Facta promove simpósio sobre a Influenza Aviária durante o SIAVS 2024

Facta promove simpósio sobre a Influenza Aviária durante o SIAVS 2024

Especialistas do Brasil e da Europa debatem migração, gestão de crise e experiências de quem já enfrentou o problema.

Ovonews

abril 18, 2024

0

A FACTA, Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas, promoverá um simpósio sobre a situação da influenza aviária e um amplo debate sobre a conjuntura internacional e as pesquisas relativas à doença. Será durante o Salão Internacional de Proteína Animal, o SIAVS, que acontece entre 6 e 8 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Evento tradicional da programação dos SIAVS, o Simpósio Facta será dividido em dois blocos na edição deste ano. Na primeira etapa, abordará o papel das aves migratórias e mamíferos marinhos na ecopidemiologia da enfermidade, principais rotas na América do Sul, além das origens e contenções de casos na região. Especialistas como Jansen de Araújo (Universidade de São Paulo), Priscilla Prudente do Amaral (ICMBio /PB) e Mário Sérgio Assayag (Aviagen/SP) participarão do painel que será mediado por Taís Oltramari Barnasque, auditora fiscal Federal Agropecuária (SISA/RS).

Na segunda etapa, Daniela de Queiroz Baptista (MAPA/DF), chefe da Divisão de Gestão de Planos de Vigilância do Ministério da Agricultura, e o pesquisador Sjaak de Wit (Universidade de Utrech/Holanda) apresentarão experiências diferentes no enfrentamento da enfermidade, indo das lições aprendidas pelo Brasil sobre as ocorrências em aves silvestres e de fundo de quintal, chegando ao debate atual em torno do desenvolvimento de vacinas para a enfermidade. A jornalista Juliana Azevedo (Canal Rural/SP) mediará o debate.  

Ariel Mendes, presidente da FACTA e coordenador do simpósio (foto no destaque), contextualiza o momento atual e destaca a importância do debate sobre o tema. “Estamos em um contexto em que a Influenza Aviária deixou de ser um tema estritamente de prevenção e se tornou rotina na produção avícola global. Como único país entre os grandes produtores a permanecer livre de registros no plantel comercial, o Brasil precisará avaliar constantemente seus erros e acertos para fortalecer ainda mais não apenas a sua biosseguridade, como também a sua agilidade em uma eventual reação.”

As inscrições para a programação de palestras do SIAVS já estão abertas. Preços promocionais e mais informações podem ser encontradas no site do evento: www.siavs.com.br.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de comunicação do SIAVS 2024. Foto: divulgação)

tag: FACTA , Ariel Mendes , SIAVS 2024 , ABPA , influenza aviaria , sanidade avicola , biosseguridade ,

0 Comentários