Katayama Alimentos mostra a força e a evolução na avicultura paulista

Katayama Alimentos mostra a força e a evolução na avicultura paulista

Em Guararapes, no Noroeste Paulista, o trabalho intenso e dedicado dos irmãos Katayama mostra o exemplo da profissionalização na avicultura de postura.

Ovonews

abril 12, 2020

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O agronegócio é um dos setores mais desafiadores da economia. Lidando com “produtos vivos”, muitas vezes sem o controle da força humana e à mercê da natureza, os desafios da agropecuária exigem perseverança, dedicação, disciplina, método e coragem. Não é à toa que os imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil nos primeiros 30 anos do século XX tenham conquistado tantos resultados, apesar das inúmeras e gigantescas dificuldades por que passaram no Brasil.

São muitas as histórias desses desbravadores da agropecuária e, entre eles, estão os Katayama, sobrenome que - como a maioria dos que chegaram ao Brasil para “fazer a América” - deixou sua marca no setor pecuário, especialmente na avicultura de postura.

A marca Katayama tem sido, ao longo de 78 anos de atividades, um selo de confiança no negócio avicultura. O grupo, sediado no município de Guararapes, Noroeste do Estado de São Paulo, é hoje uma potência do agrobusiness que muito orgulha o setor da postura brasileiro.

No mesmo lugar onde tudo começou com Tadashi Katayama, em 1942, hoje a tecnologia de ponta está presente em todos os processos de produção dos ovos da Katayama Alimentos, desde a nutrição animal à classificação e embalagem dos ovos. O monitoramento de todos os processos é feito em tempo real, do consumo da água, passando pela ração, o conforto térmico, a qualidade do ar e todos os aspectos que envolvem a produção e o bem-estar das aves. “Para que esse crescimento acontecesse, todo o processo de produção foi repensado e modernizado. Hoje contamos com equipamentos produtivos e sistema de gestão de última geração, os mesmos utilizados nas empresas das nações mais avançadas do mundo”, informa Gilson Tadashi Katayama, diretor comercial da Katayama Alimentos (à direita, na foto do destaque).

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Katayama Alimentos: a indústria em Guararapes (SP)

Gilson está na gestão do grupo ao lado do irmão Gilberto Jun Katayama (à esquerda, na foto do destaque). Ambos são responsáveis por um conglomerado de atividades produtivas que incluem, além da avicultura de postura, os segmentos de pecuária, ovinos e fertilizantes orgânicos. Além das diretorias sob gestão dos membros da família, a diretoria de controladoria e finanças do Grupo Katayama é ocupada pelo executivo Roberto Suguihara, especialista em direção de negócios.

Ou seja: os Katayama não só viveram com sucesso a temida transição de gestão de pai para filhos, como também souberam entender a mudança dos tempos, a evolução dos negócios e a melhor forma de administrar o grupo, buscando conhecimento junto a profissionais do mercado.

Em seus quase 80 anos de história, a Katayama Alimentos trilhou um caminho marcado por dedicação e esforço de uma família que sempre acreditou que, com honestidade e perseverança, seria possível alcançar o sucesso. “Em 2010 ocorreu a reestruturação societária da empresa e percebemos que era hora de mudar. Iniciamos uma reengenharia total da indústria avícola - tínhamos o dever de casa que era criar uma estrutura física para o crescimento focado em qualidade e segurança alimentar, e fizemos isso. Trilhamos esse caminho juntos. Aliando inovação e comprometimento com o crescimento sustentável construímos o mais moderno parque produtivo avícola da América do Sul, aumentamos a produção em mais de 145%. Temos muita gratidão por nosso pai Keishi ter confiado a nós essa tarefa e muito orgulho e responsabilidade por seguirmos nesta missão”, revelam os irmãos.

E a missão passada do avô Tadashi para o pai Keishi, e do pai para os filhos, é hoje um sucesso que orgulha a todos. A Katayama Alimentos está entre as maiores indústrias avícolas do país. Com uma estrutura moderna, automatizada, está habilitada para a exportação, inclusive para o exigente mercado japonês, e um rigoroso sistema de biosseguridade.

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Produtos Katayama: tecnologia de ponta a ponta

A empresa produz ovos brancos, vermelhos, enriquecidos, de codorna e líquidos pasteurizados, mantendo todos os lotes rastreáveis. A previsão para 2020 é de produção de 1 bilhão de ovos, com perspectiva de crescimento de 40% este ano, e de 15% para 2021. Essa produção está concentrada numa área de 725 hectares e conta com 370 colaboradores, que monitoram quase 4 milhões de aves em recria e postura.

Os irmãos Gilson e Gilberto informam que o sistema de produção da Katayama Alimentos é totalmente integrado, com tecnologia de ponta na higienização, seleção, classificação e processamento de ovos e instalações aviárias, onde são mantidas de forma padronizada as condições ideais de isolamento sanitário, conforto térmico, alimentação e bem-estar das aves.

OVO NÃO É TUDO IGUAL

De um pequeno negócio de 250 aves Legorn brancas montado em 1942, a Katayama Alimentos elevou os ovos a um novo patamar de produção e conceito, rompendo com a velha máxima de que “ovo é tudo igual”, ideia recorrente, inclusive, entre os próprios avicultores brasileiros. Gilson garante que esse conceito nunca frequentou a Granja Katayama, nem mesmo quando a propriedade era um pequeno negócio. “Nunca achamos que ovo fosse tudo igual e focamos nosso olhar no crescimento com excelência em qualidade para atender um consumidor que está a cada dia mais consciente da relação entre saúde e nutrição”, apontam os irmãos Katayama.

Foi seguindo esse caminho, segundo eles, que desde 2013 a Katayama Alimentos não faz uso de antibióticos em suas aves, conquistando, em 2019, o Certificado de Ovos Livres de Antibióticos pela WQS – A QIMA Group Company, certificadora internacional especializada em auditorias e certificação alimentar.

A Katayama Alimentos também conquistou o Certificado de Conformidade Halal, uma certificação essencial para empresas que pretendem expandir suas áreas de atuação no mundo. É uma garantia de que todo o processo produtivo respeita os critérios estabelecidos na lei islâmica. Trata-se de um "passaporte" para empresas que têm interesse em ampliar suas vendas para a comunidade mulçumana ao redor do mundo, estimada hoje em 1,8 bilhão de pessoas.

A conquista dessas certificações confirma que os valores da Katayama Alimentos estão alinhados ao perfil dos consumidores do mundo e em conformidade com a legislação e normas internacionais. “Além disso, somos auditados pelo programa IFS Global Markets Foods, o qual garante um sistema efetivo e robusto de gestão da segurança de alimentos, mediante um processo sistemático de melhoria contínua. Estamos em fase de obtenção da certificação BRC e ISO 14.000, que propiciará consistência maior à qualidade dos nossos produtos e processos e também avalizará nossos esforços em sustentabilidade”, acrescentam Gilson e Gilberto Katayama.

O PASSADO COM O FUTURO

Acreditando, desde sempre, no potencial do ovo e nas lições aprendidas com o avô e o pai, os irmãos Katayama entenderam que é preciso falar com todos os públicos, comunicar a importância do ovo como alimento, configurar e entregar o produto ao consumidor com todos as qualidades que ele tem. Assim, a comunicação dos ovos Katayama segue o mesmo conceito de qualidade que a marca propõe. “A comunicação da Katayama Alimentos precisava estar alinhada com todo o nosso esforço, filosofia de trabalho e, sobretudo, nossa responsabilidade de entregar um alimento seguro ao mercado", conceitua Gilson. "Também havia a necessidade de apresentar toda a mudança ocorrida na empresa nesses últimos anos. Partimos, então, para um reposicionamento de marca e a criação de um modelo de gestão para valorização da nossa marca e de nossos produtos. Hoje a Katayama Alimentos conta com equipe de marketing, agência de propaganda e assessoria de imprensa, e também contamos com um novo site, redes sociais e o canal do YouTube Ovo de Novo. Queremos que o OVO tenha marca e, preferencialmente, seja a nossa.”

No passado o ovo não tinha conceito de produto, mas tinha a marca do pioneirismo, da construção da atividade de postura. Hoje, com tanta tecnologia na produção e muito investimento na comunicação, o ovo mudou de status, tem o conceito do alimento que virou produto e do produto que valoriza a saúde que o alimento oferece. E, por isso, vem conquistando o consumidor brasileiro a cada ano, analisam os irmãos Katayama. “O mercado de ovos no Brasil cresceu 32% nos últimos cinco anos, ou seja, o ovo está, sim, a cada dia mais presente na dieta dos brasileiros. Mas também é fato que o consumidor de ovos está mais atento e exigente. A preocupação com a segurança alimentar é uma tendência global e um comportamento que tende a crescer aqui no Brasil, sendo assim, acreditamos que as indústrias avícolas estão sendo convidadas a repensar seus processos produtivos.”

Apreciadores de ovos nas refeições diárias, os irmãos Katayama têm no próprio cardápio o exemplo de uma alimentação saudável. "Como ovos todos os dias, pelo menos dois. Cozido, frito, omelete, mexido, temperados de maneiras diversas. Seja sozinho, com um pãozinho ou em cima de um arroz. Ovo, além de delicioso, é prático e, acima de tudo, faz muito bem para a saúde. Afinal, pretendo viver por muito tempo ainda", indica Gilson, o irmão mais velho.

Gilberto, por sua vez, também não dispensa o ovo diariamente. "Sim, gosto de comer ovos todos os dias e de diversas formas: poché, cozido ou mexido. Além de saudável e divertido, aproveito para analisar a qualidade do produto, suas características e compartilhar experiências."

A FORÇA DA AVICULTURA PAULISTA

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Avicultura de postura: poder de crescimento é grande

 

Com um legado de trabalho e profissionalização na avicultura, os Katayama não têm dúvidas quanto ao futuro: “Somos muito otimistas com relação ao setor de postura no Brasil, temos muito para crescer. Nossa previsão é produzir 1 bilhão de ovos em 2020, o que significa um aumento de 40% sobre 2019 e que representa 42% de aumento no faturamento deste ano. Para 2021, a perspectiva de crescimento é de 15%. Para o futuro próximo temos planos de construir nova estrutura de produção cage free, caipira e orgânicos, expandir com novas unidades dentro do Brasil e também no exterior, além de profissionalizar a nossa gestão."

O legado do avô e do pai seguem alinhados aos investimentos dos novos tempos. O grupo empresarial que mantém viva a chama dos pioneiros, alimentada pelos constantes investimentos em modernização também na pecuária, ovinocultura e no setor de fertilizantes orgânicos, não perde foco na avicultura, a atividade que deu origem a tudo. "Temos afeição à indústria avícola e um legado a perpetuar, mas de nada adiantaria se a atividade não fosse lucrativa. Temos planos ambiciosos de crescimento e profissionalização da nossa empresa e esse desafio nos motiva ainda mais a prosperar nesse negócio. O fato é que o poder de crescimento na avicultura é muito maior que na pecuária", analisa Gilson Katayama, de olho no mercado e nas suas muitas possibilidades.

Os dois irmãos que hoje comandam o grupo que levam seu sobrenome reforçam a importância da determinação para vencer. "Recebemos ensinamentos de humildade, honestidade, honra, ambição, educação, que sempre foram a base da formação de todos nós e que, com certeza, nos guia nessa nova fase do Grupo Katayama. Muitos acham que suceder é uma tarefa simples, mas ao contrário, exige muita responsabilidade. Temos o dever de perpetuar o legado da família", dizem, honrando seus antepassados.

Saiba mais sobre a Katayama Alimentos no site da empresa: www.katayamaalimentos.com.br.

LIÇÃO DE CORAGEM E EMPREENDEDORISMO, DESDE 1942

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Em 1942, o primeiro passo no mercado de ovos


A semente da Katayama Alimentos foi plantada há 78 anos pelo Sr. Tadashi Katayama e Dona Shimako, avós de Gilson e Gilberto Katayama. Tudo começou com uma modesta granja de 250 pintainhas da raça Leghorn branca, em Guararapes (SP). Cinco anos depois a produção de ovos já era a maior da região.

Tadashi e Shimako tiveram 10 filhos e o primogênito, Keishi Katayama, ou “Doutor Keishi”, como é conhecido, foi o único entre os irmãos que, após os estudos, voltou para trabalhar nos negócios da família. Depois da graduação em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP e viagens de estudos ao Japão, ele chegou a dar aulas na PUC e também trabalhou com técnicas de refrigeração.

Em 1967 retornou a Guararapes e se mostrou empreendedor e motivado, dando continuidade ao trabalho que os pais iniciaram. "De origem muito humilde, nossos avós eram imigrantes japoneses que vieram ao Brasil sem nada, nem mesmo falavam ou escreviam a língua e conseguiram, com muita dedicação e sacrifício, criar e educar todos os filhos", contam os irmãos Katayama. "Nosso pai já nasceu um herói, pois pensando como foi difícil a vida lá atrás, não daria para imaginar que aquele menino, que desde cedo trabalhava para ajudar a levar comida para casa e que pôde calçar o primeiro sapato com muita dificuldade, se formou engenheiro em uma das universidades mais conceituadas do país e um empreendedor de sucesso que sempre colocou a família em primeiro lugar."

(A Hora do Ovo. Fotos: Katayama Alimentos. Matéria publicada originalmente na revista A Hora do Ovo Ed. 98 – março 2020)

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