Avisulat 2022 começa mostrando a força de três setores produtivos gaúchos

Avisulat 2022 começa mostrando a força de três setores produtivos gaúchos

Após intervalo de seis anos, setores de aves, suínos e laticínios abriram evento com grande expectativa, no dia 28 de novembro.

POLOS DO OVO

novembro 29, 2022

0

Teve início nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre (RS), o VI Congresso e Central de Negócios Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios (AVISULAT). O evento, que estava paralisado por seis anos, voltou este ano com intensa programação de palestras e encontros técnicos, além de premiação científica.

O evento prossegue até o dia 30 de novembro, quarta-feira, promovido pela Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) em parceria com os sindicatos da Indústria de Laticínios do RS (SINDILAT) e das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS).

JOSE-EDUARDO-INTERNA
Eduardo Santos: versão enxuta do Aviuslat


O painel inicial do Congresso foi o Agronegócio e o Impacto das Transformações Globais. Segundo José Eduardo dos Santos, presidente da ASGAV e coordenador do VI AVISULAT, o setor vislumbra um momento otimista, mesmo com os desafios atuais. “Superamos uma pandemia recentemente, e nada mais justo do que retomarmos este evento, depois de seis anos de intervalo. Estamos propondo uma versão mais enxuta, mas com a certeza de que teremos uma programação de qualidade, e a projeção de eventos maiores para os próximos anos”, comemora o presidente.

ALIMENTANDO O MUNDO

Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, a ABPA, foi o primeiro palestrante do evento. Santin apresentou o tema O Cenário Atual e Projeções para o Mercado de Proteínas: Carne de Frango, Suína e Ovos, e destacou a evolução do setor nos mercados nacional e internacional.

“Somos um dos maiores produtores avícolas do mundo, ao lado da China e dos Estados Unidos. Temos também um protagonismo importante na produção de carne suína e de ovos. Tendo isso em mãos, precisamos seguir buscando melhores condições de produção, escoamento e distribuição. Somos uma nação responsável por alimentar o mundo”, frisou o presidente da ABPA.

Já a segunda palestra ficou a cargo da Viva Lacteos, com o diretor executivo Gustavo Beduschi. Com o tema Leite/Laticínios: desafios e inovações para ampliação de mercados, Beduschi apontou os maiores desafios da cadeia produtiva, que no Rio Grande do Sul busca por incentivos e melhores condições para produção.

ORGANIZAÇÃO EM CONJUNTO

O segundo bloco do painel inicial trouxe o meio ambiente para a discussão. Foram duas palestras, ministradas por Décio Coutinho, presidente executivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), e Jorge Lemainski, chefe-geral da Embrapa Trigo. Os temas abordados, respectivamente, foram a destinação correta de resíduos da pecuária no Brasil e atualizações sobre o mercado de carbono.

A abertura oficial do evento encerrou a programação do primeiro dia de palestras. Durante a sua fala, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, Domingos Velho Lopes, destacou a importância de um evento como o AVISULAT 2022 para a agropecuária gaúcha.

“É muito bom ver o setor se organizar em conjunto para trazer discussões tão importantes para um congresso como esse. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas o agro gaúcho é forte, já superamos uma pandemia, vamos superar outros desafios que vierem, e continuar crescendo”.

Participaram também do evento abertura oficial do evento Presidente do conselho deliberativo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul (ASGAV E SIPARGS), Nestor Freiberger, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (SIPS), José Roberto Goulart, o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (SINDILAT), Darlan Palhiarini, o deputado federal Jerónimo Goethe e a superintendente do Ministério da Agricultura, Helena Pan Ruggeri.

Confira alguns momentos do primeiro dia de palestras e abertura do Avisulat 2022, na galeria abaixo.

 (A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa do Avisulat 2022)

tag: Avisulat 2022 , Asgav , José Eduardo dos Santos , Avicultura gaúcha , Ricardo Santin , ABPA ,

0 Comentários