Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos terá transmissão pela internet

Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos terá transmissão pela internet

Com prestígio internacional e tradicional na agenda avícola da Capital do Ovo, o Concurso terá sua 56ª edição transmitida pelo Canal do Ovo.

POLOS DO OVO

julho 09, 2015

0
../../arquivos/img/2015/7/895_2137_conteudo_g.jpg
Internautas poderão acompanhar todas as etapas do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos

 

Mais forte a cada ano, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos chega à sua 56ª edição inovando mais uma vez. Este ano, o evento que nasceu junto à Festa do Ovo de Bastos e acontece no próximo dia 15 de julho, será transmitido ao vivo pela internet para todo o mundo. E será pelo Canal do Ovo, site de vídeos que A Hora do Ovo lança na próxima semana.

Todos poderão assistir através de seus computadores, bastando para isso, acessar o Canal do Ovo, que integra a comunicação do site A Hora do Ovo (www.ahoradoovo.com.br) e que será lançado especialmente nessa ocasião. A página é dedicada a vídeos sobre o ovo e o mercado avícola, e receberá o sinal de transmissão conduzido pela equipe da MS Assessoria Pecuária, de Campo Grande (MS), especializada na transmissão de eventos pecuários no país. Durante toda a transmissão, os internautas poderão acompanhar, também, entrevistas com juízes, patrocinadores, avicultores, membros da comissão organizadora e também profissionais de outras áreas – como a nutrição, por exemplo -, que estarão comentando as diversas etapas do concurso, a importância de se produzir um ovo com qualidade, e até mesmo os benefícios do ovo na alimentação e na saúde.

“Por sua exclusividade e seriedade, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos sempre causou muito interesse e curiosidade, mesmo dentro do setor avícola; agora, com a transmissão via internet, todos poderão assistir ao evento, acompanhando as diversas fases do julgamento e podendo entender como é feita a escolha dos melhores ovos inscritos nas categorias ovos brancos, ovos vermelhos e ovos de codorna”, explica o avicultor Christian Maki, presidente da Comissão Organizadora do evento. “A transmissão pela internet é uma reivindicação da comunidade da produção de ovos nacional e mesmo internacional. Faremos esse trabalho em caráter experimental e estamos animados com a novidade”, diz Christian.

O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2015, que acontece no próximo dia 15 de julho e escolhe os melhores ovos brancos, vermelhos e de codorna, é um dos parceiros da Festa do Ovo, tendo iniciado par e passo com o maior evento de postura do Brasil.

Também um orgulho para os avicultores bastenses, em sua trajetória o Concurso de Qualidade de Ovos ganhou o reforço da tecnologia, agregando regras diferenciadas a cada versão, sempre acompanhando as tendências do mercado avícola. Foi assim com a paulatina modernização do julgamento, que a partir da década de 1990 foi ganhando métodos mais apurados de análises. E nos anos 2000 o Concurso de Qualidade modernizou-se de vez, quando um grupo de jovens avicultores assumiu a organização do evento e renovou seu regulamento.

A partir do ano 2009, a Comissão Organizadora acolheu como um dos “juízes”, a máquina Digital Egg Tester, cuja tecnologia permite mensurar a unidade Haugh (medida científica específica para medir a qualidade do ovo), a cor da gema, a espessura e resistência da casca e a altura do albúmen. Aliada à comissão de 12 juízes que representam a avicultura brasileira, a máquina trouxe ao tradicional Concurso a relevância que a tecnologia tem permitido ao acrescentar melhorias no processo de produção do ovo nos últimos 50 anos.

Juízes renomados

É orgulho, também, para os organizadores do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos, a presença na cidade de uma comissão julgadora composta por profissionais importantes do cenário avícola nacional e internacional. São os doze juízes convidados - e o juiz operador da máquina Digital Egg Tester - que ajudam a abrilhantar o concurso, emprestando seu conhecimento, experiência e renome ao evento que se destaca, entre outras razões, pela credibilidade de seus resultados.

Compondo o quadro de juízes estão profissionais de campo, da academia e das instituições de pesquisa, sempre destacados em suas áreas de atuação. Este ano, o Concurso conta, ainda, com a presença de dois respeitados professores da avicultura brasileira, o professor Antonio Gilberto Bertechini, da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, e da professora Alice Eiko Murakami, da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná. Ambos são estudiosos da área de postura comercial e coturnicultura e reconhecidos pelo mercado avícola.

A presença internacional é do médico veterinário espanhol Miguel Valls, que atua no Grupo Grimaud, sediado na França e responsável por, pelo menos, duas genéticas de aves distribuídas no mundo. Valls estreou no concurso em 2014 e, à época, se confessou surpreso com o alto nível técnico do julgamento realizado em Bastos: “Não se vê algo assim, tão tecnicamente minucioso, em outros lugares do mundo.”

O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos será realizado no dia 15 de julho. A recepção dos ovos inscritos acontece entre as 10 e as 12 horas e o início do julgamento está marcado para ter início às 13 horas. Maiores informações com a Comissão Organizadora pelo fone (14) 98117-7711, ou pela fanpage do evento: facebook.com/ConcursoQualidadeDeOvos.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos. Fotos: Teresa Godoy)

0 Comentários