São Paulo já tem seu Dia Estadual do Ovo

São Paulo já tem seu Dia Estadual do Ovo

Lei que cria a data especial de comemoração do “ovo paulista” foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin na última semana; projeto é de Vitor Sapienza.

POLOS DO OVO

outubro 29, 2013

0
../../arquivos/img/2013/10/490_1143_conteudo_g.jpg
Deputado Vitor Sapienza: homenagem especial à cidade de Bastos (SP)

Anunciado durante o Congresso da APA 2013, em março, o projeto do deputado estadual Vitor Sapienza de criar o Dia Estadual do Ovo em São Paulo, foi recebido com otimismo pelos presentes ao evento. Ele contou com o apoio das entidades paulistas de representação do ovo e disse que havia entrado com o projeto na Assembleia Legislativa do Estado para homenagear a cidade de Bastos, no Oeste Paulista, maior produtora de ovos do Brasil.

A ideia nasceu dentro da própria cidade, com algumas lideranças apoiando o projeto do deputado. Depois foi levada à Assembleia e, agora, com repercussão estadual e inclusive nacional, a lei foi sancionada no dia 21, segunda-feira da semana passada, pelo governador Geraldo Alckmin, criando o Dia Estadual do Ovo

A data a ser comemorada anualmente na segunda sexta-feira do mês de outubro coincide com o Dia Mundial do Ovo, que também é comemorado nesse período. O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Vitor Sapienza (PPS) em fevereiro e tramitou em regime de urgência.

Apesar de sancionar a lei que cria o Dia Estadual do Ovo, o governador de São Paulo vetou artigos que previam a realização de palestras gratuitas sobre o valor nutricional e a produção do ovo. Também foi vetado um parágrafo da proposta que tratava da realização de cursos de culinária a serem ministrados no Dia Estadual do Ovo nas Padarias Artesanais do Estado, instituições do Fundo Social de Solidariedade que capacitam pessoas a produzir pães.

Em Bastos, a Capital do Ovo do Brasil, o ovo ganha comemoração na primeira sexta-feira de setembro, data em que se comemora o Dia Municipal do Ovo. Também na maior produtora de ovos do Brasil a data é garantida por lei e levada a sério, especialmente pela comunidade do Colégio São José, uma das mais respeitadas e tradicionais instituições de ensino da região, que une a comemoração da Semana da Pátria ao Dia do Ovo. Nessa ocasião, são realizadas palestras sobre produção e consumo de ovo e servido um café da manhã à comunidade escolar com farta mesa de produtos feitos à base de ovos.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do Governo de São Paulo)

0 Comentários