Concurso de Qualidade de Ovos já tem comissão organizadora nomeada
Formada por 17 avicultores, a comissão que organiza o tradicional concurso tem novamente na presidência Christian Maki.
Alguns dos membros da comissão organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos: nomeação |
Já foi oficializada pela prefeita de Bastos (SP), Virgínia Fernandes, a nova comissão organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2015. O grupo, formado este ano por 17 avicultores, tem novamente na presidência o produtor Christian Maki, que já presidiu o evento em 2013 e 2014.
A nomeação da comissão organizadora do concurso foi oficializada através de portaria da Prefeitura de Bastos, publicada no último dia 13 de março no jornal Tribuna. O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos integra a programação da 56ª Festa do Ovo e será realizado no dia 15 de julho, dois dias antes da abertura da maior feira de avicultura de postura comercial do Brasil. A Festa do Ovo deste ano acontece entre os dias 17 e 19 de julho.
Compõem a comissão organizadora do Concurso, este ano, os seguintes avicultores: Christian Maki (presidente), Dante Yuji Miyakubo (vice-presidente), Leonardo Yoshikawa (tesoureiro), Jorge Miyakubo (secretário), Alessandro Higashi, Alexandre Murakami, Alfredo Nakanishi, Douglas Sato, Fábio Ikeda, Fábio Murakami, Luciano Ono, Luís Hirai, Milton Mizuma, Paulo Ueyama, Rodrigo Ono, Sérgio Kakimoto e Wagner Mizohata (membros).
O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos é realizado há 50 anos. Nasceu nos tempos pioneiros da avicultura bastense, quando a análise dos ovos era superficial, levando em conta apenas a aparência externa do ovo. Nas últimas duas décadas o Concurso vem sendo aperfeiçoado e há sete anos ganhou contornos bastante profissionais, com uma equipe de juízes de alto nível, formado por médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários e pesquisadores da universidades e institutos de pesquisa de renome. Desde 2009 conta com a análise da máquina japonesa de alta tecnologia, a Digital Egg Tester. Nela, os ovos são avaliados nos itens frescor (unidade Haugh), altura e consistência do albúmen (clara), cor da gema e espessura e resistência da casca.
O Concurso de Qualidade de Bastos é disputado nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna, e os resultados são sempre muito aguardados, pois as granjas campeãs ganham, além de prêmios e troféus, muito destaque no mercado.