Ovos Tamago recupera créditos tributários com a assessoria da Audax Consultoria
Empresa especializada na área, a Audax atua junto às granjas de postura para recuperar o benefício; a Ovos Tamago reinvestiu os valores obtidos em melhorias para a empresa.
O conhecimento abre portas, os desafios fazem evoluir. Esse conceito pode muito bem ser aplicado aos vários produtores de ovos do país que acreditaram na possibilidade de restituição de seus créditos tributários de PIS/Cofins pagos sobre despesas com insumos. Jungi Iwata, diretor de operações da Ovos Tamago, em Pernambuco, foi um desses produtores e obteve a restituição com valores importantes, utilizados como reinvestimento na própria empresa.
“Iniciamos o trabalho de recuperação de crédito fiscal com a Audax em meados do mês de abril de 2024 e, já no início do mês de maio, tínhamos o levantamento do primeiro ano para a compensação dos créditos”, conta o jovem avicultor, satisfeito com o trabalho eficiente da Audax Consultoria Tributária. A empresa, com sede em Chapecó (SC), é especializada em direito tributário e tem ajudado muitos avicultores a obterem a restituição desse crédito a que têm direito.
“Essa restituição é possível, é legal e um direito ao qual o produtor nem sempre recorre por falta de informação”, explica Arnibo Braatz Júnior, especialista em consultoria tributária e um dos sócios-fundadores da Audax. Ele comenta que os valores costumam ser altos porque os créditos jamais foram solicitados pelo avicultor e vão se acumulando. “Nossos clientes que recorreram ao benefício têm tido muito sucesso”, informa o especialista (veja matérias nos links Com o apoio da Audax Consultoria avicultores resgatam créditos de PIS-COFINS e Audax Consultoria amplia clientela na avicultura com soluções tributárias)
No Nordeste, diversos avicultores já receberam a restituição em conta corrente. Jungi Iwata é um deles e confirma que os recursos recuperados estão sendo reinvestidos em melhorias na empresa, pois ajudam no fluxo de caixa, diz ele. “Para qualquer empresa, um recurso inesperado é de extrema utilidade. Pode-se alocar em melhorias estruturais, estoques, entre outros pontos”, destaca o avicultor, que é formado em administração e contabilidade e trabalha com o pai desde a adolescência.
Na juventude, Jungi foi em busca de outras experiências, tendo trabalhado durante cinco anos nas empresas KPMG e PwC na área de auditoria contábil. Em 2012, retomou o trabalho com o pai, Sr. Kenichi Iwata, na Ovos Tamago. “Desde então viemos investindo na granja para modernizá-la e torná-la competitiva no mercado”, comenta Jungi.
AUDAX: ABRINDO PORTAS, ACEITANDO DESAFIOS
Com 12 anos de atuação, a Audax Consultoria Tributária tem ajudado produtores de ovos e frigoríficos, laticínios e cooperativas de diversas regiões do país a efetuar os pedidos de ressarcimento dos créditos acumulados de PIS e COFINS. “O agronegócio tem esse benefício desde 2004, instituído pelo Governo Federal como forma de fomentar a economia. Mesmo assim, muitas empresas desconhecem o incentivo”, conta Arnibo Braatz Júnior, diretor da empresa.
Vários produtores de ovos já obtiveram esse benefício com a consultoria da Audax, comenta Arnibo. “Porém, somente aqueles que trabalham no sistema de lucro real podem ter direito a uma restituição de créditos tributários de PIS/Cofins pagos sobre despesas com insumos”, alerta.
O passo a passo é todo feito pela equipe da Audax. “Primeiramente, verificamos se a empresa está registrada no sistema de lucro real. Antes de iniciar o processo, fazemos um levantamento na empresa para verificar se está tudo correto ou se há alguma inconsistência em seus documentos fiscais e corrigimos possíveis falhas para podermos solicitar o benefício. Com tudo organizado, em até seis meses o cliente recebe o valor em conta corrente.”
“Fiquei surpreso com a agilidade com que a equipe da Audax concretizou o processo e sua logística para obter o reembolso”, comenta Jungi Iwata. “O trabalho da empresa é muito bom! Ficamos bastante satisfeitos e fazemos questão de, sempre que possível, indicá-los para outros produtores que ainda não estão aproveitando os créditos”, elogia o produtor pernambucano.
A OVOS TAMAGO
A Ovos Tamago foi fundada pelo Sr. Kenichi Iwata, em 1979, com uma pequena unidade que produzia, na época, 5.000 ovos por dia. Desde então cresceu sua produção e expandiu para novas unidades em Goiana e Igarassu, municípios localizados no extremo norte da Região Metropolitana do Recife (PE).
Segundo Jungi Iwata, a empresa foi pioneira nas principais inovações tecnológicas do setor na Região Nordeste, buscando sempre atender de forma diferenciada aos mercados da região. Iwata comenta que a propriedade também foi pioneira na criação de codornas para venda em mercados; até então, os ovos de codorna na região eram vendidos somente em feiras.
Com a marca da inovação, a empresa também é a única planta industrial de pasteurização de ovos no Estado de Pernambuco, produto comercializado com a marca Aska Alimentos. Hoje, a Ovos Tamago conta com um plantel de quase 1 milhão de aves, entre poedeiras e codornas.
(Teresa Godoy - A Hora do Ovo. Foto: divulgação Audax Consultoria Tributária)
tag: Audax Consultoria , Ovos Tamago , Arnibo Braatz Junior , Creditos tributarios ,