Congresso da APA 2022 supera expectativas e recebe quase 700 congressistas

Congresso da APA 2022 supera expectativas e recebe quase 700 congressistas

Após dois anos fora da agenda, evento aconteceu entre os dias 22 e 24 de março e “lavou a alma” dos abstinentes do grande evento técnico de postura do Brasil.

Ovonews

março 27, 2022

0

Um sucesso em todos os sentidos. Essa é síntese da avaliação do Congresso de Ovos APA 2022, evento realizado nos dias 22, 23 e 24 de março, em Ribeirão Preto (SP). O congresso promovido pela Associação Paulista de Avicultura superou todas as expectativas, inclusive aquelas estimadas pela organização. Com 696 inscritos, o evento que não acontecia desde 2020, quando “estourou” a pandemia de covid-19 no mundo, abriu a agenda da postura brasileira em 2022 num clima de “grande retorno”, com o prestígio de profissionais e especialistas de todo o país, ávidos por aqueles momentos importantes de informação e discussão que o Congresso da APA sempre proporcionou.

GERAL-1

O novo espaço montado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto especialmente para receber os participantes esteve praticamente lotado o tempo todo, com uma plateia sedenta por informações. Talvez, até, mais do que isso: saudosa de um encontro presencial que pudesse reunir colegas, clientes, parceiros, todos os elos da cadeia avícola de postura, num clima bom e aconchegante de confraternização.

PRE-CONGRESSO_INTERNA

E o Congresso da APA representa, como nenhum outro na postura comercial brasileira, essa troca de energia que faz do evento, há quase 20 anos, um lugar de encontro entre avicultores, pesquisadores, fornecedores da cadeia avícola, estudantes e especialistas de diversas áreas do segmento de postura. Como bem disse José Roberto Bottura, diretor técnico da APA e coordenador do Congresso de Ovos, sem desmerecer os eventos on line, o Congresso da APA se constitui numa ocasião especial de congraçamento presencial.

Mais amplo e com vários telões para atender a todos, o novo espaço das palestras esteve praticamente lotado durante todos os dias. As palestras foram bastante prestigiadas pelos participantes do evento. E, no último dia, 24 de março, uma quinta-feira, o período da manhã manteve a audiência para as palestras, encerrando o aguardado evento com gosto de quero mais.

BOTTURA
José Roberto Bottura: as expectativas foram superadas

Muito satisfeito, José Roberto Bottura disse que a expectativa inicial dos organizadores era para 300 participantes no evento. “Fizemos material para 500, com uma tolerância até de 100. E deu 696”, contou o coordenador à A Hora do Ovo, satisfeito e salientando que é preciso contar com muita precaução quando se organiza um evento desse porte, especialmente depois de dois anos sem realizá-lo. “É preciso tomar cuidado para não dar o passo maior que a perna”, considerou Bottura. Isso porque, havia ainda uma incerteza de todos os lados: dos congressistas sobre a possibilidade de não haver o evento; dos realizadores quanto à participação expressiva dos congressistas.

Ao final, conta Bottura, foi preciso até limitar as inscrições já que também havia uma ordem sanitária de que o espaço contivesse até 80% de ocupação. “Para realizar um evento desse porte, sem saber se vai haver retorno, é preciso muita cautela”, ponderou o coordenador. Mas deu tudo certo, como se viu.

O resultado foi um total de 696 inscritos, sendo que no segundo dia, o dia 23 de março, 624 pessoas estavam presentes, participando das palestras, dos debates, da confraternização que se instalou no Centro de Convenções de Ribeirão Preto.

Bottura já anunciou que o Congresso APA de Ovos 2023 se manterá no mesmo local e praticamente com o mesmo formato, que foi elogiado por todos. Durante os três dias do evento, foram promovidas 31 apresentações, entre cinco palestras no pré-Congresso (evento na primeira manhã do evento, aberta ao público), oito apresentações de trabalhos científicos premiados nos anos de 2020 e 2022, 14 palestras – incluindo a palestra magistral com Marcos Favas Neves, que falou sobre os desafios para avicultura de postura no mundo pós-pandemia; e palestras incluídas nos dois painéis empresariais.

OS ESPAÇOS EMPRESARIAIS

Sempre aguardados do Congresso APA, pois são momentos em que o mercado pode anunciar novidades importantes para soluções em campo, dessa vez os Espaços Empresariais foram utilizados por duas empresas que atuam em sanidade: MSD Saúde Animal com e Ceva Saúde Animal. No Painel MSD, foi apresentado um estudo de caso numa das unidades do Grupo Mantiqueira, com a fala da médica veterinária que atua no grupo, Cristiane Cantelli, com o tema: “Melhores práticas para a prevenção de ILT - Case de sucesso na Mantiqueira”. Em seguinda, o tema apresentado por profissionais da MSD foi: “Innovax ND ILT - Exclusividade MSD no controle de Newcastle e Laringotraqueíte”.

Já no Painel Ceva de Sanidade, o tema foi “Menos é mais: A efetiva redução de manejo como base para a eficiência produtiva e lucratividade!”, com atualizações sobre a imunidade como alicerce para prevenção de doenças e eficiência produtiva; apresentação de tecnologias da empresa para a lucratividade das granjas e uma palestra sobre a vacina Novamune, que arma da marca para interromper o ciclo de Gumboro. Na apresentação do painel, a fala rápida e precisa de Branko Alva, diretor da unidade de Negócios Aves da Ceva no Brasil.

ABERTURA-1
Erico Pozzer: sanidade na produção animal

E por falar em sanidade, foi a ela que o presidente da APA, Erico Pozzer, se referiu como a joia a ser mantida intacta na avicultura de postura para que o segmento prossiga em sua trajetória de evolução e crescimento. Na cerimônia de abertura, no dia 22 de março, falando aos congressistas e autoridades que compunham a mesa, Pozzer foi enfático em dizer que não há nada mais valioso para a produção animal brasileira do que seu status sanitário, conquistado com muito empenho e mantido com muita seriedade.

ABERTURA-7
Paulo Pelicci: trabalho vencendo desafios


A seriedade e o trabalho árduo da avicultura de postura também foram ressaltados pelo avicultor Paulo Pelicci, produtor de ovos paulista que este ano foi o presidente do Congresso de Ovos APA. Pelicci é um dos proprietários da Granja Ovo Bom, de São Manoel, na região central do Estado de São Paulo. Os desafios do período pandêmico foram lembrados por todos e os resultados conquistados pelo segmento de postura também ganharam os discursos do Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Itamar Borges; e do prefeito de Ribeirão Preto (sede do evento), Duarte Nogueira.

ABERTURA-5
Edir Nepomuceno: dedicação à avicultura


Na abertura, a organização do Congresso de Ovos 2022 homenageou o especialista Edir Nepomuceno, profissional que dedicou 50 anos à avicultura brasileira e que, ao agradecer a homenagem prestada, disse ser possível ter uma carreira exitosa quando se faz aquilo de que se gosta.

Como Edir, todos pareciam bastante agradecidos pela oportunidade de estar no Congresso de Ovos 2022, o primeiro depois de dois anos de recesso por causa da pandemia de covid-19.

A HORA DO OVO esteve lá durante os três dias do evento e constatou o clima de alegria de todos por estarem juntos, acreditando que o segmento de postura segue - com muitos desafios, é certo -, mas retoma o caminho dos encontros que debatem e põem luz sobre o segmento.

É importante destacar o fundamental apoio das empresas patrocinadoras do Congresso de Ovos 2022, que ajudaram a tornar possível a realização do evento. São elas Adisseo, Agrifirm, Agroceres Multimix, Alltech, Amicil, Artabas, Big Dutchman, Biocamp, Biosyn, Boehringer Ingelheim, Cargill, Ceva Saúde Animal, Chr. Hansen, Cinergis, DSM, Elanco, Evonik, Hendrix, ICC, Granja Fujikura, Lohmann do Brasil, Lubing, MCassab, MixxNova, Mercoaves, MSD Saúde Animal, Novogen, Nuttria, Pancosma, Phibro, Plasson, Polinutri, Sanphar, Trouw Nutrition, Vaccinar, Vaxxinova, Vencomatic, Vetanco, Yamasa, YesSinergy e Zoetis.

À COMISSÃO ORGANIZADORA, OS PARABÉNS!

Um evento tão complexo só se faz com a união de muitas pessoas. E o Congresso da APA é um evento que exige não só busca por apoios institucionais, como patrocínios, estudos logísticos, agregação de público, como também muito, muito trabalho suado para sua organização e, principalmente, a montagem de uma programação que atenda aos interesses do segmento e atraia o amplo público da avicultura de postura.

Eis aqui a lista das pessoas que estiveram atuantes para que o sucesso do XIX Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos acontecesse de 22 a 24 de março, sendo o sucesso que foi.

Nós, da revista e site A HORA DO OVO, que somos há muito uma mídia parceira do Congresso da APA, aplaudimos todos esses batalhadores que aqui estão listados:

Alberto Bernardino (Tech Desinfeccção), Alberto Inoue (CHR Hansen), Alessandro Campos (Biovet), Alisson Kawamoto (Hipra), Ana Caselles (Sanphar), Andréa de Brito Molino (Ilender), Angelo Berchieri (Unesp/Fcav), Aparecido Carvalho (Csscom), Arthur Rocha (Alltech), Carlo Fuji (Lubing), Cláudio Marossi (Ceva), Cristiane Soares Araújo (Fmvz/USP), Diogo Tsuyoshi Ito (Hendrix Genetics), Edivaldo Antonio Garcia (Fmvz/Unesp), Érica Barros (assessoria de imprensa), Eva Laurice Hunka (Zoetis), Felipe Pelicioni (Ceva), Gabriela Pereira (Plasson), Gustavo Perdoncini (Ceva), Hivna Leonor dos Santos de Brito (Big Dutchman), Ivan Lee (Biocamp), Jéssica Russo (Agroceres), José Eduardo Costa (Trouw Nutrition), José Francisco Miranda Jr (DSM), José Roberto Bottura  (APA), Karolina Von Zubem (BR Nova), Lúcio Francelino Araújo (Fzea/USP), Marcelo Blumer (Anco Animal), Maria Aparecida Melo Iuspa (Evonik), Monica Aoyagi (MCassab), Nelson Kiyoshi Haga (Biocamp), Nuri Garcia (Trouw Nutrition), Otávio Rech (Trouw Nutrition), Patrícia Badadopulos (Globalfood), Paulo Roberto Valerão Raffi (Diamond V), Pedro Alves Souza (Fmvz/Unesp), Rafael Henriques Marques (Agroceres), Raphael Lucio Andreatti Filho (Fmvz/Unesp), Renato Della Libera (Cinergis), Ricardo Isao Ito (Vaccinar), Rosemeire Kishibe (Alltech), Sarah Sgavioli (Universidade Brasil), Thais Gheler (Ilender), Ullisses Moraes (Btech – Pancosma), Wanderley Quintero Filho (Adisseo) e Dircélio Nascimento Júnior (Zoetis).

Confira em nosso Instagram - @ahoradoovo - e em nossa fanpage no Facebook - facebook.com/ahoradoovo - a cobertura completa com fotos e destaques dos três dias do Congresso APA de Ovos 2022.

(A HORA DO OVO. Fotos: Elenita Monteiro e Teresa Godoy)

tag: Congresso de ovos APA , Roberto Bottura , Centro de convenções de Ribeirão Preto , pandemia de covid-19 , APA , Associacao Paulista de Avicultura , Erico Pozzer , Paulo Pelicci ,

0 Comentários