Foco de influenza em aves silvestres no RS não altera calendário da Conbrasul

Foco de influenza em aves silvestres no RS não altera calendário da Conbrasul

Reunidos com a imprensa nesse dia 31 de maio, Asgav, ABPA e IOB confirmam que situação está sob controle e que evento é importante para debater a questão.

POLOS DO OVO

junho 01, 2023

0

O primeiro foco de influenza aviária detectado no dia 30 de maio, em aves silvestres na Estação Ecológica do Taim, no Sul do Estado do Rio Grande do Sul, não é motivo para que a programação da Conbrasul 2023 seja paralisada, avaliam líderes e organizadores da Conferência que acontece entre os dias 18 e 20 de junho, em Gramado, na serra gaúcha.

Reunidos com a imprensa neste dia 31 de maio, em encontro on line, José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Asgav; Ricardo Santin, presidente da ABPA, e Eduardo Veras, presidente do Instituto Ovos Brasil, destacaram a importância de realizar o evento para que desafios como esse da influenza sejam debatidos e maiores informações sejam repassadas aos avicultores. 

COLETIVA-INFLUENZA
Lideranças e jornalistas on line: influenza e Conbrasul foram os temas

As entidades avícolas têm se reunido com os órgãos públicos de defesa da sanidade animal no sentido de promover a disseminação de informações que reforcem a importância fundamental da biosseguridade das granjas. A Asgav, Associação Gaúcha de Avicultura, promotora da Conbrasul 2023, se reuniu com entidades setoriais e órgãos governamentais no dia 30 exatamente para debater e atualizar informações sobre a confirmação de foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em aves silvestres na Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul.

O encontro técnico teve a participação de representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), dirigentes, produtores e técnicos de empresas associadas.

Já no encontro on line com a imprensa, nesse dia 31 de maio, o presidente da Asgav, José Eduardo dos Santos, ressaltou a importância do evento realizado em Gramado, que fica a 300 km do local onde foi detectado o primeiro foco de influenza em aves silvestres no Rio Grande do Sul. Como líder avícola e experiente executivo do setor, Santos lembrou as experiências norte-americanas e europeias com a influenza, destacando que nenhum dos países com a IA de alta patogenicidade (inclusive em aves de produção) parou suas atividades por conta da doença. Cada um, a seu modo, encontrou formas de conviver com o desafio e segue produzindo, exportando e mantendo o mercado de aves e ovos.

No Brasil, país que enfrenta o desafio pela primeira vez – e em aves silvestres – esse deve ser o caminho também, destacou Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal. Presente ao encontro com a imprensa, Santin disse que é preciso manter os eventos que são canais para debater o tema da influenza, que chega de forma ainda longe da produção comercial, e que precisa ser enfrentado com o status sanitário que sempre fez do Brasil um país livre dessa doença.

Santin ressaltou que o setor avícola do Rio Grande do Sul e dos demais estados do Brasil estão dedicando empenho total para enfrentar essa conjuntura e que houve ampliação de ações de defesa sanitária. "A Influenza Aviária é um grande desafio e precisamos trabalhar alinhados para conter o avanço da doença e impedir que atinja as aves domésticas ou a produção comercial", destacou.

Presente ao evento, o coordenador de comunicação da ABPA, jornalista Marcelo Oliveira, fez questão de ressaltar a importância da imprensa como “entidade de comunicação” a serviço do agronegócio e do consumidor brasileiro, levando informação de qualidade para informar, esclarecer e apoiar o setor de produção animal brasileiro. “O fluxo de informações tem sido intenso e transparente e muito bem trabalhado, o mais claro possível”, disse ele sobre o trabalho da imprensa. “E aqui temos vários parceiros que ajudam nesse processo de garantir que a informação chegue correta, que ajude a formar opinião e que ajude a esclarecer não só o setor mas toda a sociedade. A questão da IA está sendo trabalhada de forma racional”.

Nesse sentido, Marcelo Oliveira, que é especialista em comunicação, disse que a própria Conbrasul é um ponto de fomento técnico ao setor produtivo, é uma oportunidade nesse sentido, de trabalhar e avançar ainda mais no compartilhamento dessas informações para todos. Temos que valorizar esses eventos para justamente levar adiante a informação. Os desafios são grandes, mas a cadeia produtiva é muito maior”, concluiu Oliveira.

Apoiador do encontro, o presidente do Instituto Ovos Brasil (IOB), Edival Veras, não só confirmou sua participação na Conbrasul, como também salientou a importância do evento. “É uma satisfação muito grande para o IOB participar da Conbrasul, uma conferência muito profissional e um dos melhores encontros da indústria e produção de ovos do país”, disse o executivo, destacando a importância do trabalho que vem sendo realizado no Brasil nesse desafio da influenza. 

“Vejo um trabalho muito profissional da ABPA e das associações estaduais em sintonia com os órgãos de defesa dos estados e com o MAPA. Tudo vem ocorrendo de uma forma muito boa. Imaginem vocês que falávamos sobre telamento dos aviários, uma decisão importantíssima tomada 10 anos atrás e que agora representa maior biosseguridade, que é o fator mais importante de uma granja. Estamos todos adotando medidas rigorosas de biosseguridade e estamos todos juntos para a realização da melhor Conbrasul de todos os tempos”, encerrou.

O Rio Grande do Sul é um importante produtor de carne de frango e ovos. José Eduardo dos Santos,  presidente executivo da Asgav e realizador da Conbrasul 2023, reafirmou que não há registros da doença na produção comercial. Para ele, tem sido fundamental a união dos esforços entre os órgãos públicos e as entidades representativas da avicultura. Além das medidas de sanidade e conscientização reforçadas em parceria com órgãos públicos e privados, Santos falou sobre a importância de discutir o tema para avançar na melhoria do enfrentamento desse novo desafio imposto à avicultura brasileira. "A Conbrasul é um dos fóruns de destaque para evoluirmos na questão", concluiu.

A Hora do Ovo participou da coletiva on line e é uma das mídias parceiras da Conbrasul, desde a primeira edição do evento.

(A Hora do Ovo na coletiva de imprensa da Conbrasul. Foto: A Hora do Ovo)

tag: Conbrasul , Asgav , Influenza aviaria , aves silvestres , avicultura gaúcha , José Eduardo dos Santos , Ricardo Santin , Edival Veras , Marcelo Oliveira ,

0 Comentários