Boehringer Ingelheim inaugura primeiro incubatório-escola do Brasil

Boehringer Ingelheim inaugura primeiro incubatório-escola do Brasil

Estrutura localizada em Paulínia (SP) oferecerá treinamento e capacitação a técnicos, pesquisadores e veterinários que atuam com vacinação em incubatórios.

Ovonews

fevereiro 07, 2021

0

Inédita no país, uma nova estrutura montada pela Boehringer Ingelheim permitirá aos incubatórios avícolas contar com treinamento especializado de seus profissionais na área de vacinação. Trata-se do VTS ((Vaccination Technologies & Services), ou Incubatório Escola, uma estrutura pronta para atender o setor avícola com tecnologia e propósitos ousados.

A novidade foi anunciada no dia 4 de fevereiro em coletiva para a imprensa via on line. Na ocasião, a Boehringer apresentou o VTS e demonstrou como a novidade chega ao Brasil para alavancar ainda mais o setor avícola, com ferramentas e tecnologias que impulsionarão a evolução do conhecimento e profissionalização no setor.

ABILIO
Abilio Alessandri (on line): atualização


Falando aos veículos de comunicação segmentada, Abilio Alessandri, diretor da área de aves e suínos da Boehringer Ingelheim, destacou o pioneirismo da ideia e a intenção da empresa em ser parceira do setor avícola na evolução de seus propósitos. “É uma estrutura pioneira e inovadora na indústria brasileira de saúde animal que visa à capacitação e o desenvolvimento de profissionais da área. Com isso objetivamos contribuir com a evolução da avicultura brasileira, incentivando a qualificação de mão de obra e o acesso a novas tecnologias.”

Utilizando tecnologia de última geração, o VTS é um espaço completo para aprendizagem de manuseio de equipamentos de vacinação, especialmente preparado para capacitar os profissionais do setor, entre os quais, técnicos, pesquisadores e médicos-veterinários que atuam nas atividades relacionadas à vacinação e incubatório. A expectativa da empresa é treinar até 15 pessoas ao mesmo tempo dentro da unidade, e, caso seja necessário, dividir turmas de 30 alunos em aulas práticas e teóricas de forma simultânea.

No local, os profissionais em treinamento terão acesso a cabines reais de vacinação e preparo de vacina, além de interação com uma incubadora de estágio único. A estrutura do VTS, que já existia na empresa, em Paulínia (SP), foi reconstruída para adequar o projeto e contou com um investimento de R$1 milhão, revelando um formato pioneiro na educação continuada das equipes técnicas avícolas.

O novo espaço conta com laboratório de análises sorológicas e biomoleculares, sala de preparo de vacinas, cabine de vacinação spray e subcutânea, além de um auditório para treinamentos teóricos e dispositivos Bipe Glass de realidade aumentada, através dos quais cada participante pode visualizar virtualmente, em 3D, todos os passos do preparo das vacinas. A principal inovação tecnológica, segundo informa a empresa, fica por conta da interação com uma incubadora de ovos de estágio único, que demonstra cada etapa do desenvolvimento embrionário durante a incubação e todas as suas fases de manejo e controle.

Abilio Alessandri comentou que, ao investir no VTS, o objetivo da Boehringer foi abrir um espaço exclusivo para a avicultura nacional para promover treinamentos, reciclagem de mão de obra e desenvolvimento de equipe. “Sabemos que hoje o incubatório é um dos processos mais importantes na avicultura e também um gargalo na produção. Há poucos especialistas em incubação, é uma área carente. Precisamos estimular para que haja cada vez mais automação e pessoas capacitadas nos incubatórios. Nossa ideia é desenvolver cursos em parceria com outras empresas, universidades, ter também uma agenda própria. Fazer treinamento sob demanda dos clientes”, acrescentou.

FELIPE
Filipe Fernando (on line): agenda otimizada


Filipe Fernando, gerente de marketing da Boehringer Ingelheim, disse que pode haver atendimento também para o treinamento de técnicos e equipe de vacinação em aviários de postura, mas que nesse primeiro momento o foco está no atendimento aos incubatórios “porque vemos que existe uma demanda um pouco mais urgente em relação ao processo de vacinação nesse setor”, argumenta, considerando: “Mas está em nossa agenda – temos estrutura para isso - e vamos nos preparar para atender os aviários porque precisa ter uma agenda bem otimizada para não deixar ninguém de fora”. Segundo Barone é possível atender os aviários também, pois o VTC conta com tecnologias especiais, como a cabine de vacinação, por exemplo.

“Nosso propósito com o incubatório-escola é que sejamos a referência nacional”, afirma Filipe Fernando. Ele disse aos jornalistas, durante a coletiva, que a empresa contratou dois especialistas em incubação para dar todo o suporte no campo e nos treinamentos, e que o espaço já foi utilizado por duas empresas. “Nesse período em que tivemos uma trégua da Covid-19, conseguimos realizar um treinamento com duas empresas do interior de São Paulo. Então, já foi feito o primeiro treinamento com equipes de incubatório.”

Com a volta de alta da pandemia, a ideia é atender aos clientes e parceiros também virtualmente. “Nosso objetivo é que essa agenda siga crescendo e que, tão logo sejam liberados encontros presenciais, possamos utilizar o espaço para ter uma agenda bimestral ou trimestral, para que todos tenham oportunidade de enviar suas equipes e fazer treinamentos”, disse Filipe.

Junto ao VTS Incubatório Escola, a empresa iniciou também um trabalho de assistência remota. Nele, especialistas em incubação da Boehringer poderão atender à distância os parceiros por meio do BIPE Glass, óculos que geram imagens 3D em tempo real. “Trouxemos três Bipe Glass a princípio, mas já estamos importando mais três”, adianta Filipe Fernando, explicando que a intenção é atender à demanda dos clientes. Segundo ele, quatro clientes já foram atendidos com essa tecnologia.

Fabio Barone, líder da área de saúde animal da empresa, conclui, reafirmando o compromisso da Boehringer Ingelheim com a evolução tecnológica do setor avícola. “Esse lançamento reforça o DNA de inovação da Boehringer e nosso foco em oferecer as melhores soluções e estruturas para os nossos clientes e parceiros. Não é por acaso que o nosso investimento mundial em pesquisa e desenvolvimento chegou a quase € 3,5 bilhões em 2019."

(A HORA DO OVO, com fotos da assessoria de imprensa da Boehringer Ingelheim. Fotos on line: A Hora do Ovo)


tag: Boehringer Ingelheim , VTS , vacina , incubatório , treinamento ,

0 Comentários