Com o apoio da Audax Consultoria, avicultores resgatam créditos de PIS/COFINS

Com o apoio da Audax Consultoria, avicultores resgatam créditos de PIS/COFINS

O Grupo Guaraves, uma das maiores indústrias avícolas do Norte e Nordeste, e as Granjas São Luís, Ovo Novo e G3 Agroavícola, todas de Pernambuco, já receberam suas restituições.

Ovonews

outubro 29, 2021

0

Poucos avicultores de postura sabem, mas aqueles que trabalham no sistema de lucro real podem ter direito a uma restituição de créditos tributários de PIS/Cofins pagos sobre despesas com insumos. No Nordeste, diversos avicultores já receberam a restituição em conta corrente e se mantêm atentos para continuar recebendo pontualmente. Um deles é o avicultor de Caruaru (PE), Josimário Florêncio, da Granja Ovo Novo. Assim que soube da possibilidade de receber esses créditos, Josimário aderiu à consultoria proposta pela empresa Audax Consultoria Tributária, especializada em recuperação de créditos tributários por meio de benefícios fiscais e teses tributárias. Sua matriz é em Chapecó (SC), importante núcleo de produção animal do Sul do país, onde atua há 12 anos.

“Fui o primeiro cliente de postura da região de Pernambuco a aderir à ideia”, conta Josimário, satisfeito com a experiência: “O processo foi rápido, o valor foi muito importante e veio em um bom momento, especialmente nessa crise pela qual estamos passando”, contou o avicultor à A Hora do Ovo, acrescentando: “Também me surpreendeu a agilidade com que a equipe da Audax concretizou o processo e sua logística para obter o reembolso”, destaca o avicultor, salientando que foi necessário ter confiança na empresa: “Realmente você abre as portas da sua documentação para que os especialistas busquem as possibilidades de recuperação dos tributos pagos, mas deu tudo certo, já recebi dois pagamentos de restituição e tem um terceiro em processo”, diz ele. Tão satisfeito ficou que, sim, decidiu permanecer em parceria com os profissionais da Audax.

QUE GRANJA TEM DIREITO À RESTITUIÇÃO?

IVANILDO_G3
Arnibo Braatz Junior, da Audax, com Ivanildo Coutinho,
presidente do Grupo Guaraves



Mas, afinal, o que significa essa restituição de créditos? Quem explica é Arnibo Braatz Junior, especialista em direito tributário, um dos sócios fundadores da Audax Consultoria Tributária e diretor da empresa. “Essa restituição é possível, é estritamente legal e um direito ao qual o produtor nem sempre recorre por falta de informação de seus direitos”, explica Arnibo. “É um valor alto, muitas vezes na casa de milhões de reais, porque os créditos jamais foram solicitados pelo avicultor e vão se acumulando. Nossos clientes que recorreram ao benefício têm tido muito sucesso”, informa o especialista.

Com 12 anos de atuação, a Audax tem ajudado produtores de ovos e frangos, laticínios e cooperativas de diversas regiões do país a efetuar os pedidos de ressarcimento dos créditos acumulados de PIS e COFINS. “O agronegócio tem esse benefício desde 2004, instituído pelo Governo Federal como forma de fomentar a economia. Mesmo assim, muitas empresas desconhecem o incentivo. Geralmente, quando falamos para o avicultor sobre o benefício fiscal que resultará em um crédito em conta corrente, ele fica um tanto desconfiado. Especialmente quando se fala em trâmite pela Receita Federal, pois há sempre um certo receio ao se tratar com a Receita”, constata Arnibo.

Mas o especialista da Audax é categórico:  essa preocupação já não procede, pois atualmente toda a informação que o brasileiro gera - tanto na pessoa física como na jurídica - a Receita Federal já tem amplo acesso. Toda nota fiscal emitida é fruto de um recebimento que vai estar registrado. “A receita já tem essas informações, e não muda muito, seja em que situação for”, diz ele.

E é justamente aí que entra a Audax. Primeiramente, verifica se a empresa está registrada no sistema de lucro real. “Antes de iniciar o processo, fazemos um levantamento na empresa para verificar se está tudo correto ou se há alguma inconsistência em seus documentos fiscais e corrigimos possíveis falhas para podermos solicitar o benefício”. Com tudo organizado, em até seis meses o cliente recebe o valor em conta corrente. "A Granja Frango Favorito, de Pernambuco, a exemplo da Granja Ovo Novo, recebeu um valor considerável referente ao trabalho dos últimos cinco anos”, exemplifica.

E, assim como Josimário Florêncio, os proprietários da Frango Favorito continuarão com a consultoria da Audax para não perder mais oportunidades – e dinheiro: “Depois de recuperar esses créditos que estavam parados há, pelo menos cinco anos, prosseguimos trabalhando para que o benefício continue vigendo todos os meses”, informa Arnibo. Ele destaca que é preciso que o avicultor esteja no regime de lucro real para que a granja possa ter direito ao benefício. “No caso da postura comercial, muitas empresas são divididas em família e são registradas como ‘produtor rural’, uma situação que não é mais viável para o avicultor. Digo como especialista: na situação atual do país, quem figura como produtor rural paga mais imposto do que se estivesse no lucro real. Podemos ajudar o produtor a confirmar isso na ponta do lápis: colocamos na balança a apuração de impostos e o benefício fiscal para ele, e o produtor e seus familiares que constam na mesma situação verão que é muito mais viável estar no modo de lucro real. Verão que ter essa contrapartida da restituição do benefício do PIS/COFINS compensa mais.”

GRANJAS DO NORDESTE ADEREM À RESTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

DIOGO-SILVA_JOSIMARIO-E-ARNIBO
Diogo Silva (à esquerda), Josimário Florêncio e Arnibo Braatz Junior: parceria de sucesso


O sucesso na restituição de créditos tributários da Granja Ovo Novo, de Josimário Florêncio, foi o suficiente para que outras empresas de postura confiassem no processo. O contabilista Diogo Silva, da Acess Cont, que há 20 anos atende granjas em vários estados do Nordeste, conta que a confiança no processo se estabeleceu entre seus clientes.

Tanto a Granja G3 quanto o Grupo Guaraves fizeram o trabalho com a Audax e receberam a restituição dos créditos a que tinham direito diretamente na conta corrente das empresas, conta o contabilista, especializado em granjas de postura. “A Guaraves fez primeiro, isso estimulou os outros a fazerem”, relembra Diogo, que atende granjas no Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. “Muitas granjas não têm essa informação de que podem pedir a restituição e perdem, deixando de receber esses créditos, que poderiam apoiar a empresa nessa crise atual”, indica Silva.

“Há muita granja que poderia estar com benefícios maiores se estivesse inscrita no sistema certo”, aponta o dono da Acess Cont, dizendo que é a falta de informação que faz o empresário perder benefícios a que tem direito, às vezes por falta de um contador com mais experiência: “O regime tributário de lucro real exige mais atenção, é mais complexo, exige um conhecimento técnico mais elevado. Tem profissionais que não trabalham com esse tipo de empresa devido à complexidade. Por isso que é importante estar com contabilistas especializados em agronegócio.”

A experiência ensinou a Diogo que, durante uma crise, a granja que está inscrita no lucro presumido perde mais dinheiro. Isso porque se os custos estiverem elevados, se a margem de lucro for pequena ou negativa, o valor do ovo caindo e os insumos toda semana com alta, a perda é certa.

Dessa forma, aconselha seus clientes a estarem no lucro real. Os que hoje constam como produtores rurais pessoa física estão migrando para ter direito a esse benefício. “Hoje não tem mais vantagem se manter na pessoa física. Então, abre-se um CNPJ no lucro real e faz-se uma apuração de crédito. “O Arnibo tem feito levantamentos e constatado muitas granjas no regime do Simples, o que é totalmente inviável para o segmento da avicultura”, conta.

A parceria do contabilista Diogo Silva com a Audax tem dado muito certo. A empresa catarinense faz toda a parte de restituição dos créditos e a Acess Cont faz estruturação contábil e a adequação societária das granjas.

NA GRANJA FRANGO FAVORITO

Outro cliente que confiou e já recebeu os créditos tributários a que tinha direito é a empresa Frango Favorito, de Belo Jardim, região de São Bento do Una, em Pernambuco. Quem conta é Rômulo Amado de Araújo, o gerente administrativo que acompanhou o processo de ingresso da empresa na restituição dos créditos tributários. “ A Audax fez a apuração dos últimos quatro anos - desde que a empresa existe - até dezembro de 2020. Verificou qual era a restituição a que a empresa tinha direito, fez a solicitação, e o crédito saiu neste ano. Foi tudo bastante rápido e bem eficiente. Um trabalho muito bom”, elogia o administrador, salientando que foi um valor considerável que ajudou bastante no reforço do caixa da empresa.

“Nós sabíamos que tínhamos direito a esses créditos, mas não sabíamos o montante”, conta Rômulo. “Estávamos pesquisando uma empresa com boas referências para fazer essa consultoria e tivemos a indicação da Audax pela G3 e Guaraves. Fizemos o contato, passamos os arquivos, eles fizeram o levantamento e o crédito foi concedido. A Audax faz um trabalho bom e rápido”, conclui, com merecido elogio.

AUDAX CONSULTORIA TRIBUTÁRIA
Arnibo Braatz Júnior - Diretor comercial
WhatsApp: (49) 99110-6742
www.audaxconsultoria.com.br

Confira a reportagem publicada na revista A Hora do Ovo 105, neste site: REVISTA A HORA DO OVO 105

REVISTA-A-HORA-DO-OVO-10528

tag: Audax Consultoria Tributária , Arnibo Braatz Junior , Josimário Florência , Granja Ovo Novo , Diogo Silva , Ivanildo Coutinho , Créditos PIS/COFINS , Grupo Guaraves ,

0 Comentários