Katayama Alimentos conquista certificação internacional BRCGS

Katayama Alimentos conquista certificação internacional BRCGS

A indústria é a primeira da postura no Brasil a obter o certificado para um processo seguro de produção e gerenciamento da qualidade de classificação dos ovos in natura.

Ovonews

março 25, 2021

0

Uma das mais fortes e tradicionais empresas de produção de ovos do país, a Katayama Alimentos acaba de conquistar a certificação BRCGS (Brand Reputation through Compliance), uma norma internacional que exige dos fabricantes de alimentos a utilização de processos seguros de produção e de gerenciamento da qualidade dos produtos para atender às exigências dos clientes.

A conquista foi obtida neste mês de março pelo Grupo Katayama e coloca a empresa no rol das indústrias de alimentos consideradas aptas a atender mercados exigentes ao redor do mundo, começando especialmente pelo Brasil. Em outras palavras, o cliente da Katayama – seja ele varejista ou consumidor - tem a garantia de estar adquirindo um alimento produzido com qualidade e segurança alimentar.

O processo de auditoria da certificação foi efetuado pela QIMA/WQS - wqs.com.br - empresa certificadora fundada em 1993 que oferece soluções para a indústria de alimentos, do campo à mesa, por meio de certificações reconhecidas internacionalmente. Nesse patamar está a certificação BRCGS, reconhecida mundialmente e exigida por varejistas, empresas de serviços alimentares e fabricantes de alimentos. Isso porque se trata de um importante instrumento de gestão corporativa. Com ele, é possível indicar se empresa garante o fornecimento de seus produtos sem interrupções e seguindo rigorosos padrões de qualidade.

CAMILA-CUENCA_INTERNA
Camila Cuencas: processo rigoroso


A norma BRCGS é um indicador de que a indústria tem uma estrutura predial, maquinários, equipe de colaboradores treinados, enfim, exigências que garantam um sistema robusto de segurança de alimentos, sem contaminações (físicas, químicas e biológicas) que possam causar danos à saúde. Para obter essa certificação, a empresa precisa garantir a integridade, a qualidade e, principalmente, a legalidade de todos os processos envolvidos na produção dos ovos. Segundo Camila Cuencas, gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos, todos os procedimentos que envolvem a segurança de alimentos na empresa foram sistematizados e aprimorados.

Ela explica que a Katayama vem investindo nesse processo rigoroso para obtenção da certificação há mais de um ano. Isso significa um amplo trabalho de toda a equipe no aprimoramento de seu sistema produtivo e na capacitação de seus profissionais para alcançar todos os níveis exigidos pela certificadora. “A BRCGS é aceita e reconhecida por grande parte dos fabricantes, distribuidores e processadores no âmbito da indústria de alimentos nacional e internacional”, aponta Camila, salientando que “o estabelecimento de padrões de produção aderentes às normas BRCGS auxilia na padronização de nossos processos produtivos e operacionais.”

A indústria e o varejo nacionais também vêm exigindo esse tipo de certificação, tudo para garantir a segurança dos alimentos utilizados como insumos produtivos ou vendidos a clientes cada vez mais atentos aos padrões de qualidade.

GILSON-KATAYAMA
Gilson Katayama: competência e compromisso


De acordo com Gilson Katayama, diretor comercial do Grupo Katayama, a conquista otimiza a capacidade da indústria avícola de trabalhar com diversas organizações e parceiros comerciais nacionais e internacionais, de fornecedores a varejistas. Ele explica, orgulhoso pela conquista. “Obter a certificação de acordo com a norma global de segurança de alimentos do BRCGS demonstra o nível de competência e de compromisso com o fornecimento de produtos saudáveis ao consumidor da Katayama Alimentos, realizando processos sistematizados de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), higiene, segurança de alimentos e sistemas de qualidade. Vale destacar que somos pioneiros no Brasil na conquista dessa importante e exigente certificação para o processo de classificação dos ovos in natura.”

A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO 

Sabe-se que o Brasil apresenta um potencial enorme no comércio internacional de alimentos. No entanto, para que as empresas brasileiras conquistem cada vez mais mercados precisam provar que investem em processos produtivos seguros e de qualidade. Para isso existem as certificações, que avaliam as empresas e verificam se elas merecem obter esse selo de garantia.

A BRCGS foi criada em 1998 e hoje está em sua oitava versão. A norma tem aprovação da GFSI (Global Food Safety Initiative), iniciativa privada que cria programas de padrões de segurança na área alimentar. Seus princípios são formulados e mantidos por um grupo internacional, que reúne fabricantes de alimentos, food services, varejistas e auditores especializados.

Para a Katayama Alimentos, que não para de investir em qualidade em todos os seus setores, a certificação abre mais possibilidades de atendimento seguro a seus clientes e futuros consumidores pelo país e pelo mundo.

Por trás dessa garantia de um produto de valor estão valores que agregam substancialmente à produtividade e ao ganho de qualidade de toda a equipe da empresa, bem como seu presente e seu futuro. Por exemplo, com a certificação, a Katayama torna a empresa mais competitiva, melhora continuamente os processos, gera novas oportunidades de negócios, fortalece a marca, reforça a confiança do cliente, possibilita operar em diversos países e com diferentes clientes, proporciona o envolvimento dos colaboradores, reduz custos, permite a integração com outras normas e evidencia o compromisso da empresa com seus consumidores.

Enfim, é o segmento de postura mostrando que investe na qualidade e evolui sem parar. 

A KATAYAMA ALIMENTOS

Com quase 80 anos de história, a Katayama Alimentos é hoje uma das maiores empresas avícolas do Brasil. Tem sua sede em Guararapes, no interior de São Paulo, e uma administração sintonizada com os novos tempos da avicultura de postura.

Com uma estrutura moderna, automatizada, habilitada para exportação, inclusive para o exigente mercado japonês, e um rigoroso sistema de biosseguridade, mantém, desde 2013, todas as aves livres de antibióticos. Em 2020 recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Certificado Ovos Livres de Antibióticos pela Certificadora QIMA/WQS.

Em 2020, a A Hora do Ovo publicou uma reportagem especial, com matéria de capa da revista impressa edição 98, sobre a trajetória e os investimentos dessa grande empresa avícola que tanto orgulha o segmento de postura brasileira.

Confira nos links: Katayama Alimentos mostra a força e a evolução na avicultura paulista
Katayama Alimentos estreia no mercado de ovos orgânicos caipiras
Katayama Alimentos apresenta nova linha de ovos enriquecidos 

Acesse também o site da empresa para saber ainda mais sobre a Katayama - www.katayamaalimentos.com.br – e acompanhe suas mídias sociais: facebook.com/katayamaalimentos, instagram.com/katayamaalimentos, Canal Ovo de Novo

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da Katayama Alimentos)

tag: Katayama Alimentos , Gilson Katayama , qualidade , certificação BRCGS , QIMA/WQS ,

0 Comentários