Coopeavi gera economia com sistema de ração manhã e tarde

Coopeavi gera economia com sistema de ração manhã e tarde

Sistema, usado para a melhoria da casca do ovo trouxe economia no preço da tonelada da ração no Condomínio Avícola na região serrana do Espírito Santo.

POLOS DO OVO

novembro 11, 2022

0

A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) gerou economia no preço da tonelada da ração com a implantação do sistema ração manhã e tarde para melhoria da casca do ovo produzido no Condomínio Avícola para Postura Comercial, localizado em Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo.

Segundo informa a assessoria de imprensa da Coopeavi, há dois anos a cooperativa  detectou problemas de qualidade na casca do ovo e buscou diversas medidas de melhoria. Uma delas foi o uso da ração manhã e tarde, sendo que esta última forneceria um incremento para alcançar a qualidade satisfatória (calcário/cálcio, entre outros).

“A formação da casca do ovo se inicia na parte da tarde e demora em torno de 18 horas para se concluir. Portanto, esse período se torna fundamental para a qualidade externa dos ovos”, destaca o médico veterinário da coperativa, Tarcísio Simões.

Em março deste ano, a Coopeavi teve a oportunidade de participar do Congresso de Ovos da Associação Paulista de Avicultura (APA), em Ribeirão Preto (SP), quando foram apresentados dados sobre ração manhã e tarde em diversos países, não só com melhorias na qualidade da casca, como também com economia de ração.

TARCISIO_MATERIA-RACAO
Tarcísio Simões: maior qualidade da casca do ovo

O setor de Nutrição Animal da cooperativa decidiu aplicar os conceitos aprendidos e testar conforme sua realidade. Iniciou os testes no lote mais velho do Condomínio Avícola com a redução de cerca de R$26,00 no valor da tonelada de ração. “Melhoramos ou estabilizamos a qualidade da casca e ainda tivemos um incremento na produção de ovos, algo que não esperávamos”, afirma Tarcísio.

Com o excelente resultado da experiência, a Coopeavi expandiu o teste para um galpão com poedeiras de meia idade e obteve resultados semelhantes, sem alteração na produtividade.

Atualmente, a Coopeavi está formulando para iniciar no lote mais novo. O objetivo é ter todos os galpões do Condomínio com esse método novo de arraçoamento. “Acreditamos que esse será o nosso diferencial no mercado, levando produtividade, qualidade nos ovos e rentabilidade a atividade avícola”.

PARTICIPAÇÃO EM SIMPÓSIO

O veterinário Tarcísio Simões também é um dos palestrantes confirmados na programação do Simpósio Nordestino de Produção, Processamento e Comercialização de Ovos, de 23 a 25 deste mês, em Recife. O profissional da Coopeavi vai abordar o tema Condomínio para produção de ovos comerciais como uma alternativa para aumento da competitividade.

O evento é uma promoção da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) e será 100% presencial.

A COOPEAVI

A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) é uma cooperativa agroindustrial com unidades no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

Fundada em 1964, em Santa Maria de Jetibá (ES), atualmente conta com mais de 19 mil cooperados e atua em três horizontes de negócios: Agro, Alimentos e Bens de Consumo.

Veja mais detalhes sobre a Coopeavi na matéria: Coopeavi é a maior empresa do agro em atuação no Espírito Santo

Para mais informações sobre o sistema de arraçoamento da Coopeavi, visite o site da cooperativa: coopeavi.coop.br/

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da Coopeavi)

tag: Coopeavi , Tarcisio Simoes , Condominio avicola , sistema racao manha e tarde , avicultura capixaba , santa teresa , serra capixaba ,

0 Comentários