Incubatórios de linhagens Hendrix vão reduzir plantel de matrizes

Incubatórios de linhagens Hendrix vão reduzir plantel de matrizes

Os incubatórios Dekalb, Hisex e Mercoaves vão se adequar à realidade momentânea do setor de postura comercial, que como um todo vem passando por dificuldades.

Ovonews

abril 14, 2021

0

Os altos custos de produção do ovo têm desanimado alguns avicultores brasileiros a manter-se na atividade e já há notícias de fechamento de pequenas granjas. Algumas granjas de porte médio têm começado a adotar a estratégia de reduzir o plantel, desistindo de novos alojamentos à medida em que vão descartando as aves mais velhas dos aviários. É o que têm divulgado alguns veículos de comunicação pelo país, redes sociais e mesmo desabafos de empresários avícolas em grupos de whatsApp.

A manutenção dos preços altos dos principais insumos para a ração tem sido o principal motivo do desânimo com a atividade, pois isso provoca a redução da margem de lucro. Há meses que o segmento da postura comercial tem amargado altos prejuízos por caixa de ovos. A recente alta do preço do milho – principal insumo que compõe a ração das pintainhas e poedeiras – e a certeza de que mais alta está por vir desanimaram de vez alguns produtores. 

Diante desse cenário de dificuldade, algumas empresas têm decidido fazer ajustes em seus alojamentos de matrizes, como é o caso daquelas que operam com linhagens Hendrix. A intenção é reduzir o fornecimento de pintainhas ao mercado e, assim, ajustar-se à real demanda de mercado. (Veja também reportagem sobre os ajustes no Grupo EW: Incubatórios do Grupo EW iniciaram ajustes de produção já em 2020)

HISEX E DEKALB

Sadala Tfaile (à direita na foto do destaque), gerente geral das linhagens Hendrix Genetics Ltda e responsável pelo planejamento da venda direta das linhagens Hisex e Dekalb, diz que decisão de trabalhar com menor plantel de matrizes foi tomada pela necessidade de adequação à realidade do mercado, mas também porque considera “necessário sermos solidários ao momento no nosso setor, que exige tomadas de decisões equilibradas.” 

Sadala é claro ao desenhar o cenário atual na produção de matrizes: “Estamos produzindo mais que a demanda e é preciso um ajuste para nos adequarmos à realidade do mercado. Hoje o cenário é de insegurança no mercado devido à pandemia e outras questões da economia como um todo no país”, disse, com exclusividade e em primeira mão a A Hora do Ovo, o gerente geral das linhagens Hendrix Genetics Ltda.

De acordo com Sadala Tfaile, ficou definido que o alojamento de matrizes Hisex e Dekalb será reduzido em 30 mil matrizes a partir de maio. E isso será feito por descarte de aves e desistência de novos alojamentos. “Os reflexos dessa decisão serão sentidos no segmento a partir de junho, nas duas linhagens. Isso será necessário para adequar custos, oferta, demanda e manutenção do alto padrão de atendimento”, argumenta, demonstrando sua preocupação com a enorme clientela da Hendrix Genetics Ltda no Brasil.

Experiente homem do mercado de avicultura de postura, Sadala é enfático: “Essa é uma decisão corporativa, solidária ao momento da avicultura brasileira. Trata-se de uma adequação de produção que precisa ser feita, pois na estratégia da HG Ltda entendemos que só uma redução de alojamento pode trazer benefícios para o setor neste momento É o que está acontecendo já em outros países da América do Sul e pelo mundo”, diz, citando países como o Chile, por exemplo, que já reduziu o plantel internamente devido à crise gerada pela pandemia da covid-19 e acabou de abrir o mercado para importar ovos comerciais do Brasil. 

MERCOAVES

Empresa independente distribuidora exclusiva das linhagens Bovans e Isa Brown, a Mercoaves também tomou decisão interna de ajustar seu plantel de matrizes diante da nova realidade do mercado. O diretor Gauben Peruzzo (à esquerda na foto do destaque) anuncia que, pelo menos 42 mil matrizes das duas linhagens, deixarão de serem alojadas ou retiradas de circulação.

“Isso é para nos adequar ao novo momento do mercado.  Estamos em busca de uma redução do plantel de matrizes já existente para adequação à conjuntura atual, principalmente devido aos altos custos de produção. Vemos com muita preocupação a matéria-prima em alta, o preço do milho em alta acelerada. Se o milho passar a custar R$100,00 a saca, ou mais, com pouca perspectiva de baixa no curto prazo, é muito claro que a comercialização da pintainha de um dia vai reduzir ainda mais. Já se sabe que há granjas de poedeiras encerrando atividades, outras postergando alojamento, se adequando ao momento, o que é até natural diante do cenário. Temos que contribuir para que tudo se ajuste, e a melhor forma é nos adequarmos ao volume de pintainhas que o mercado realmente necessita.”

Gauben Peruzzo destacou também, em entrevista exclusiva a A Hora do Ovo: “Ainda que a Mercoaves seja uma empresa sólida e que tenha saúde financeira, o movimento atual é de sermos muito responsáveis para nos adequarmos ao mercado. É preciso que todos colaboremos com a saúde financeira do segmento de produção de ovos, nos readequando ao mercado, com um reposicionamento frente ao que o mercado precisa na crise pontual que a avicultura atravessa nesta pandemia.”

O diretor da Mercoaves faz questão de pontuar que crises vêm e passam, desde que todos se mantenham conscientes do que é necessário fazer: “Essa redução no alojamento de matrizes é um movimento comercial normal. Se o mercado compra menos, oferecemos menos. E quando o mercado passar a ser mais comprador, alojaremos mais matrizes. Agora é uma questão de sermos todos – empresários da genética e empresários da produção de ovos – estratégicos e resilientes. Todos sairemos desse momento desde que todos tomemos as atitudes corretas. É o que eu e Henrique Roman, meu sócio, sempre dizemos a nosso cliente, com muita sinceridade: os dilemas e dores do produtor são também os nossos, pois também somos produtores, produtores de matrizes. Nós estamos no mesmo barco de sobrevivência no mercado, sabemos das dificuldades que nossos clientes passam e temos que nos alinhar com eles para que essa crise passe, como todas as outras que já passaram”, diz, confiante.

(A Hora do Ovo, com informações da Hendrix do Brasil. Fotos: divulgação)

tag: Hendrix , alojamento , matrizes , alta dos insumos , covid-19 , pandemia , Dekalb , Hisex , Sadala Tfaile , Gauben Peruzzo , Mercoaves ,

0 Comentários