Jornada Técnica 2023 destacou momento atual da postura e influenza aviária

Jornada Técnica 2023 destacou momento atual da postura e influenza aviária

Evento que aconteceu no dia 14 de julho, na programação da Festa do Ovo, também teve programação especial de palestras no Recinto de Exposições.

POLOS DO OVO

julho 18, 2023

0

A Jornada Técnica da Festa do Ovo de Bastos, este ano, mais uma vez contou com ampla participação da cadeia avícola. Entre especialistas do segmento, acadêmicos, lideranças, avicultores e convidados especiais, cerca de 700 participantes lotaram o salão nobre da Acenba, a Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos, no dia 14 de julho.

O evento, que abriu a programação da Festa do Ovo 2023 – realizada entre 13 e 15 de julho -, contou com a sensacional apresentação de Issao Imamura, considerado o maior ilusionista do Brasil. Após a palestra-show, a programação seguiu com o economista José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, pesquisador do IPEA que traçou um panorama do agronegócio brasileiro nos últimos 50 anos.

O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar Rodrigues, fez uma palestra na qual destacou pontos de reflexão sobre a Constituição brasileira e a importância do diálogo entre empresas e funcionários para fazer valer a justiça trabalhista no país.  

Como não poderia deixar de ser, o tema mais esperado da Jornada Técnica da Festa do Ovo de Bastos foi a influenza aviária. O Sindicato Rural de Bastos, promotor da jornada há 45 anos, reuniu lideranças para o debate. Participaram a avicultora Cristina Nagano, diretora do Sindicato Rural de Bastos; o médico veterinário José Roberto Bottura, diretor técnico da APA, a Associação Paulista de Avicultura; e o coordenador da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Luiz Henrique Barrochelo.

Cristina destacou a importância da biosseguridade e, mais do que nunca, a fundamental preservação dos planteis, evitando receber visitas nas granjas e mantendo em alta os cuidados sanitários mais extremos para evitar a entrada da doença na postura.

Luiz Henrique Barrochelo traçou um panorama da situação atual do país, desde maio, quando foram detectados os primeiros focos de influenza no Espírito Santo. Ele atualizou os números dos focos detectados em diversos estados e demonstrou como a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo está atenta e alerta, atendendo a todos os chamados nas diversas regiões do Estado.

Hoje, o país já conta com 63 casos detectados de influenza aviária em aves silvestres; e alguns, em aves de subsistência. São Paulo registra 8 casos de aves silvestres contaminadas em Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá, Santos, São Sebastião, São Paulo e Praia Grande, todas no litoral.

Barrochelo informou que é possível acompanhar os casos e a situação da influenza no estado acessando o painel dentro do site da Defesa Agropecuária, no link: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYTExOTY5NjYtZTFkMC00ZjQzLWJiZWQtNTNjYjg4ZjQ5ODI5IiwidCI6IjNhNzhiMGNkLTdjOGUtNDkyOS04M2Q1LTE5MGE2Y2MwMTM2NSJ9

O diretor técnico da APA, o médico veterinário José Roberto Bottura, também falou durante a Jornada Técnica e alertou para a extrema necessidade de se manter as granjas livres de visitas e as regras sanitárias em alta, pois o momento é de atenção e rigor na avicultura de postura.

NOVIDADE: PALESTRAS NA FESTA DO OVO

Este ano, o Sindicato Rural de Bastos fez uma extensão da Jornada Técnica durante a Festa do Ovo. A entidade levou para o pavilhão de exposições uma agenda de palestras a cargo de cada empresa patrocinadora. Os especialistas falaram sobre vacinas, sanidade, sucessão familiar, saúde e bem-estar, marketing do ovo e muitos outros temas apresentados em auditório anexo ao pavilhão da feira.

Foram 14 palestras que contaram com cerca de 250 pessoas nos dias 14 e 15 de julho.

Confira também o que aconteceu na Festa do Ovo 2023 no link: Festa do Ovo 202 é um sucesso com programação especial e público expressivo

(A Hora do Ovo. Fotos: Teresa Godoy/A Hora do Ovo)

tag: Jornada Tecnica , Sindicato Rural de Bastos , Cristina Nagano , Issao Imamura , Acenba , Festa do Ovo , Bastos , influenza aviaria , tribunal superior do trabalho , José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho , Douglas Alencar Rodrigues , Luiz Henrique Barrochelo , José Roberto Bottura , defesa agropecuaria ,

0 Comentários