Boehringer Ingelheim lança, em Ribeirão Preto (SP), inovadora vacina contra Marek

Boehringer Ingelheim lança, em Ribeirão Preto (SP), inovadora vacina contra Marek

A vacina PrevexxionTM RN é a primeira no mundo contra Marek construída com base no conceito de Quimera, combinando segmentos de genes de DNA de quatro vírus.

Ovonews

março 28, 2022

0

O competitivo mercado de vacinas aviárias tem uma novidade no mercado e que foi especialmente pensado para aves de vida longa, como matrizes e poedeiras. Quem traz a novidade é a Boehringer Ingelheim, que lançou sua mais nova arma contra a doença de Marek neste mês de março. É a PrevexxinTM RN, vacina que chega ao mercado com a promessa de ser uma revolução no combate à enfermidade. Isso porque, segundo a empresa, ela foi desenvolvida com uma tecnologia inovadora e complexa, única no mercado para combater a doença. Desenvolvida nos Estados Unidos, já tem uso aprovado na exigente comunidade europeia.

Tobias Filho, gerente Técnico de Avicultura da Boehringer Ingelheim, foi quem explicou em detalhes o moderno conceito da PrevexxionTM RN à imprensa especializada – A Hora do Ovo incluída –, médicos veterinários e alguns avicultores convidados para o evento que aconteceu paralelamente ao Congresso de Ovos da APA realizado entre 22 e 24 de março, em Ribeirão Preto (SP). (Confira as fotos na galeria abaixo. Na foto do destaque, no alto, a equipe Boehringer Ingelheim recepcionando os convidados durante o lançamento).

BI-2-ok_INTERNA
Tobias Filho: nova vacina tem moderno conceito

O gerente da Boehringer buscou traduzir em linguagem bastante acessível ao público presente na noite especial de lançamento, em clima de confraternização, o porquê a PrevexxionTM RN é especialmente inovadora: “Essa vacina tem uma engenharia genética diferenciada, que usa o conceito de construção de Quimera (figura mitológica que é feita de parte de animais). Ou seja, o projeto foi construído com pedaços de mais de um vírus para chegar a uma vacina que, comprovadamente, oferece um balanço perfeito entre eficácia e segurança.

Tobias Filho explicou que os cientistas da Boehringer Ingelheim, depois de muitos estudos e exaustivas pesquisas, foram combinando diferentes aspectos de outros vírus dentro de uma proposta de atualização de vacina, até chegar ao ideal: a PrevexxionTM RN. Ela tem a combinação de segmentos de genes de DNA de quatro vírus: um vírus rispens, que empresta a sua estrutura ou sua “casca”; um vírus de campo bastante virulento, outro ainda mais virulento, e um gene atenuador e modificador de características biológicas. Os pesquisadores conseguiram fazer com que a quimera obtida realize um processo de atenuação que elimina a imunossupressão das aves, garantindo a ausência de reversão de virulência. Ou seja, a vacina permanece segura e estável, garantindo alta proteção.

“É a combinação balanceada dos quatro vírus selecionados ao final da pesquisa que fazem da PrevexxionTM RN a primeira vacina de quimera para doença de Marek”, disse o médico veterinário e gerente técnico Tobias Filho, com muito orgulho pelo feito da companhia em que trabalha, uma das mais respeitadas do mundo em saúde animal.

Orgulho se via também na alegria com que o líder da equipe, Abílio Alessandri, diretor da área de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim, atendeu a todos os convidados na noite de lançamento em Ribeirão Preto. Em sua palavra na coletiva de imprensa, ele fez questão de ressaltar que “a PrevexxionTM RN já é sucesso nos Estados Unidos, onde foi criada e estamos muito satisfeitos em trazê-la para o Brasil”.

Como já está aprovada para uso no Brasil, a expectativa é que, até o final de abril, a nova arma vacinal contra Marek já deva estar disponível comercialmente para matrizes e poedeiras. E há um detalhe: ela também pode ser disponibilizada para frangos de corte, pois nada impede seu uso para esse segmento.

Entusiasmado, Abílio Alessandri acredita na adesão do mercado à vacina: “Trata-se da proteção mais eficaz do momento para essa doença, que não para de evoluir, enquanto por muito tempo as vacinas para combatê-la não evoluíram, apenas atualizaram-se, e isso não basta contra as cepas atuais da Marek, que não estão encontrando barreiras, mesmo com combinações de diferentes vacinas. Agora o mercado terá a PrevexxionTM RN desenvolvida de maneira inovadora pela Boehringer Ingelheim. E isso demonstra nossa capacidade disruptiva”, disse o diretor.

ABILIO_INTERNA
Abílio Alessandri: proteção mais eficaz

E ele diz que vem muito mais por aí: “Temos mais produtos prontos para virem ao portfólio do segmento de aves, produtos que já estão ´na cara do gol´, prontos, aprovados, registrados e sendo embarcados”, alegra-se. Abílio Alessandri diz que levou muito tempo para a empresa anunciar a novidade contra Marek e há um porquê: “Foram anos de testes para trazer essa segurança para o mercado. E esse é a forma de trabalhar da Boehringer: trazer o que o mercado está demandando com muita segurança. Não queremos ser mais um fazendo o mesmo. Nosso foco é levar o que o mercado precisa de inovação, agregando valor com tecnologia e segurança. E é isso que faremos sempre para nossos clientes, e não só da postura comercial. Os clientes da suinocultura também terão em muito breve uma novidade muito inovadora e que vai surpreender o mercado”, adianta, fazendo suspense.

É aguardar!

Veja na galeria abaixo alguns momentos do lançamento da nova vacina da Boehringer Ingelheim. 

A DOENÇA DE MAREK

A Doença de Marek é uma infecção pelo herpesvirus, altamente contagioso, que causa tumores e imunossupressão nas aves. As manifestações clínicas da doença de Marek variam dependendo da cepa envolvida, idade e condição da ave, entre outros fatores.

Os sintomas mais comuns, no entanto, são lesões em nervos periféricos, que podem causar paralisia de membros ou doença neurológica persistente, cegueira e outras anormalidades oculares, lesões na pele próxima dos folículos das penas, apatia e mortalidade precoce.

A BOEHRINGER INGELHEIM ANIMAL HEALTH

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal é a segunda maior empresa de saúde animal do mundo, com vendas líquidas de € 4,1 bilhões de euros em 2020 e presença em mais de 150 países.   Em todo o mundo a empresa tem 9.700 funcionários dedicados a entregar valor por meio da inovação para a vida humana, dos animais e ao meio ambiente.

(A HORA DO OVO, em cobertura especial em Ribeirão Preto – SP. Fotos: Elenita Monteiro)



tag: Boehringer Ingelheim , PrevexxinTM RN , Tobias Filho , doença de Marek , Abílio Alessandri , vacinas , sanidade ,

0 Comentários