Em Bastos (SP), o Dia do Ovo tem lei municipal e acontece em setembro

Em Bastos (SP), o Dia do Ovo tem lei municipal e acontece em setembro

Há também um pedido de bastenses para que haja o Dia Estadual do Ovo; o deputado Vitor Sapienza apresentou projeto a respeito.

POLOS DO OVO

outubro 13, 2013

0
../../arquivos/img/2013/10/475_1119_conteudo_g.jpg
Café da manhã do Colégio São José: o ovo como base das delícias

Todo dia é dia do ovo na cidade de Bastos, no interior de São Paulo. Afinal, a Capital do Ovo praticamente vive da produção do alimento, importante atividade que movimenta a economia da região e tem sob sua responsabilidade 60% dos ovos produzidos no Estado de São Paulo e 20% da produção nacional. Também responsável pela maior produção de ovos do Brasil, Bastos tem, sim, um dia especial para comemorar o produto que leva as divisas da cidade para todo o país.

É na primeira sexta-feira de setembro que se comemora o Dia Municipal do Ovo, data garantida por lei e levada a sério pelo Colégio São José, uma das mais respeitadas instituições de ensino da região, tradicional pela qualidade do ensino que tem formado gerações de bastenses.

E seguindo a tradição – tema respeitado na cidade de origem japonesa - o Dia do Ovo em Bastos foi promovido mais uma vez este ano pelo Colégio São José no dia 6 de setembro, reunindo alunos, professores e a comunidade para participar de atividades nas dependências do colégio.

A comemoração que acontece há alguns anos no colégio, obedecendo à lei municipal, tem uma série de atividades logo pela manhã, com características de acontecimento cívico, já que coincide com o Dia da Independência do Brasil. Hasteia-se a Bandeira Brasileira, canta-se o Hino Nacional e várias autoridades integram o staff dos convidados especiais, aqueles que representarão a comunidade nessa data tão importante para os bastenses.

Todos os anos, também, a programação inclui palestras, nas quais especialistas falam sobre a importância do ovo e autoridades enaltecem a capacidade produtiva do município conhecido por Capital Nacional do Ovo. O médico veterinário, avicultor e consultor da área, Sérgio Kakimoto, este ano, foi convidado a falar sobre o assunto que tanto domina aos participantes do Dia do Ovo 2013, no Colégio São José.

Após as cerimônias previstas e cumpridas com rigor, os convidados e a comunidade escolar participam de um grande e esperado café da manhã com gostosuras feitas todas à base de ovo. É o ponto alto da comemoração, quando todos sentem no paladar o prazer da produção de ovos da cidade de Bastos.

Além da lei municipal, há um estudo levado à Assembleia Legislativa de São Paulo visando à criação do Dia Estadual do Ovo. Atendendo à solicitação de um grupo de bastenses, o deputado estadual Vitor Sapienza apresentou um Projeto de Lei instituindo o Dia Estadual do Ovo, em homenagem ao município de Bastos, dada a sua relevância no cenário produtivo do ovo.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da Tribuna Bastense e portal BastosJá)

0 Comentários