Mantiqueira Brasil analisa crescimento do setor de ovos e indica tendências em 2025
André Carvalho, diretor de marketing e inovação da empresa, comenta a projeção de 3,94 bilhões de dúzias de ovos em 2025 e fala sobre tecnologia e crescimento.
O mercado de ovos no Brasil projeta avanços significativos em 2025, com estimativas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) indicando um crescimento de 3,4% na produção nacional, alcançando a marca histórica de 3,94 bilhões de dúzias. Embora o ritmo de expansão seja mais moderado em relação ao crescimento de 10,5% registrado entre 2023 e 2024, o cenário segue positivo para a avicultura.
André Carvalho, diretor de marketing e inovação da Mantiqueira Brasil (foto no destaque), avalia o crescimento da produção de ovos como um indicador positivo e alinhado às tendências de mercado. “Nesse cenário, os consumidores têm valorizado o ovo como uma proteína completa, acessível e versátil”, comemora.
O diretor também salienta que a produção de ovos cresceu 4,46% ao ano no Brasil nos últimos 10 anos (dados da ABPA), “e acreditamos que seguiremos nesse ritmo nos próximos anos”, indicou. “Para acompanhar essa expansão, estamos ampliando nossa capacidade de produção de ovos de galinhas livres em unidades estratégicas localizadas em Lorena (SP), São João do Itaperiú (SC) e Formosa (GO). Com isso, fortaleceremos a presença dos nossos ovos Happy Eggs® no mercado, atendendo à crescente demanda por produtos alinhados ao bem-estar animal.”
O CONSUMO INTERNO
No consumo interno, o avanço também é promissor, conforme números da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a entidade, o consumo per capita deve atingir 265 unidades por habitante em 2025, representando um aumento de 1% em relação a 2024, quando o consumo chegou a 263 unidades. Esse marco reflete o crescente interesse dos brasileiros pelos ovos, impulsionado pelos elevados custos das proteínas cárneas e pela busca por opções mais acessíveis e nutritivas.
André Carvalho comenta o aumento do consumo e indica o que pode ser feito para ampliar ainda mais a presença dos ovos na dieta do brasileiro. “Continuamos a intensificar nossos esforços de marketing, destacando a versatilidade dos ovos e suas opções dentro do portfólio Mantiqueira Brasil. Campanhas nos principais pontos de venda, ações em mídias digitais, mobiliário urbano são algumas das estratégias utilizadas. Essas iniciativas têm como foco conscientizar o consumidor sobre os benefícios dos ovos para a saúde e valorizá-los como proteínas de alta qualidade com preço acessível, em especial os Happy Eggs®, promovendo-os como uma escolha ideal para diferentes dietas e cardápios.”
O MERCADO EXTERNO
No mercado externo, a projeção é de que as exportações brasileiras de ovos atinjam 22 mil toneladas em 2025, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Esse desempenho reflete a manutenção do status do Brasil como um país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), o que reforça sua posição como fornecedor confiável e seguro no cenário global, especialmente frente aos surtos da doença registrados em outros países.
No quesito exportação, o diretor de marketing da Mantiqueira destaca a grande oportunidade de a empresa ampliar e fortalecer os mercados externos com seus produtos. “Estamos prontos para essa oportunidade graças às nossas certificações internacionais, como a International Featured Standard (IFS Food) para ovos in natura, conquistada na unidade de Itanhandu (MG), e a Food Safety System Certification 22000 (FSSC 22000) da indústria de ovos pasteurizados Eggscelente, localizada em Uberlândia (MG). Esses reconhecimentos, aliados às expansões em Lorena, São João do Itaperiú e Formosa, reforçam nossa capacidade de atender às exigências do mercado internacional com qualidade e eficiência.”
Vale também destacar, segundo ele, que “os processos de melhoria nas etapas de produção continuam, assim como a obtenção de outras certificações internacionais.”
INSUMOS PARA A PRODUÇÃO
Outro fator relevante para o setor em 2025 é a previsão de maior oferta interna de milho e farelo de soja, insumos fundamentais para a avicultura. Esse cenário pode contribuir para conter os custos de produção e melhorar a rentabilidade dos produtores, embora seja crucial equilibrar a expansão dos plantéis com a capacidade de absorção do mercado doméstico para evitar quedas nos preços, como observado em 2024.
No setor de insumos, André Carvalho comenta que é preciso um olhar atento para os novos desafios que se apresentam. “Mesmo com uma maior oferta de insumos, observa-se também um aumento na demanda, especialmente devido ao crescimento expressivo da indústria de etanol de milho, que mais do que triplicou seu volume nos últimos cinco anos. Esse cenário gera desafios adicionais para originação em determinadas praças e localidades. Nossa diretoria de Originação tem trabalhado em parceria com fornecedores estratégicos para garantir insumos de qualidade a custos competitivos. Esse trabalho integrado possibilita maior previsibilidade e controle, otimizando a eficiência da produção e contribuindo para o equilíbrio de custos.”
TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO
André Carvalho falou, ainda, sobre as principais tendências tecnológicas e de inovação que podem influenciar o mercado de ovos nos próximos anos.
“A automatização das unidades produtivas é uma tendência-chave, com investimentos em tecnologias avançadas de países como a Alemanha. Esses equipamentos garantem biosseguridade e asseguram que o consumidor seja o primeiro a manusear os ovos. Além disso, a logística é outro pilar estratégico. Investimos em soluções que aumentam a eficiência operacional, mantendo a qualidade e o frescor dos ovos até o consumidor final. Esses avanços reforçam nosso compromisso com inovação e excelência em toda a cadeia produtiva.”
(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da Mantiqueira Brasil. Montagem: Teresa Godoy)
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