Na Conbrasul, especialistas defendem biosseguridade com olhar holístico

Na Conbrasul, especialistas defendem biosseguridade com olhar holístico

Para ampliar a proteção do plantel é importante olhar para a nutrição, o bem-estar e a saúde animal, apontam, no primeiro dia do evento.

POLOS DO OVO

junho 19, 2023

0

Uma das maiores preocupações da indústria de produção de ovos, a biosseguridade ganha importância maior diante do atual cenário, de casos de influenza aviária de alta patogenicidade em aves silvestres no país. Medidas e estratégias para ampliar a proteção do plantel avícola são o assunto da vez e tomou conta das discussões no primeiro dia da 4ª Conbrasul (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos), que vai até a terça-feira, dia 20 de junho. 

Veja matéria sobre o evento no link: Conbrasul 2023 começa com um primeiro dia de muita qualidade 

No domingo, primeiro dia do evento, o Módulo Especial Conbrasil Tec Ovos abriu a programação com a novidade de um painel todo dedicado a discussões técnicas. Nessa sessão, a mensagem que ficou muito clara é que um programa de biosseguridade eficiente deve ter um olhar holístico para a produção, incluindo o todo, como a nutrição, o bem-estar animal e a saúde animal.   

Eduardo de Azevedo Pedrosa Cunha, diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), abriu a programação da Conbrasul exatamente com uma palestra sobre o tema Panorama da influenza aviária no mundo X Biosseguridade na avicultura brasileira. Ele destacou que “o MAPA e o serviço veterinário estadual seguem trabalhando de forma coordenada com instituições e setor privado para a prevenção e eventual enfrentamento da influenza aviária.” 

Na sequência, o Chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, mostrou os avanços na pesquisa como fator vital para fortalecer a sanidade animal e lembrou as polêmicas sobre o telamento dos aviários no país. E destacou os efeitos positivos dessa iniciativa, hoje. “Agora podemos concluir que estávamos corretos na decisão pelo telamento”, indicou. 

Flávio Renato da Silva, tesponsável pela Área Técnica da Naturovos, debateu levou ao palco o tema A produção de ovos, prevenção e medidas de biosseguridade, defendendo a importância da qualidade e do bem-estar das aves na produção de ovos. “Para nós, que trabalhamos em granja, o quem vem primeiro é a ave. Ela deve ser mais importante que o ovo. Outro ponto importante é a qualidade da matéria-prima para a ração. A qualidade do ovo está diretamente relacionada com a qualidade e a quantidade de ração consumida”, afirmou. 

Na sequência, o responsável por Negócios Sustentáveis da DSM-FIRMENICH na América Latina, Francisco Miranda, apresentou a Pegada ambiental de um sistema produtor de ovos e destacou que as emissões relacionadas à ração representam entre 65% e 85% das emissões totais de gases que influenciam no efeito estufa. “Vamos precisar produzir 70% mais proteína animal até 2050. E precisamos saber produzir mais da melhor forma”, alertou. 

O Painel Nutrindo Aves, alimentando o mundo seguiu na tarde do domingo com um debate sobre Modulação do microbioma em galinhas poedeiras sob o uso de fibra. O tema foi apresentado por Fernando Cisneros, representante da dsm-firmenich. Logo depois, o professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Antonio Beterchini, destacou Atualizações sobre cálcio e fósforo para poedeiras comerciais, seguido pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sérgio Vieira, que debateu Formulação de rações de custo mínimo para a produção de ovos em cenários futuros para preços de milho e soja. 

A programação científica da Conbrasul teve o Painel Saúde das aves, saúde das pessoas, com uma apresentação do médico veterinário Diego Menezes de Brito, da Divisão de Saúde Única do Departamento de Saúde Animal do Mapa, sobre o PAN-BR Agro, o Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária.

O programa técnico foi encerrado com um debate sobre Proteção de ponta a ponta contra enfermidades respiratórias com o representante da MSD Saúde Animal, André Luiz Della Volpe.   

A CONBRASUL 2023

Promovido por Asgav, a Associação Gaúcha de Avicultura, o encontro acontece a cada dois anos em Gramado, na serra gaúcha, e reúne decisores da avicultura do Brasil e do exterior. Em sua quarta edição, o evento vem se consagrando pelo networking que proporciona, e registra crescimento de público e de apoio a cada edição.

 

Confira a cobertura da A Hora do Ovo, mídia parceira do evento, também nas redes sociais:

@ahoradoovo

Facebook.com/ahoradoovo 

(A Hora do Ovo, com informações e fotos de Elenita Monteiro e assessoria de imprensa da Conbrasul 2023)

tag: Conbrasul 2023 , Asgav , Programa Ovos RS , biosseguridade , bem-estar animal , nutrição ,

0 Comentários