No Dia Mundial do Ovo, Mantiqueira Brasil explica como diferenciar os tipos de ovos
Empresa orienta o consumidor sobre as variedades e especificações de cada tipo do produto disponível no mercado.
Dia 11 de outubro, sexta-feira, é comemorado o Dia Mundial do Ovo em todo o mundo. No Brasil não é diferente. A data é lembrada por entidades, empresas e produtores sempre reafirmando a importância do alimento para a saúde e para a boa nutrição.
Uma das mais tradicionais empresas do país, a Mantiqueira Brasil também comemora o Dia do Ovo de diversas maneiras. Uma delas é explicando ao consumidor como diferenciar os tipos de ovos e escolher a melhor opção para si e sua família.
Os ovos podem ser diferenciados conforme alguns requisitos que determinam cor da casca, tamanho dos ovos, embalagens, nutrição das aves e sistemas de criação.
Os ovos podem brancos ou vermelhos, conforme a genética da ave: aves brancas produzem ovos brancos; aves vermelhas produzem ovos vermelhos, mas ambos são nutricionalmente iguais.
Em relação aos tamanhos, os ovos podem ser jumbo, extra e grande e podem ser levados ao mercado em embalagens com quantidades variadas: seis, 10, 12, 20 ou 30 ovos.
Outra diferenciação entre os ovos pode ser destacada pelo tipo de ração utilizado na nutrição das aves, sendo que há opções, por exemplo, para rações enriquecidas com Ômega 3 ou com selênio.
E há ainda ovos que podem vir de galinhas em diversos sistemas, como os ovos de sistemas convencionais, caipira, cage free ou mesmo criação orgânica.
O ovo comum é um modelo mais tradicional, que chamamos de convencional. O ovo cage free, as galinhas ficam livres dentro do galpão, sem acesso ao campo. O ovo caipira, além de ficar livre dos galpões, as galinhas ainda acessam o campo. E o ovo orgânico: além de ficarem livres nos galpões e de acessarem o campo, também se alimentam de ração orgânica. Então, o ovo orgânico é o caipira que come ração orgânica.
Segundo a assessoria de imprensa da Mantiqueira Brasil, a linha de ovos Happy Eggs®️ tem provém de galinhas livres: branca e vermelha no galpão (que não sai para pastar, mas fica solta nos galpões), caipira (que sai para pastar), orgânico (sai para pastar também e come ração orgânica) e Happy Eggs®️ dos Ômega 3 (que come ração de Ômega 3). Esta linha é para atender todos os gostos dos clientes.
Murilo Pinto, diretor comercial e de logística da Mantiqueira Brasil, explica que a empresa possui quatro marcas de ovos, atendendo a todos esses critérios de variabilidade dos produtos. “Uma mais tradicional, com produção convencional de ovos: a Mantiqueira. A segunda marca, que mais investe, com forte presença na mídia e no crescimento de produção, é a marca Happy Eggs®️ (galinhas livres). Além dessa, temos a marca Fazenda da Toca, de ovos orgânicos. E uma quarta marca, que é a Eggscelente, ovos pasteurizados (líquido), para foodservice e indústrias, e pequenos comércios, que usam esse ovo na transformação", explica o diretor.
(A Hora do Ovo, com informações e imagens da assessoria de imprensa da Mantiqueira Brasil)
tag: Dia Mundial do Ovo , Mantiqueira Brasil , Murilo Pinto , ovos convencionais , ovos cage free , ovos organicos , ovos caipiras ,