São definidos os juízes do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos

São definidos os juízes do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos

Este ano, o concurso contará com um juiz internacional, vindo da Europa, o médico veterinário Miguel Valls, do Groupe Grimaud.

POLOS DO OVO

junho 09, 2014

0
../../arquivos/img/2014/6/637_1462_conteudo_g.jpg
Comissão julgadora é formada por experientes profissionais da avicultura

 

A sempre competente equipe de juízes do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos já está completa e sendo divulgada pela comissão organizadora do evento. São 13 profissionais que comporão a comissão julgadora deste ano, no evento que acontece no dia 16 de julho na cidade de Bastos, a Capital do Ovo brasileira. O evento, que é tradicional no município paulista - maior polo produtor de ovos do país – é o primeiro acontecimento oficial na programação da Festa do Ovo, outro acontecimento importante da cadeia avícola de postura brasileira. Este ano, a Festa acontece entre os dias 18 e 20 de julho; o concurso é realizado dois dias antes da abertura oficial.

Os juízes são todos profissionais experimentados no campo ou pesquisadores de instituições ligadas à cadeia avícola. Eles têm a tarefa de analisar minuciosamente detalhes dos ovos inscritos nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna. Dos 13 juízes, um deles é operador da máquina Digital Egg Test, equipamento com tecnologia japonesa para fazer análises dos aspectos internos e da espessura da casca do ovo.

A comissão julgadora do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos passa várias horas analisando as amostras de ovos inscritas, seguindo o regulamento específico da disputa, que é definido pelos organizadores do evento. Este ano, pela primeira vez em sua história, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos terá um juiz internacional, o médico veterinário Miguel Valls, experiente geneticista do Groupe Grimaud. Ele virá da Europa especialmente para integrar a comissão julgadora do tradicional concurso, único no país.

Assim como ele, estrearão no Concurso o zootecnista Gonçalo Palone Castro (Yes), o médico veterinário Mauro Cantão de Aguiar (DSM) e o técnico agropecuário Valdemir Basi (Interaves). Os demais juízes convidados já participaram de, pelo menos, uma edição do Concurso de Qualidade, sendo que alguns podem ser considerados veteranos na maratona de análises.

A intenção da comissão organizadora do evento é que a partir desta edição haja, todos os anos, novos convidados para compor a equipe de juízes. Assim, a maior parte dos jurados será de profissionais experientes no Concurso, associada a uma parcela de novos profissionais convidados. Essa mescla dará sempre vigor ao evento e possibilidade de participação de mais profissionais no julgamento do Concurso de Qualidade de Ovos, sempre muito concorrido.

O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2014 é aberto a produtores de ovos comerciais e ovos de codorna de todo os país. Os avicultores que quiserem concorrer - ou mesmo as empresas interessadas em apoiar o evento - devem entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail maki.christian@gmail.com. 

Confira a Comissão Julgadora do Concurso deste ano:

Ademir Moreira (Planalto Postura - Hendrix Genetics)

Cristina Kimie Togashi (UFF – Universidade Federal Fluminense)

Elisabete Lopes Guastalli (UPD - Bastos/Instituto Biológico de São Paulo)

Fernando Resende (Ceva Saúde Animal)

Fernando Venâncio - Mercoaves (Hendrix Genetics)

Gonçalo Palone Castro (Yes)

Mário Massayuki Nihei (H&N Avicultura - Grupo E.W.)

Matheus Bocchini Rodrigues Alves (Lohmann do Brasil - Grupo E.W.)

Mauro Cantão de Aguiar (DSM)

Miguel Valls (Novogen - Groupe Grimaud)

Paulo Sérgio Ito - operador da máquina Digital Egg Tester (ATM Bastos)

Valdemir Basi (Interaves - Hendrix Genetics)

Vítor Arantes (Hy-Line do Brasil - Grupo E.W.)

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2014)

0 Comentários