Rio Grande do Sul terá ovo na merenda escolar

Rio Grande do Sul terá ovo na merenda escolar

Assembleia Legislativa do estado aprova por unanimidade projeto que inclui o ovo no cardápio da rede pública estadual de ensino.

POLOS DO OVO

setembro 04, 2019

0

Antiga bandeira dos líderes avicultores gaúchos, a inclusão do ovo na merenda escolar da rede pública estadual acaba de se tornar uma realidade no Rio Grande do Sul. Foi aprovado nesse dia 3 de setembro por unanimidade o projeto de Lei 264/13 que inclui o ovo in natura, desidratado e seus derivados no cardápio da merenda escolar da rede pública de ensino. O projeto é de autoria do deputado Ernani Polo e estava na fila para votação desde 2013.

Segundo a Asgav, a Associação Gaúcha de Avicultura, a inclusão do ovo na merenda escolar dos alunos gaúchos soma-se a outro projeto de lei votado em 2018 na Assembleia Legislativa que trata da restrição de alimentos industrializados nas cantinas das escolas estaduais. "Uma alimentação saudável é essencial para as pessoas, pois um alimento nutritivo como o ovo tem muitas propriedades funcionais que auxiliam no desempenho escolar, suprindo os estudantes com vitaminas e energia", comentou, satisfeito, Eduardo Santos, diretor executivo da Asgav.

Ele esteve, junto a outros avicultores associados da Asgav na Assembleia Legislativa do estado para acompanhar a votação. Participaram do grupo os associados da Asgav, Cecilia Nienow (da Ovos Nienow), Ismael Koefender (da Granja Cageri), Anderson Herbert e Ilario Herbert (da Naturovos).

A ideia de incluir o ovo na alimentação dos estudantes, através da merenda escolar, vinha sendo reivindicada há anos pela entidade que representa os avicultores no Rio Grande do Sul. A Asgav defende uma merenda ainda mais saudável com a inclusão do ovo, alimento rico em nutrientes essenciais para as crianças, especialmente na fase de aprendizado escolar. “Em relação aos minerais, o ovo tem ferro, zinco, fósforo, potássio, manganês e selênio. Com isso, combate a anemia, dá energia para o corpo, ajuda na contração muscular, auxilia na absorção de cálcio e ainda fortalece o sistema imunológico”, orienta a nota da entidade enviada à imprensa especializada.

Por muito tempo a crença de que o ovo aumenta o colesterol foi grande, mas a verdade é que ele reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e eleva os do colesterol bom (HDL). Outro benefício é que ele não tem glúten e por isso pode fazer parte da dieta de celíacos. De uma forma geral, o alimento além de muito nutritivo é ideal tanto para crianças quanto para adolescentes, adultos e idosos.

O RIO GRANDE DO SUL, A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE OVOS

Segundo informações da Asgav, o Rio Grande do Sul é o 5º estado maior produtor de ovos do Brasil, produz anualmente cerca de 3 bilhões de unidades de ovos. Outro destaque é o consumo per capita do consumidor gaúcho. Enquanto a média nacional fica em 212 ovos per capita/ano, no Rio Grande do Sul o consumo é 253 ovos por habitante/ano.

Forte e em níveis sempre crescentes, a avicultura do estado congrega cerca de 40 granjas de produtores de ovos de médio e grande porte e, aproximadamente, 250 minis e pequenos produtores.

A Asgav representa a avicultura do Rio Grande do Sul S e coordena o Programa Ovos RS, que trabalha constantemente a capacitação técnica e a qualidade dos estabelecimentos membros do Programa, além de desenvolver atividades de promoção e incentivo do consumo de ovos. “A entidade vê como uma excelente e saudável iniciativa a inclusão do ovo na merenda escolar”, conclui Eduardo Santos, diretor executivo da Asgav.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de comunicação da Asgav)

 

tag: Programa Ovos RS , Asgav , Ovo na merenda escolar , Rio Grande do Sul , Eduardo dos Santos ,

0 Comentários