Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos divulga seu regulamento para 2015

Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos divulga seu regulamento para 2015

Na lista de normas, duas novidades para os concorrentes, este ano: a mudança na pontuação da espessura de casca e na divulgação dos sorteios aos não-classificados.

POLOS DO OVO

maio 31, 2015

0
../../arquivos/img/2015/6/868_2066_conteudo_g.jpg
Concurso: regulamento ganha novidades em 2015

A comissão organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos divulgou, no final da semana, o Regulamento 2015 da competição, que este ano está agendada para 15 de julho, em Bastos (SP). O avicultor Christian Maki, presidente da Comissão Organizadora do evento, lembra que o Concurso faz parte da história da avicultura bastense, pois ele existe desde as primeiras feiras agroavícolas de Bastos, ainda que nos primeiros anos constituía-se apenas em uma análise bem simples, baseada somente na aparência externa dos ovos.

“Desde os tempos pioneiros o Concurso de Qualidade tem contribuído para a constante evolução da qualidade dos ovos produzidos em nossa região. Além disso, ele atrai cada vez mais a atenção da cadeia de produção de ovos de todo o Brasil”, afirma o avicultor. Ele explica que a disputa pelas classificações no evento se dá em três categorias: Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna.

Neste ano, o Regulamento tem uma mudança importante na avaliação da espessura da casca de ovos de galinha. Agora, para ter condições de atingir os níveis ideais para pontuação máxima no quesito “espessura da casca” dos ovos de galinha, os ovos devem ter espessura maior ou igual a 0,43 mm, o que é 0,2 mm menor em relação à exigência anterior. Christian Maki explica que isso foi decidido para adequar as regras à mudanças genéticas que têm ocorrido nas linhagens das poedeiras.  

Sorteio de prêmios

Na versão 2015 do Concurso também há a novidade da divulgação antecipada dos prêmios que serão sorteados entre os participantes que não conseguirem pontuação para classificação nos primeiros seis lugares nas categorias Ovos Brancos e Ovos Vermelhos, e nos três lugares da categoria Ovos de Codorna. “Trata-se de um incentivo para a participação de mais produtores, além de um agradecimento por estarem apoiando esta que é uma das maiores tradições da avicultura bastense”, ressalta o presidente da Comissão Organizadora.

Ele lembra que o Concurso de Qualidade de Ovos é aberto a avicultores de todo o país. Para mais informações, ele orienta que as pessoas curtam a fanpage do evento: www.facebook.com/ConcursoQualidadeDeOvos. Lá, todas as novidades do evento são atualizadas permanentemente.

Confira o Regulamento 2015 na íntegra:

Regulamento do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2015

1. Para o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2015 serão aceitas inscrições provenientes de granjas avícolas de qualquer município do Brasil.

2. Os ovos deverão ser entregues a partir das 10 horas até as 12 horas do dia 15 de julho de 2015 (quarta-feira), no Salão de Eventos localizado na Rua Dom Pedro I, nº 399 - Jardim Laranjeiras (em frente ao Recinto de Exposições Kisuke Watanabe), em Bastos (SP). Os ovos recebidos após esse horário não participarão do concurso.

Os produtores de ovos que tiverem alguma dúvida sobre este regulamento e queiram maiores esclarecimentos antes de se inscreverem devem entrar em contato com os seguintes membros da comissão organizadora: Christian Maki (fone 14 - 98117-7711), Leonardo Yoshikawa (fone 14- 99762-3676) e Dante Miyakubo (fone 14 -99112-5040).

3. Os avicultores deverão participar com sua respectiva granja, utilizando o nome fantasia da empresa.

3.1.No ato da inscrição o avicultor deve, obrigatoriamente, informar seus números de contato de celular, telefones fixos e WatsApp, se houver, para que a Comissão Organizadora possa rapidamente fazer contato para o caso dele ser o Campeão de Qualidade. O campeão em cada uma das categorias se compromete a dar entrevista e permitir fotos para a reportagem no Jornal da Qualidade, veículo de comunicação do evento, logo após ser comunicado do resultado.

4. Cada avicultor pode inscrever até 2 (duas) amostras de ovos por categoria: 2 (duas) na categoria Ovos Brancos, 2 (duas) na categoria Ovos Vermelhos e 2 (duas) na categoria Ovos de Codorna.

5. Cada amostra deverá conter 30 (trinta) ovos, acondicionados em bandejas de 30 unidades.

6. Os ovos poderão ser acondicionados em qualquer bandeja, sendo que a Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos 2015 efetuará a troca pela bandeja escolhida no momento da recepção dos ovos, respeitando a posição de colocação original dos ovos. Eventuais quebras após a entrega dos ovos não penalizarão o produtor participante do concurso. Caso o próprio produtor queira colocá-los pessoalmente nas bandejas utilizadas pela Comissão Organizadora para a classificação, deve fazer a solicitação à Comissão.

7. Os ovos brancos serão expostos em bandejas de cor verde. Os ovos vermelhos, em bandejas de cor cinza. Os ovos de codornas, em estojos apropriados.

8. As amostras serão recebidas pela Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos e por seus prepostos.

9. Cada amostra será identificada apenas por códigos até o final do julgamento.

10. Será permitida a presença de fiscais particulares somente até o momento da codificação.

11. No local do julgamento - que será RIGOROSAMENTE isolado - somente será permitida a presença da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora, dos estagiários voluntários e da imprensa credenciada, sendo expressamente proibida a presença de outras pessoas que não tenham envolvimento direto com o evento.

12. A Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos 2015 é a responsável pelo fluxo de ovos, desde a recepção até a mesa de julgamento.

13. A Comissão Julgadora não participará da recepção dos ovos.

14. A Comissão Julgadora chegará ao local do evento às 13 horas, horário de início dos trabalhos de julgamento.

14.1. Seguindo procedimentos padrões de BPP (Boas Práticas de Produção) e BPF (Boas Práticas de Fabricação), os juízes não devem usar anéis, brincos, pulseiras, esmalte, maquiagem e perfume para evitar a contaminação das amostras.

15. A Comissão Julgadora será formada por 13 (treze) membros-juízes, todos profissionais que atuam na área avícola, podendo ser técnicos agropecuários, médicos veterinários, zootecnistas e pesquisadores; 1 (um) juiz é o operador da máquina Nabel Digital Egg Tester, equipamento que faz análises dos ovos por leitura a laser.

Os juízes atuarão em duas etapas: primeiro individualmente; depois em grupos.

É obrigatória uma renovação parcial do quadro de juízes a cada ano, medida que visa estimular – entre os profissionais e empresas do segmento avícola - a expansão dos conhecimentos que envolvem o evento, criando um ambiente favorável a inovações e enriquecimento científico do Concurso de Qualidade. A renovação parcial também tem por objetivo evitar possíveis vícios gerados por repetições do mesmo quadro de juízes.

16. PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DOS OVOS DE GALINHA

A avaliação dos OVOS DE GALINHA terá 4 etapas:

1ª etapa: Avaliação visual da qualidade externa da amostra dos ovos. Esta etapa deverá levar em conta o aspecto estético. Esta primeira etapa seleciona as 12 (doze) melhores amostras de Ovos Brancos e as 12 (doze) melhores amostras de Ovos Vermelhos.

2ª etapa: As melhores amostras selecionadas na 1ª etapa são novamente analisadas, agora em uma avaliação (subjetiva e sensorial) minuciosa da qualidade externa da casca dos ovos.

3ª etapa: Avaliação visual (subjetiva e sensorial) da qualidade interna (clara e gema) de 6 (seis) ovos de cada amostra.

4ª etapa: Através da máquina Nabel Digital Egg Tester, será feita a avaliação de medição dos parâmetros quantitativos de qualidade dos ovos, feita em 4 (quatro) ovos de cada amostra.

 16.1. Os ovos de galinha deverão ter peso mínimo de 60 gramas. Serão desclassificadas as amostras que tiverem ovos fora deste padrão de peso mínimo.

16.2. Serão passíveis de desclassificação ou perda de pontos os ovos que tiverem desuniformidade de tamanho e/ou de cor, defeitos de formato e de textura, e sujeiras na casca.

16.3. Igualmente serão passíveis de desclassificação ou perda de pontos, também, os ovos que tiverem internamente mancha de sangue, resíduos de tecido do oviduto, desuniformidade de cor da gema, inconsistência da clara, e descentralização da gema.

16.4. Os OVOS DE GALINHA avaliados pela máquina Nabel Digital Egg Tester devem atingir níveis próximos das seguintes pontuações (consideradas ideais):

Resistência da casca (>= 5,50 kgf); Espessura da casca (>= 0,43 mm); Unidade Haugh (>= 90,0 UH para ovo vermelho / >= 95,0 UH para ovo branco); Cor da gema (8,0 a 10,9 para ovo branco / 9,0 a 11,9 para ovo vermelho), de acordo com o leque de cores da DSM (antigo “leque" da Roche).

16.5. Os OVOS DE GALINHA serão cortados por tesouras apropriadas próximo à extremidade do bico, ou seja, a parte mais estreita. A medição da espessura da casca será feita apenas na casca, SEM a membrana. Será medido um fragmento da borda da parte maior do ovo.

17. PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DOS OVOS DE CODORNA

A avaliação dos OVOS DE CODORNA terá 3 etapas:

1ª Etapa: Avaliação visual da qualidade externa (casca) das amostras dos ovos, levando em conta seus aspecto estéticos. Esta primeira etapa seleciona as 6 (seis) melhores amostras.

2ª Etapa: Avaliação visual da qualidade interna (clara e gema) de quatro ovos de cada amostra.

3ª Etapa: Avaliação da espessura de casca desses mesmos quatro ovos cortados, através de análise específica na máquina Nabel Digital Egg Tester.

17.1. Os OVOS DE CODORNA serão cortados por tesouras apropriadas próximo à extremidade do bico. A medição da espessura da casca do ovo de codorna será feita na casca COM a membrana, devido a dificuldades operacionais. Será medido um fragmento da borda da parte maior do ovo de codorna em análise.

18. Casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora e sua decisão é soberana e irrecorrível.

19. O ato da entrega dos ovos para o Concurso pressupõe total aceitação deste Regulamento.

20. Haverá premiação para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria Ovos Brancos, assim também para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria Ovos Vermelhos. Na categoria Ovos de Codorna serão premiados os três primeiros lugares classificados no Concurso.

Será premiada somente a melhor amostra de cada participante, ou seja, não haverá repetição.

21. Haverá sorteio, durante a Festa do Ovo 2015, de valiosos brindes entre os participantes não premiados. Esta lista será divulgada, ainda antes da realização do Concurso, na mídia e também nas páginas do Concurso no facebook.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa do Concurso de Qualidade de Ovos 2015)

0 Comentários