Jornada técnica confirma tradição com o prestígio da cadeia avícola

Jornada técnica confirma tradição com o prestígio da cadeia avícola

Com palestras sobre antibióticos, salmonelas, otimização da produção de ovos e logística de grãos, evento reuniu todos os elos da avicultura em Bastos.

POLOS DO OVO

julho 20, 2013

0
../../arquivos/img/2013/7/408_869_conteudo_g.jpg
Ariovaldo Zani: antibióticos na avicultura

Com uma palestra empolgante e recheada de dados importantes, o médico veterinário Ariovaldo Zani falou para uma plateia atenta sobre o uso de antibióticos na produção de ovos comerciais e suas implicações na produção avícola. Vice-presidente do Sindirações, o Sindicato maior do setor de produção de rações do país, Zani levou todo seu conhecimento para o palco do Teatro Mário Covas, em Bastos (SP), onde aconteceu a 36ª Jornada Técnica promovida pelo Sindicato Rural da Capital do Ovo. O evento integra a programação da festa maior da postura comercial brasileira e reuniu todos os elos da cadeia avícola na manhã da sexta-feira, dia 19 de julho, abrindo a programação da Festa do Ovo 2013. (leia sobre a Festa do Ovo no link capital-do-ovo/noticias/?id=407|otimismo-da-o-tom-da-festa-do-ovo-2013).

../../arquivos/img/2013/7/408_870_conteudo_g.jpg
Dalia Rodrigues: falando de salmonela

À palestra de Zani seguiu-se a apresentação da Prof. Dra. Dalia dos Prazeres Rodrigues, pesquisadora da Fiocruz, do Rio de Janeiro (RJ). Dalia falou sobre a importância do controle (inocuidade) da contaminação na cadeia produtiva do ovo por salmonelas e suas ocorrências nos produtos diversos, nos produtos de origem animal e no ovo. Na plateia, avicultores de diversos estados brasileiros, estudantes de medicina veterinária e zootecnia, técnicos avícolas e representantes de diversas empresas brasileiras que atendem o setor avícola em todo o país. O tema é instigante e merecerá cobertura completa neste site.

O médico veterinário Ricardo Issao Ito deu prosseguimento à programação falando sobre as oportunidades que o avicultor pode aproveitar para otimizar economicamente a sua produção de ovos tendo em vista o aproveitamento racional dos nutrientes no dia a dia da granja. E se a alimentação das aves é fator importante na produção, a logística não poderia ficar de fora. Foi exatamente o tema tratado pelo gerente de oleaginosas e produtos pecuários da Conab,

../../arquivos/img/2013/7/408_871_conteudo_g.jpg
Ricardo Ito e a otimização da produção de ovos

Thomé Luiz Freire Guth, que levou aos presentes informações sobre o mercado de grãos e a logística brasileira.

Com o encerramento da programação técnica, os participantes da jornada foram convidados para o almoço tradicional que o Sindicato Rural promove, dentro da programação, e que reúne centenas de pessoas no salão social da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos. Ali é momento de confraternização, palavras de agradecimento e posturas políticas, já que entre os convidados há sempre autoridades municipais, estaduais e nacionais, além dos líderes da avicultura, anfitriões e convidados da Festa do Ovo.

../../arquivos/img/2013/7/408_874_conteudo_g.jpg
Mesa das lideranças e autoridades no almoço da Festa do Ovo

 

../../arquivos/img/2013/7/408_872_conteudo_g.jpg
Almoço que precede a inauguração da Festa do Ovo: tradição

Incluída na programação, entre o almoço e a abertura da Festa do Ovo, este ano aconteceu a inauguração de uma nova ala na unidade do laboratório de Bastos do Instituto Biológico. Sobre esse assunto o site da Hora do Ovo trará ampla cobertura, já que se trata de mais um investimento do governo paulista na ampliação dos serviços prestados à avicultura de postura da Capital do Ovo. A inauguração foi prestigiada pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, que também compareceu à cerimônia de abertura da Festa do Ovo, no recinto de exposições Kisuke Watanabe. Leia sobre a abertura da Festa no link capital-do-ovo/noticias/?id=407|otimismo-da-o-tom-da-festa-do-ovo-2013).

(A Hora do Ovo)

0 Comentários