Em Bastos, Secretário da Agricultura alerta para a Influenza Aviária

Em Bastos, Secretário da Agricultura alerta para a Influenza Aviária

Arnaldo Jardim esteve na reunião sobre prevenção de Influenza Aviária realizada em Bastos (SP) e disse que a vigilância nas granjas será ampliada.

POLOS DO OVO

maio 26, 2015

0
../../arquivos/img/2015/5/865_2060_conteudo_g.jpg
Katsuhide Maki (Sindicato Rural), Prefeita Virgínia Fernandes, Fernando Buchala e Arnaldo Jardim (Secretaria da Agricultura)

 

Em reunião com avicultores de Bastos e microrregião, no dia 22 de maio, membros da Defesa Agropecuária e da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento deram o alerta a uma plateia de 200 pessoas. Sem meias palavras, o recado: o Estado de São Paulo está em estado de alerta sanitário para a influenza aviária (IA) devido ao surto da doença nos Estados Unidos. Teme-se, com muita razão, que o intenso movimento de pessoas e material genético daquele país para os aeroportos internacionais paulistas, além de uma importante rota de aves migratórias que une os dois países, sejam portas de entrada para vírus causadores da IA no Brasil, país que nunca teve ocorrência da doença.

Para atualizar os avicultores da região que mais produz ovos no Brasil sobre a questão e pedir a atenção de todos para a necessidade de ampliar os cuidados sanitários para proteger os plantéis do Bolsão de Bastos – região que engloba 16 municípios -, a reunião aconteceu aberta à comunidade, com a presença de Arnaldo Jardim, secretário estadual da Agricultura, o que deu uma importância política e institucional ainda maior à ocasião.

Depois de agradecer a presença de todos, o secretário anunciou que no dia 27 de maio, o governador Geraldo Alckmin vai se reunir com uma comitiva formada por Francisco Turra, presidente da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal, a diretoria da APA, Associação Paulista de Avicultura, e outras autoridades do segmento da avicultura, para formalizar um novo decreto atualizando um conjunto de medidas para enfrentar esse desafio. “Isso fará parte dos esforços do governo estadual para manter o importante status sanitário do plantel de aves de produção no Estado, que é líder na produção de ovos no país”,

../../arquivos/img/2015/5/865_2058_conteudo_g.jpg
Na plateia, avicultores e técnicos atentos às palestras do Secretário de Agricultura e Fernando Buchala (Defesa Agropecuária)

 

Em seu discurso ao atento público de pelo menos 200 pessoas que compareceram à reunião em Bastos, Arnaldo Jardim alertou a todos que daqui para frente as ações da Defesa Agropecuária para a vigilância sanitária do plantel aviário no Estado serão intensificados e pediu a compreensão e colaboração dos produtores. “A avicultura se tornou o segundo mais importante negócio da agropecuária de São Paulo e somos uma referência para o país, com reconhecimento internacional, e precisamos proteger esse status. Nossas ações não serão para perturbar ninguém, mas para garantir que o coletivo não corra risco”, afirmou Jardim, incentivando os avicultores a colocar em prática todas as medidas de biossegurança necessárias para bloquear qualquer possibilidade de entrada do vírus da influenza aviária nas granjas. “

Em determinado momento, dirigindo-se especialmente aos produtores locais, o secretário estadual salientou: “Bastos representa o mais importante polo de produção de ovos do Hemisfério Sul, isso faz a diferença.  Peço que se tiverem qualquer suspeita que sejam rápidos em nos comunicar”. O secretário disse que é preciso reunir todos os esforços para manter o status sanitário dos planteis estadual e brasileiro livres de influenza.

../../arquivos/img/2015/5/865_2059_conteudo_g.jpg
Arnaldo Jardim: esforços para manter status sanitário

“Pode haver pessoas que relaxem na vigilância e não podemos deixar que alguém menos preocupado com o plantel comprometa o coletivo. Qualquer investimento em materiais para ampliar a biossegurança será gasto pequeno diante de um problema tão grande que pode se estabelecer. Um pouco de esforço com gasto a mais será inteiramente recompensado para se manter o plantel seguro. Quanto a nós, da Secretaria e Defesa Sanitária, podem contar que vamos reforçar o trabalho de vigilância. Não vejam isso como algum tipo de intervenção no negócio de vocês, mas encarem nossas ações como colaborativas para a manutenção de seu patrimônio. Estamos muito dispostos a cobrar de vocês o engajamento para podermos garantir o amanhã.”

Ao final, informou a todos que agendou uma reunião com a ministra da Agricultura e Abastecimento, Kátia Abreu, para cobrar medidas de bloqueio à entrada do vírus no país pelo que considera os “calcanhares de Aquiles” do Brasil nesa questão: os portos e aeroportos brasileiros, que carecem, em sua opinião, de vigilância mais adequada.

Reunião entre os técnicos

Além da reunião à noite com os avicultores regionais, a equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária esteve, ao longo da tarde do dia 22, reunida no Sindicato Rural de Bastos com médicos veterinários e inspetores da Defesa, representantes de Araçatuba, Marília, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Andradina, Assis, Ourinhos, Tupã, Dracena e Paraguaçu Paulista, além de representantes regionais da Casa da Agricultura e representante do Instituto Biológico. A intenção, claro, foi comunicar os procedimentos que se esperam de todos para ampliar o bloqueio à entrada do vírus da IA no Estado.

O encontro de Bastos foi o segundo a ser realizado pela Secretaria e Defesa Agropecuária de São Paulo. Leia a reportagem completa sobre a palestra de Fernando Buchala, coordenador da Defesa Agropecuária, em Bastos: Defesa agropecuária aponta riscos da influenza aviária em Bastos. O primeiro aconteceu em Campinas, no último dia 19 de maio, quando foi realizado um seminário sobre o assunto. Leia a reportagem aqui Defesa agropecuária de São Paulo realiza seminário sobre influenza aviária. Na agenda constam mais dois encontros: um em São José do Rio Preto e outro em Piracicaba.

(Elenita Monteiro é editora da revista A Hora do Ovo. Fotos: Teresa Godoy)

avatar

Elenita Monteiro Autor

Jornalista, fundadora e editora da revista A Hora do Ovo. 

0 Comentários