Vaxxinova destaca vacinação para a proteção da Coccidiose Aviária no Congresso da APA  2024

Vaxxinova destaca vacinação para a proteção da Coccidiose Aviária no Congresso da APA 2024

Como o controle da coccidiose e qualidade intestinal estão diretamente ligados aos melhores resultados produtivos.

Ovonews

março 10, 2024

0

A Vaxxinova estará mais uma vez no Congresso da APA. Este ano, a empresa promete repetir o sucesso do ano passado com uma apresentação especial dentro da programação do evento. O tema é O impacto da vacinação de coccidiose na produção de ovo e será apresentado no dia 13 de março, das 11h20 às 12h20.

A Vaxxinova também é uma das empresas patrocinadoras do Congresso da APA 2024 que acontece entre os dias 11 e 14 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP).

"O evento é uma oportunidade de compartilhar nosso conhecimento sobre o impacto da vacinação contra Coccidiose na produção de ovos”, diz Jeovane Pereira, diretor de negócio da unidade de avicultura da Vaxxinova. Segundo ele, a edição deste ano é especial, pois será apresentado um produto já consolidado no mercado que influencia positivamente a saúde das aves no controle da Coccidiose. “Vamos revisitar o tema (BPV) Boas Práticas de Vacinação e os manejos mais adequados para cada sistema avícola, visando contribuir para uma indústria avícola mais saudável e produtiva em todas as fases, desde a recria até a produção.”

JEOVANE
Jeovane Pereira: impacto positivo na avicultura

Segundo Jeovane, a apresentação deste ano representa o compromisso da Vaxxinova em construir um setor mais forte, no qual o cuidado com as aves se reflete na produção de ovos por ave alojada. “Com essa solução integrando o seu extenso portfólio, a nossa companhia reafirma seu compromisso em fornecer o que há de melhor para o crescimento do setor como um todo. Além disso, se consolida como parceira dedicada dos produtores, disponibilizando seu time e soluções inovadoras para atender às demandas dentro de um mercado onde cada ovo importa”, complementa.

O diretor explica que a Vaxxon Coccivet R apresenta um impacto positivo na avicultura de ciclo longo: “Essa vacina viva e atenuada oferece proteção rápida e completa contra sete cepas de Eimeria, essenciais para as aves de ciclo longo. A Coccidiose, desafio comum na postura comercial, muitas vezes, só chama atenção em casos extremos, como sangue nas fezes. Optar pela vacinação e manejo correto desde o início é uma solução que os produtores podem medir o impacto direto na ave, fazendo contas no começo ao fechamento do lote, como ovos por ave alojada, resultando em animais saudáveis na fase de recria que impacta diretamente a fase produtiva”, explica. 

O setor tem registrado bons resultados na produção de ovos em 2023 — que atingiu a marca expressiva de 52,55 bilhões de unidades, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) —, mesmo assim, os produtores precisam se manter atentos em relação aos índices zootécnicos. Pois isso pode impactar diretamente na produção de ovos, garantindo, assim, resultados positivos ao longo deste ano.

Jeniffer Pimenta, gerente de produto da Vaxxinova, comenta que a Coccidiose Aviária pode causar danos econômicos na avicultura industrial de maneira silenciosa. “Transmitida por protozoários do gênero Eimeria, essa doença é desafiadora em uma visão holística de desinfecção eficaz dentro do aviário. Nas aves de ciclo longo, como as reprodutoras que são comumente criadas soltas, a qualidade do ovo fértil é meticulosamente medida e geralmente está associada à saúde intestinal em todas as fases de criação”, destaca.

JENIFFER
Jeniffer Pimenta: coccidiose é doença desafiadora

Para ela, essa associação de qualidade intestinal com a produção de ovos não se limita a um sistema avícola específico: “Na postura comercial que conta com uma maior diversidade de sistemas de criação são várias as estratégias na criação de aves com alto nível de bem-estar e à saúde dos animais em produção. Produzir ovos na fase de recria e coletar na fase de produção. Ao promover intestinos saudáveis desde cedo, em aves soltas ou gaiolas é possível otimizar a nutrição e a imunologia frente aos desafios de campo, desenvolvendo aves saudáveis nos pequenos detalhes que fazem a diferença positiva nos resultados produtivos”, completa.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da Vaxxinova)

tag: Vaxxinova , coccidiose , Congresso da APA , vacinas , Jeovane Pereira , Vaxxon Coccivet R , Jeniffer Pimenta ,

0 Comentários