhão de toneladas de carne de frango e ocupou a quarta posição no ranking das unidades federativas, respondendo por 11,9% da produção da avicultura de corte. Além disso, o estado é o maior produtor de ovos comerciais do país, produzindo 16,3 bilhões de unidades anualmente (44,7 milhões por dia) e alojando 31,1% das poedeiras comerciais (58 milhões de cabeças).

Para Érico Pozzer, presidente da APA, a renovação confirma o sólido trabalho mantido ao longo dos anos por meio do convênio celebrado entre a associação e o Governo do Estado de São Paulo. “Considero de suma importância esse trabalho, cujos maiores beneficiados são os avicultores paulistas”, completa.

A ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE AVICULTURA

Fundada em 1945, a Associação Paulista de Avicultura, a APA, representa e apoia a avicultura industrial do Estado de São Paulo.

Reconhecida pelo Ministério da Agricultura como órgão especializado e técnico consultivo dos poderes públicos (Portaria nº 482), a APA é hoje uma entidade de alta representatividade que atua como grande parceira na produção da indústria avícola paulista, oferecendo serviços de informações, estatísticas e atua junto aos órgãos governamentais e setoriais levando as reivindicações do setor.

Para valorizar a qualidade dos produtos dos avicultores paulistas, a APA presta serviços técnicos multidisciplinares e realiza o Congresso de Ovos APA, encontro anual para o fomento de temas como a genética, nutrição, manejo, sanidade, bem-estar animal e sustentabilidade da cadeia produtiva da avicultura Paulista.

Saiba mais sobre a APA no site da entidade: www.apa.com.br

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da APA)

tag: APA , CDA , Associacao Paulista de Avicultura , Coordenadoria de Defesa Agropecuaria , Erico Pozzer , Roberto Bottura , Luiz Henrique Barrochelo , Guilherme Piai , sanidade avicola ,

0 Comentários