Tecnologias e vacinas da MSD Saúde Animal atendem com sucesso o Norte e  Nordeste do país

Tecnologias e vacinas da MSD Saúde Animal atendem com sucesso o Norte e Nordeste do país

O mapeamento sorológico, o portfólio vacinal com excelentes resultados em campo e os serviços de apoio conquistam grandes empresas de postura e 50% do segmento da avicultura de corte das duas regiões.

POLOS DO OVO

outubro 30, 2023

0

A Feira da Avicultura e Suinocultura do Nordeste realizou sua sétima edição em setembro, em Pernambuco e, mais uma vez, foi um sucesso. Nada disso é aleatório. Só na avicultura, o estado concentra a 4ª maior produção de ovos do país, e em sua região semiárida está instalada a mais produtiva granja de ovos do Norte e Nordeste, a Granja Almeida, em São Bento do Una. O município se orgulha de ter um status de grande produtor de ovos, pois a propriedade de José de Almeida inspirou muitos outros empresários – pequenos e médios – a investirem na atividade, e hoje pode, sim, ser considerada a Capital do Ovo do Nordeste.

A maior parte dos 14 milhões de ovos produzidos por dia em Pernambuco sai da microrregião de São Bento do Una e, em segundo lugar, das granjas da Zona da Mata.

Orgulho também tem a MSD Saúde Animal, que atende com seu programa vacinal grande parte do plantel de matrizes pesadas, frangos e poedeiras dos avicultores pernambucanos. A médica veterinária Joyci Torres, coordenadora técnica da MSD no Norte e Nordeste, informa que a empresa atende com seu programa vacinal ao menos 50% de todo o frango de corte alojado na regional Norte-Nordeste.

Em relação à postura comercial, a Granja Almeida aderiu 100% às soluções vacinais da multinacional. Assim como o produtor Josimário Florêncio, da Ovo Novo, granja de Caruaru, também no semiárido. Em entrevista a A Hora do Ovo, Josimário Florêncio deu a pista do porquê dessa preferência pela marca.

Como médico veterinário que é, percebeu que o fato da MSD basear seu trabalho numa plataforma científica de mapeamento sorológico da sua propriedade lhe deu a segurança de entender quais os desafios sanitários eram mais frequentes na Granja Ovo Novo, em que época do ano aconteciam e os sinais que indicavam a hora de agir. “Em cinco anos de trabalho com a MSD Saúde Animal nunca mais fui surpreendido com doenças. Sempre pudemos agir antes de ter um desafio sanitário que assustasse”, contou. E, para ele, o diferencial da marca é que a MSD abraça o valor da Ciência e a coloca em prática no campo.

MAPEAMENTO SOROLÓGICO FAZ A DIFERENÇA

Para Joyci Torres, coordenadora técnica da MSD Saúde Animal no Norte e Nordeste, além da qualidade das vacinas, o acompanhamento dos títulos vacinais da granja é um diferencial da marca. Joyci explica: “A Baseline Sorológica é um acompanhamento que a MSD oferece aos clientes e, a partir disso, entendemos todo o histórico de desafios sanitários das granjas. Na Ovo Novo, por exemplo, iniciamos o acompanhamento em 2017 e, a partir daí, viemos monitorando e podemos checar qual é a média de títulos encontrados na granja, em quais períodos do ano a granja está mais suscetível a desafios de bronquite ou de pneumonovírus, por exemplo. É um trabalho que tem deixado os clientes muito satisfeitos.”

JOYCI_INTERNA (1)
Joyci Torres: diferencial tecnológico

As amostras para a formação desse “retrato sorológico” – a Baseline – são colhidas pela própria MSD e técnicos da representante da empresa, a EPE Agro. Alimentada com os dados, a Baseline Sorológica passa a ser uma ferramenta muito eficaz porque o mapeamento de riscos sanitários é individualizado por propriedade. Cada uma tem suas peculiaridades de clima, região, topografia, e todas são levadas em conta no acompanhamento e nas análises para saber quando e como agir para evitar surpresas com enfermidades, reduzindo os desafios e atuando pontualmente, sempre que necessário. 

A Baseline Sorológica é feita para atender aos produtores de poedeiras, matrizes ou frangos, sempre de acordo com as necessidades individuais e características de cada propriedade, explica Joyci Torres, que conta com o apoio fundamental de Liliane Sacramento, também coordenadora do território Norte-Nordeste, com foco no atendimento comercial.

LILIANE
Liliane Sacramento: coordenação comercial


PORTFÓLIO DE PONTA A PONTA

A atuação das duas, com o suporte da equipe nacional da MSD para atendimento à avicultura, tem conferido à marca uma presença importante para oferecer à clientela da regional o que Joyci chama orgulhosamente de “portfólio de ponta a ponta para os segmentos da avicultura”. 

“Para frango de corte, a vacinação no incubatório é o mais prático e seguro. Nesse segmento, temos trabalhado em nossa regional a Tríplice Innovax ND IBD, protegendo contra doença de Marek, Newcastle e Gumboro, e as vacinas Nobilis ND C2 e Nobilis IB Ma5 completando a proteção respiratória. Para essa vacinação, além da possibilidade de vacinar in ovo, temos em nossos clientes a vacinadora italiana Innoject Pro que realiza vacina subcutânea e spray ao mesmo tempo, tornando o processo mais prático, seguro e preciso.”

Para as linhagens de ciclo longo, ela aponta que a Nobilis Ibmulti é a vacina inativada com que mais trabalham. “Ela tem amplo espectro de proteção contra Bronquite Infecciosa, protege também contra Rinotraqueíte Aviária e Doença de Newcastle, além da Síndrome da Queda de Postura ou Doença de Gumboro, matriz leve ou pesada, respectivamente.” 

Confira, também, o destaque da médica veterinária Joyci Torres na matéria Colaboradora da MSD Saúde Animal está entre as 100 Mulheres Doutoras do Agro

MSD REGIONAL NORTE-NORDESTE
Fone (81) 98172-4546
E-mail: joyci.torres@merck.com

______________________________________________________________________________________

MSD E EPE AGRO, PARCERIA FORTE EM VACINAS

EDIVAL-VERAS (2)
Edival Veras, da EPE Agro: parceria valiosa

 
Um dos mais bem frequentados estandes da Feira de Avicultura e Suinocultura do Nordeste é o da EPE Agro, empresa de representação de produtos agropecuários de Edival Veras, Emannuel Rocha e Paulo Magnata, três profissionais reconhecidos nos segmentos da produção animal no Norte e Nordeste, sempre antenados com seus clientes.

Em novembro de 2023, a EPE fará 20 anos de serviços ininterruptos no atendimento ao agronegócio do Norte e do Nordeste. Junto com sua filial no Ceará, a Campo Seguro, é realizado um trabalho muito próximo do produtor de proteína animal da região, com uma equipe coordenada pelos três sócios.

Edival Veras explica que a parceria com a MSD Saúde Animal em vacinas aviárias aconteceu desde a primeira hora da EPE. E que tem uma grande admiração pelo trabalho da multinacional: “Nossos clientes estão muito bem assistidos pelas vacinas aviárias da MSD. Sua equipe – junto com os profissionais da EPE – fazem um acompanhamento sempre muito presente e atento ao status sanitário das granjas, agindo preventivamente para que não haja riscos em campo. “É por isso que o portfólio da MSD tem liderança na região, quando se trata de vacinas aviárias”, garante Edival.

Na filial do Ceará, em Fortaleza, a EPE atende o estado e também Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Amazonas. E a unidade pernambucana da EPE, instalada em Garanhuns, atende - além do próprio estado de Pernambuco - também Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba. 

MSD E OS CLIENTES

ATENDIMENTO 100% NA GRANJA ALMEIDA

Cesar-Douglas-da-Costa

O supervisor de vacinação da Granja Almeida, Cesar Douglas da Costa começou seu trabalho na maior granja de postura comercial do Nordeste ainda com 18 anos e se especializou na área de proteção sanitária, tendo sob sua coordenação uma equipe com 26 vacinadores.

É uma posição estratégica, que tem o apoio técnico, há 10 anos, da MSD Saúde Animal. “O pessoal da MSD está sempre atento à granja e atua muito rápido ao sinal de problemas sanitários, já fazendo sorologia”, elogia. As ótimas referências em atendimento também vão para a empresa EPE, que envia as vacinas da MSD. “A zootecnista Sabrina Monteiro, da EPE, nos dá uma assistência diária”. Quando é necessário, as duas equipes - MSD Nordeste e EPE - atuam juntas na Granja Almeida para fazer testes sorológicos e checar a sanidade do plantel.

É essa eficiência que levou a Granja Almeida a ampliar, gradualmente, os produtos da MSD; hoje, a empresa fornece 100% das vacinas necessárias à granja e oferece, junto à EPE, treinamentos para ensinar as melhores técnicas para vacinação do plantel. 

GANHO DE EFICIÊNCIA NA GRANJA OVO NOVO

JOSIMARIO (1)

Médico veterinário e empresário avícola, Josimário Florêncio é proprietário da Granja Ovo Novo, em Caruaru, uma referência na postura, com produtos em vários estados do Nordeste. “Sou um apaixonado pela avicultura”, diz ele, que há seis anos aderiu às vacinas da MSD Saúde Animal, decisão que ele considera muito acertada.

“A MSD faz um mapeamento sorológico do plantel e isso trouxe muita segurança para tomar as decisões sobre ajustes no programa vacinal, de forma bem pontual e de acordo com a nossa realidade. Essa ferramenta da MSD – a Baseline Sorológica – mostra o panorama imunitário da granja com precisão. Deixei de ter surpresas ruins com doenças ao longo do ano depois que a equipe MSD passou a fazer o mapeamento sorológico, pois podemos juntos perceber em qual época do ano as doenças aviárias surgem e agir com vacinas na hora certa”, conta o produtor.

“A Ovo Novo deixou de ter problemas sanitários depois que aderimos ao mapeamento sorológico; agora agimos com base na ciência, um conceito importante para a MSD e com o qual estamos ganhando em eficiência”, elogia.

PARCERIA VALIOSA NA FRANGO FORMOSORINALDO

Rinaldo Melo Filho é médico veterinário e há 30 anos trabalha no Grupo Pinto Formoso, de Pernambuco, empresa com 50 anos de história na avicultura de corte do Nordeste, com uma cadeia completa de produção de frango.

Orgulhoso do trabalho que faz como RT – responsável técnico da empresa (à exceção do abatedouro) –, Rinaldo fala sobre a importância da parceria com a MSD Saúde Animal para a manutenção do status sanitário dos produtos, do matrizeiro às granjas.

Além da qualidade das vacinas, Rinaldo destaca, também, a assistência técnica diferenciada fornecida tanto pela Coordenação da MSD no Nordeste quanto pelos profissionais da EPE Produtos Agropecuários, empresa que representa a marca MSD no Norte e Nordeste.

“A Roberta Espínola, da EPE, é designada para nos atender em qualquer necessidade que tenhamos na área de sanidade, com um excelente atendimento”, destaca Rinaldo, satisfeito por atuar em uma empresa com enorme importância econômica e social para o Nordeste.

(Reportagem produzida originalmente para a revista A HORA DO OVO Impressa Ed. 122, que circulou durante a 7ª Feira de Avicultura e Suinocultura do Nordeste, em setembro de 2023. Texto: Elenita Monteiro. Fotos: divulgação MSD e arquivos pessoais)

tag: MSD Saúde Animal , tecnologia , vacinas , Norte e Nordeste , Feira de Avicultura do Nordeste ,

0 Comentários