Associação Paulista de Avicultura firma parceria com Defesa Agropecuária

Associação Paulista de Avicultura firma parceria com Defesa Agropecuária

Parceria fortalece ações do PESA, com a contratação de 14 médicos veterinários e três funcionários que atuarão em funções administrativas.

POLOS DO OVO

novembro 10, 2022

0

O Programa de Sanidade Avícola (PESA) do Estado de São Paulo ganha fortalecimento, mais uma vez, com a celebração da parceria entre a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e a APA, a Associação Paulista de Avicultura.

Conforme informação da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, foi celebrado no dia 3 de novembro, através de chamamento público, um termo de colaboração entre a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e a Organização da Sociedade Civil, representada pela Associação Paulista de Avicultura (APA).

A parceria tem como objetivo, fortalecer as ações do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA) a partir da contratação de 14 médicos veterinários e três funcionários que atuarão em funções administrativas.  

Com investimento de mais de R$ 3 milhões, a parceria vai garantir a manutenção da vigilância epidemiológica para a Influenza Aviária e demais doenças de interesse em sanidade avícola no Estado de São Paulo, o qual ocupa, atualmente, o quarto lugar no ranking nacional de produção e exportação da carne de aves.  

Paulo Blandino, médico veterinário e gerente do PESA, comentou que “o termo de colaboração vem atender ao PESA no sentido de atendimento às demandas do programa, na manutenção da certificação sanitária do plantel avícola do Estado através de monitorias, checagem e renovação de registros e atendimento a focos, entre outros.”

“Será um braço da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo com médicos veterinários lotados nas regionais que têm maior concentração de estabelecimentos avícolas”, acrescentou.  

Por sua vez, a APA agradeceu aos esforços da SAA e da CDA em reconhecer as necessidades do setor, “além da agilidade necessária para o funcionamento da atividade avícola, que é o terceiro PIB do agronegócio”, destacou Erico Pozzer, Presidente da Associação Paulista de Avicultura.

Para Luís Fernando Bianco, coordenador da Defesa Agropecuária, o convênio é um benefício para todo o setor. “O convênio vai permitir incrementar as ações de defesa agropecuária em seu programa além de beneficiar toda a cadeia de avicultores do Estado de São Paulo”, comemorou.  

Após a assinatura do convênio, foram iniciadas as entrevistas com os candidatos aos cargos, que até a próxima semana, devem receber o resultado das avaliações.

Na foto do destaque, Erico Pozzer assina o termo de cooperação ao lado de Francisco Maturro e Luiz Fernando Bianco.

(A Hora do Ovo com informações e foto da assessoria de imprensa da APA/Fonte: Felipe Nunes, Defesa Agropecuária SP)

tag: APA , Associação Paulista de Avicultura , Erico Pozzer , Programa de Sanidade Avícola , PESA-SP , Coordenadoria de Defesa Agropecuária , CDA , Paulo Blandino , Luís Fernando Bianco ,

0 Comentários