Homenagens marcam o Congresso de Ovos APA 2023

Homenagens marcam o Congresso de Ovos APA 2023

Evento homenageou o professor Angelo Berchieri, a avicultora Cristina Nagano, o diretor da APA, Roberto Bottura, e a diretora do DIPOA/MAPA, Ana Lucia Viana.

Ovonews

março 16, 2023

0

O início da noite do dia 14 de março marcou a agenda avícola, em Ribeirão Preto (SP), não só pela cerimônia de abertura do Congresso de Ovos APA 2023. Além das saudações e discursos de lideranças e autoridades presentes, o encontro foi marcado por três homenagens especiais: ao Prof. Angelo Berchieri, à avicultora Cristina Nagano e ao organizador do evento, José Roberto Bottura. No dia 15, também foi homenageada a médica veterinária Ana Lucia Viana, diretora do DIPOA/MAPA.

Faz parte do protocolo do congresso prestar homenagens a nomes importantes no cenário avícola brasileiro. Ao anunciar a primeira homenagem da noite, José Roberto Bottura, coordenador do Congresso, não imaginava que, ele mesmo, seria um dos homenageados da noite. A comissão organizadora do evento esmerou-se na preparação da homenagem, deixando o médico veterinário e diretor técnico da APA bastante emocionado com a surpresa.

Antes, no início da cerimônia, Bottura fez questão de ler aos presentes o texto que escreveu saudando e homenageando o Professor e pesquisador Angelo Berchieri Junior. “Hoje, gostaria de prestar uma homenagem especial ao professor e pesquisador Angelo Berchieri Junior, graduado em medicina veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela mesma universidade (1985). É professor titular da UNESP. Membro do grupo de trabalho da OIE que redigiu os capítulos sobre Controle de Salmonella e Biossecuridade em granjas avícolas. Consultor do PNSA-MAPA para assuntos sobre Salmonella bem como Membro da Coordenação de área Agronomia e Veterinária da FAPESP.

Dedicou grande parte de sua vida ao estudo e à prática da avicultura. Seu conhecimento e experiência foram fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do sucesso da indústria avícola brasileira, notadamente nas pesquisas relacionadas à saúde pública e Salmonella. Seus alunos tiveram a sorte de aprender com um mestre que tem uma paixão contagiante pelo assunto.”

E concluiu Bottura: “Esse professor tem uma capacidade única de transmitir seu conhecimento a todos nós que militamos na avicultura, inspirando-nos a seguir seus passos na busca por um mundo melhor na produção de alimentos. Seu compromisso com a ética e sua postura atenciosa e dedicada são a sua característica marcante. Muito obrigado, professor Angelo Berchieri.”

Berchieri agradeceu a homenagem e destacou que seu trabalho é feito com dedicação. Agradeceu especialmente a sua esposa, companheira que o incentiva e o apoia em todas as horas. O homenageado recebeu uma placa de prata com a síntese de sua presença no mundo da avicultura, ao qual presta serviços relevantes.

AVICULTORA CRISTINA NAGANO TAMBÉM FOI HOMENAGEADA

Presidente do Congresso 2023, a avicultora Cristina Nagano também recebeu placa de prata com homenagem especial por seu trabalho e presença de liderança na avicultura paulista.

Feliz com a homenagem, ao se dirigir aos presentes, em sua fala como presidente do Congresso 2023, Cristina Nagano fez questão de agradecer esse destaque e, de forma modesta, disse que acredita não desempenhar um papel tão relevante diante da grandiosidade do que foi construído pelos avicultores que batalham há anos no segmento de postura. Mas, ressaltou que ficou feliz com o convite e se sente orgulhosa por representar os avicultores brasileiros na presidência do Congresso.

Segundo ela, que é diretora executiva do Sindicato Rural de Bastos – município que é o maior produtor de ovos do Estado de São Paulo -, a avicultura já conquistou muito e segue evoluindo para novas conquistas e que sente orgulho por integrar essa cadeia produtiva com a marca do Brasil.

JOSÉ ROBERTO BOTTURA FOI HOMENAGEADO POR SUA DEDICAÇÃO AO SEGMENTO, À APA E AO CONGRESSO DE OVOS

Visivelmente emocionado e surpreso ao ser chamado ao palco, José Roberto Bottura também ficou muitíssimo feliz com a lembrança de seu nome para o rol de homenageados da noite do dia 14 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, onde acontece o Congresso de Ovos 2023.

A comissão organizadora fez tudo de forma “silenciosa”, discreta, para que Bottura sequer desconfiasse da homenagem, um reconhecimento mais do que merecido por seu trabalho de muitos anos na organização do Congresso de Ovos APA.

Na ocasião, Rogério Iuspa, representando a comissão organizadora do Congresso, falou aos presentes sobre o trabalho de Bottura, proferindo as seguintes palavras:

“Boa noite a todos.

Quero aqui fazer algumas colocações sobre o nosso congresso, estamos na XX edição, com recorde de participantes, tivemos quase 700 na versão de 2022 e agora somos quase 900. Um sucesso absoluto, dedicado totalmente aos produtores de ovos com o apoio dos fornecedores do setor.

Todo esse trabalho é feito por uma comissão organizadora muito dedicada, discutimos cada tema, cada palestrante, com atenção sempre às avaliações e, principalmente, às sugestões de temas de todos que adicionamos, na medida do possível, no programa do congresso.

Todo esse trabalho tem um mestre que participa desde o primeiro congresso quando acontecia em São Paulo e nem tinha esse nome ainda, alguém que tem toda a sua vida profissional dedicada à avicultura de postura, tecnicamente, politicamente, sempre defendendo com unhas e dentes nosso setor em todos os âmbitos. Médico veterinário formado na UNESP de Botucatu, em 1980, na XIII turma de Medicina Veterinária.

Aqui vai, portanto, a nossa homenagem. Peço a todos os membros da comissão organizadora presentes que fiquem de pé em seus lugares, e convido o Erico Pozzer, presidente da APA, para entregar, em nome da comissão organizadora e da APA, a nossa justa homenagem a José Roberto Bottura.” 

Érico Pozzer, presidente da entidade, fez questão de salientar a força e o apoio constante do médico veterinário como diretor técnico da APA, na realização do Congresso – que é referência em todo o país - e nas diversas frentes e desafios enfrentados pela entidade que representa os avicultores paulistas.

Visivelmente satisfeito, Bottura agradeceu a homenagem e se disse honrado com a homenagem e em poder ajudar a realizar um evento do porte do Congresso da APA, que se tornou uma referência no país por conta de sua qualidade programática e atendimento ao segmento de postura.

ANA LÚCIA VIANA TAMBÉM RECEBE HOMENAGEM DO CONGRESSO DE OVOS

A médica veterinária e diretora do departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do MAPA, recebeu a homenagem da comissão organizadora do evento no dia 15 de março, após chegar de uma viagem ao México, onde esteve a trabalho pelo Ministério da Agricultura.

José Roberto Bottura e Erico Pozzer, presidente da APA, falaram sobre a homenagem da entidade e do congresso por conta do excelente trabalho que Ana Lúcia vem desempenhando à frente do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Bottura destacou a integridade e competência do trabalho da equipe de Ana Lucia no Ministério da Agricultura e Pecuária.

Pozzer ressaltou o bom entendimento que há, por conta da liderança de Ana Lúcia, entre o serviço federal e os produtores de frangos e ovos, que têm sido atendidos e ouvidos em suas necessidades do dia a dia do campo. A avicultora Cristina Nagano, presidente do Congresso 2023, falou exatamente sobre a abertura que o avicultor tem tido ao buscar o MAPA e, em especial, o departamento conduzido por Ana Lúcia. Reafirmou a importância dessa sintonia para que a cadeia avícola siga próspera e com a excelência que vem demonstrando ao longo dos anos.

Ao receber a placa de prata em sua homenagem, Ana Lúcia fez questão de dizer que esse reconhecimento é de toda a sua equipe, resultado do trabalho conjunto de todos os membros de seu time no MAPA, e que a interlocução e integração entre os servidores públicos e os produtores precisa ser uma constante para que a avicultura siga próspera, dando frutos a todos e atendendo com segurança a sociedade brasileira.

Veja também a matéria sobre a homenagem recebida por Ana Lúcia no SIAVS 2022:

Ana Lucia de Paula Viana é homenageada durante o SIAVS 2022

Confira na galeria abaixo as lideranças, autoridades e homenageados na abertura do Congresso da APA 2023.

(A Hora do Ovo. Fotos: Teresa Godoy)


tag: Congresso APA , Congresso de Ovos APA , Jose Roberto Bottura , Cristina Nagano , Erico Pozzer , Rogerio Iuspa , Angelo Berchieri , Ana Lucia Viana , Ricardo Santin , Ariel Mendes ,

0 Comentários