Ricardo Faria adquire a Granja Katayama, uma das maiores e mais tradicionais do país

Ricardo Faria adquire a Granja Katayama, uma das maiores e mais tradicionais do país

Com a aquisição, a Granja Faria atinge o patamar de líder nacional do setor com uma produção de 16 milhões de ovos/dia.

Ovonews

junho 28, 2023

0

Depois de consolidar o mercado de lavanderias industriais, o empresário Ricardo Faria (foto no destaque) acaba de assinar a maior transação de compra no setor de ovos e derivados do país com a aquisição da Katayama Alimentos, marca líder em produção e vendas no varejo no Estado de São Paulo. A empresa é uma tradicional exportadora de ovos para o Japão, traz uma linha completa de ovos comerciais e especiais, além de possuir um parque industrial ultramoderno.  

“Esse movimento nos coloca com uma boa vantagem como líder no mercado brasileiro, com uma produção de 16 milhões de ovos por dia e uma projeção de receitas de R$ 3 bilhões em 2023”, adianta Ricardo Faria, fundador e presidente do Conselho da Granja Faria, uma das maiores empresas avícolas da América Latina. “A família Katayama reconheceu na gente a segurança para a perpetuação de sua marca, aficionados que são por confiança e qualidade”, acrescenta o executivo, ressaltando que Sr. Gilson Tadashi Katayama permanece como sócio da empresa e que irá compor o quadro de conselheiros da Granja Faria. 

Em janeiro deste ano, Ricardo Faria anunciou a aquisição da BL Ovos, a quinta maior empresa do setor no país, com 3 milhões de aves que produzem em média 2 milhões de ovos por dia, com duas granjas, uma no munícipio de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, e outra em Cristalina, interior de Goiás.

As aquisições fazem parte do modelo de crescimento da Granja Faria. A empresa nasceu em 2006 e atuava somente na produção de ovos férteis. Em 2017, a companhia entrou no mercado de ovos comerciais e passou a adquirir outras marcas.  

Com a nova aquisição, a companhia atinge um marketshare que gira em torno de 10% do mercado de produção de ovos no Brasil, mas o executivo reforça que há espaço para crescer ainda mais, dada a pulverização do setor, que cresce, em média, 5% ao ano em volume. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2007, cada brasileiro consumia 131 ovos por ano. O último estudo divulgado pela entidade, em 2021, aponta que esse número agora é de 257 unidades. No Japão são 450 ovos per capita e nos Estados Unidos, 320.   

A Granja Faria também é líder no segmento de galinhas criadas soltas, com 1 milhão de aves no modelo free range (galinhas caipiras) da marca Ares do Campo. Em breve, contabilizará 2 milhões de galinhas caipiras.   

Além da Granja Faria, o empresário é dono da Insolo, quinto maior produtor de grãos do Brasil, plantando 180 mil hectares na safra 2023/2024; da Fertifar, que faz 100 mil toneladas de adubo orgânico/ano; e do Eggy, fast food de produtos à base de ovos.  

A GRANJA FARIA

A Granja Faria é a maior produtora de ovos do Brasil e uma das maiores empresas avícolas da América Latina. Com 2500 funcionários, 11 unidades produtivas de ovos férteis, 11 de ovos comerciais e um plantel de 20 milhões de galinhas, a empresa projeta faturar mais de R$ 3 bilhões em 2023. 

A empresa é líder no segmento de galinhas criadas soltas, com 1 milhão de aves no modelo free range (galinhas caipiras), da marca Ares do Campo.

Como parte dos negócios, existem a empresa FertiFar – de Fertilizantes Faria, adubo orgânico gerado a partir do esterco das aves; e o Eggy, um fast food com produtos à base de ovos, atualmente com duas lojas, uma na capital São Paulo e outra em Nepomuceno, Minas Gerais.

A Hora do Ovo traz uma reportagem especial, de capa, sobre o fast food Eggy. É na edição 119, que está circulando no país. Confira também aqui no site, no link: A Hora do Ovo Ed. 119

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da Granja Faria)

tag: Ricardo Faria , Granja Faria , Granja Katayama , Katayama Alimentos , Gilson Tadashi Katayama , BL Ovos , ABPA , Insolo , Fertifar , Eggy ,

0 Comentários