Bastos já produz 190 ovos por segundo

Bastos já produz 190 ovos por segundo

A Capital do Ovo teve um crescimento de 13% em 2013; Festa do Ovo, em julho, refletirá o bom momento da postura em todo o país.

POLOS DO OVO

junho 11, 2014

0
../../arquivos/img/2014/6/643_1473_conteudo_g.jpg
Produção de ovos de Bastos segue firme no crescimento

A Capital do Ovo, a cidade de Bastos, no interior de São Paulo, prepara a maior festa da postura comercial brasileira embalada na boa brisa de crescimento que sopra na atividade nos últimos dois anos. Em 18 de julho, quando Bastos (SP) abrir sua 55ª Festa do Ovo, poderá orgulhar-se de ter aproveitado esse bom momento para não só aumentar sua produção, mas também tornar-se mais eficiente. 

Cidade-polo da produção de ovos no Estado de São Paulo e maior produtor de ovos do Brasil, o município de Bastos está em paulatina automação de seus aviários e modernização de suas salas de processamento de ovos. São importantes mudanças para acompanhar o crescimento que o alojamento de aves teve no Bolsão de Bastos no ano passado, cerca de 13%. E a expectativa para 2014 é que o crescimento no alojamento seja de 10%.

Estes são dados do Sindicato Rural de Bastos, colhidos junto às granjas associadas à entidade na região de Bastos. Cerca de 98% das granjas regionais integram o sindicato. O secretário executivo do Sindicato, Yasuhiko Yamanaka, acredita que, somente no município de Bastos, o crescimento deste ano chegue a 13%.

190 OVOS POR SEGUNDO!

Experiência e tradição construídas ao longo de pelo menos sete décadas de postura comercial fazem o diferencial de Bastos e tornam o município a Capital do Ovo brasileira desde os anos 1960. Título que depois de conquistado é mantido com larga margem sobre outros núcleos produtores. Hoje as granjas da região bastense – batizada pelo Ministério da Agricultura como Bolsão de Bastos – produzem espantosos 190 ovos por segundo, produzidos por um plantel estimado em 20.138 milhões de poedeiras. Contando com o plantel de reposição (pintainhas e frangas), o volume de aves alojadas no Bolsão é de 25.540 milhões de cabeças. 

Esses números levam Bastos a participar com cerca de 20% da produção nacional de ovos, o que é um dado de forte peso econômico. Essa expressiva participação na postura comercial tornou o município um campo de pesquisas, experimentações de produtos e serviços, uma grande vitrine do que há na postura comercial brasileira. É em Bastos que costumam ser lançados os principais produtos destinados a poedeiras; muitos equipamentos são testados; pesquisas se consolidam.

É com essa força produtiva que Bastos realiza sua Festa do Ovo, hoje na 55ª edição (nos primeiros anos, a festa não era anual). O evento, misto de festa popular com feira avícola, é sucesso no calendário cultural da região e, principalmente, referência no universo da avicultura de postura brasileira. Seguem para Bastos em julho as principais empresas fornecedoras do segmento, produtores de todas as regiões brasileiras, pesquisadores, representantes comerciais dos vários produtos e serviços que envolvem a cadeia produtiva do ovo.

A FESTA DO OVO 2014 acontecerá de 18 a 20 de julho, no Recinto Kisuke Watanabe, e é promovida pela Prefeitura Municipal de Bastos, com organização da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos, a Acenba. Informações sobre participação na feira com Francisco Oura pelo fone (14) 9 9704-1459.

A Festa começa com palestras

Todos os anos, o Sindicato Rural de Bastos promove jornada de palestras na primeira manhã da Festa do Ovo A Festa do Ovo de Bastos não se resume aos três dias de feira agroavícola. Ao lado da exposição de tecnologias está a festa popular que deu origem ao evento da avicultura. Nela estão a animada praça de alimentação, as apresentações culturais da colônia japonesa da cidade - que deu origem ao município - e, ainda, os shows populares.

Mas o primeiro evento oficial da Festa do Ovo é sempre técnico, com palestras e debates. Trata-se da Jornada Técnica, promovida pelo Sindicato Rural de Bastos e que tem início logo às 8 horas da manhã, no Centro Cultural de Bastos. O evento que está em sua 37ª edição, é dirigido aos avicultores, técnicos, pesquisadores e autoridades. É também o Sindicato que promove o encontro de avicultores e fornecedores avícolas com autoridades do segmento, durante o tradicional almoço de confraternização, logo após a jornada de palestras. Após esse encontro, todos os convidados seguem para a abertura oficial da Festa do Ovo, no pavilhão Kisuke Watanabe.

O avicultor Wellington Koga, presidente do Sindicato Rural de Bastos, tem a expectativa de um excelente evento este ano, com a presença de grande público, já que o setor de produção de ovos tem vivido momentos promissores. Koga será o anfitrião da Jornada Técnica 2014, no dia 18 de julho.

Confira a programação da Jornada Técnica neste site, no link Bastos divulga programação da Jornada Técnica 2014.

Leia também sobre o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2014, evento que acontece no dia 16 de julho, abrindo a programação festiva da postura bastense. Acesse neste site o link Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2014.

(Elenita Monteiro - A Hora do Ovo)

 

0 Comentários