Otimismo dá o tom da Festa do Ovo 2013
Sinal de prestígio, evento mais importante da postura brasileira, a Festa do Ovo de Bastos abriu com a presença do governador Geraldo Alckimin.
Avicultores de diversos estados brasileiros marcaram presença na quinta e na sexta-feira: otimismo nos estandes |
Foi muito prestigiada a abertura da Festa do Ovo de Bastos (SP), na sexta-feira, dia 19 de julho. Além do bom momento do ovo e de um cenário otimista para o setor, o maior evento de postura do Brasil foi inaugurado com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Para a cidade é motivo de grande orgulho pois há mais de 30 anos que uma autoridade do executivo estadual não prestigiava o grande evento da Capital do Ovo, apesar de toda a importância econômica que a região de Bastos tem para o estado. Bastos produz 45% dos ovos de São Paulo e é responsável por 15% da produção nacional, por isso é conhecida como Capital do Ovo.
Governador Alckmin e prefeita Virgínia: prestígio |
Também muito prestigiada pelo governador, que fez questão de incluir Bastos em sua agenda pelo Oeste Paulista no dia 19, a prefeita da cidade, Virgínia Fernandes não escondia sua satisfação por estar no comando dessa grande festa de 2013, ao lado do presidente da Acenba, Katsuhide Maki. Em parceria, a Prefeitura de Bastos e a Associação Cultural e Esportiva Nikkey, representante da colônia japonesa no município, realizam, há 54 anos, a maior festa da postura do Brasil. O executivo local fica responsável pela organização do evento popular, oferecendo a estrutura física e de serviços para receber shows e praças de alimentação, entre outros itens. A Acenba cuida dos eventos culturais japoneses, inclusive de algumas barracas de alimentação que incluem gastronomia japonesa e, claro, a popular barraca da omelete, importante ponto turístico da Festa do Ovo. Uma terceira comissão, capitaneada por Francisco Oura, organiza a feira agroavícola, instalada com seus estandes no interior do Recinto Kisuke Watanabe.
O coquetel de quinta-feira, dia 18, que é oferecido no recinto de exposições aos avicultores e empresas expositoras, já foi um sinal de que a postura vai muito bem, obrigada. Avicultores de diversos estados do país estiveram presentes, assim como também compareceram muitos produtores de ovos no dia seguinte, na sexta-feira. A presença deles nos estandes dava o tom exato da Festa do Ovo 2013.
Dança de abertura com as Senhoras do Fujinkai: recepção festiva aos presentes |
Diz o ditado local que Festa do Ovo com frio é festa boa. A julgar pela sabedoria popular, o evento tem tudo para ser um dos melhores dos últimos anos, pois o frio chegou a Bastos, vindo do Sul do país, juntamente com muitos avicultores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Um grupo deles, inclusive, alugou uma casa na cidade para viver, de fato, os quatro dias do evento da postura, participando da Festa, visitando propriedades e tendo contato com empresas do setor instaladas na região.
O clima é de bons negócios, sente-se no ar.