Alta produção promove queda no preço do ovo em São Paulo
Em Bastos, no Oeste Paulista, avicultores já estudam redução do plantel com descarte antecipado de aves, segundo reportagem do Globo Rural.
Xavier: descarte de aves será antecipado em Bastos |
Notícia veiculada pelo Globo Rural na TV, no último dia 10 de novembro, mostra que a soma da alta produção de ovos com a queda no consumo derrubou o preço do ovo no Estado de São Paulo, especialmente em Bastos. Demonstrando que o setor de postura apresentou um crescimento de 13% na Capital do Ovo, a reportagem de Gabriela Cardoso, da TV Tem de Marília, salienta que “nunca se produziu tanto ovo em Bastos”.
“A região é a maior produtora de ovos do Brasil e chegou este ano a uma produção recorde de 16 milhões de ovos por dia. Só em uma granja, a produção diária é de 170 mil ovos, número 10% maior que o do ano passado”, aponta a repórter, destacando que o resultado poderia gerar dados positivos não fosse o baixo consumo verificado no mercado.
Segundo a reportagem, 15% dos ovos produzidos estão sobrando porque a grande oferta derrubou o preço. A caixa com 360 ovos está sendo comercializada a R$ 48,60, enquanto há um mês, a mesma caixa era vendida a R$ 50,00. “Muitos granjeiros estão reduzindo o plantel”, diz a repórter no programa matutino agrícola. Em outra granja, 20 mil aves serão descartadas nos próximos dias. “Infelizmente temos que descartar quatro ou cinco semanas antes do previsto para reduzir os gastos com ração e empregados neste momento difícil em que estamos", explica José Ricardo Xavier, gerente de uma granja do município.