Colaboradora da MSD Saúde Animal está entre as 100 Mulheres Doutoras do Agro

Colaboradora da MSD Saúde Animal está entre as 100 Mulheres Doutoras do Agro

Joyci Torres de Paula, coordenadora responsável pelo suporte aos clientes no segmento de avicultura, figura na lista da Forbes.

Ovonews

outubro 30, 2023

0

A revista Forbes divulgou recentemente a lista das 100 Mulheres Doutoras do Agro e nela consta uma colaboradora da MSD Saúde Animal, a médica veterinária Joyci Torres de Paula, coordenadora responsável pelo suporte aos clientes no segmento de avicultura das Regiões Nordeste e Norte (foto no destaque). Ela é doutora pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Biociência Animal.

Natural do Recife (PE), filha de um caminhoneiro e de uma dona de casa, Joyci nasceu e cresceu no meio urbano, nunca teve pets, mas diz que sempre foi apaixonada por animais e, ainda criança, afirmava que seria veterinária. Ela é a primeira doutora da família e motivo de orgulho para todos.

Para que fosse possível alcançar esse título, contou com o apoio incondicional dos pais, em particular, de seu pai. “Felizmente, meu pai sempre teve a consciência de que o estudo estava em primeiro lugar e trabalhou muito para que eu estudasse. Primeiro estudei em escolas públicas, mas depois ele me matriculou em colégios particulares e me dizia ‘estuda porque eu não tenho condições de pagar uma faculdade privada, você tem de passar numa federal’”, lembra a doutora, que passou no vestibular para Veterinária na UFRPE já na primeira tentativa.

Moradora do bairro de Areias, a 45 minutos de distância da universidade, Joyci emendou faculdade com programas de iniciação científica e licenciatura. Saía de casa às 6 da manhã e só retornava às 23 h. Sua mãe a esperava no ponto de ônibus. Ela andava com os livros pesados que emprestava da faculdade, pois nunca teve possibilidade de comprá-los. “Por tudo isso, foi uma grande felicidade concluir o doutorado, para mim e para a minha família, e ainda estar na lista das 100 mulheres doutoras do agro”, festeja.

Na graduação, iniciou na área de alimentos, se licenciou em Ciências Agrícolas, depois concluiu o mestrado em Ciências Veterinárias com foco em leite, também pela UFRPE. Ela tinha o sonho de dar aula e, por três anos, foi professora universitária em uma faculdade privada.

Ela conta que estava satisfeita com o que havia conquistado, mas em 2018, decidiu avançar para o doutorado em Biociência Animal; pouco tempo depois, foi promovida a coordenadora do curso de Veterinária na instituição em que lecionava, mas permaneceu apenas por 15 dias, pois foi convidada a trabalhar na MSD Saúde Animal.

Ela destaca o apoio que recebeu da MSD Saúde Animal para dar continuidade ao doutorado. “Agradeço aos gestores que estiveram comigo nesses cinco anos, sempre me estimulando e dando ênfase ao trabalho que estava sendo realizado.”

Joyci atua no apoio aos clientes da MSD Saúde Animal, sendo responsável por sete estados do Nordeste e dois da região Norte. Entre suas funções estão a capacitação e o treinamento dos clientes e de seus colaboradores. Neste ano, ela teve um desafio extra, de oferecer treinamento em biosseguridade para orientar os clientes diante da entrada da Influenza Aviária no Brasil, notificada em maio, em aves silvestres.

Ela explica que a Influenza Aviária é muito grave para os animais de produção - aqueles destinados ao consumo de carne e ovos - e que o índice de mortalidade nas granjas é alto, podendo dizimar animais e trazer prejuízos sérios para a avicultura. “Por isso, nossa meta do ano é fazer treinamento sobre biosseguridade. Em julho, fizemos uma bateria de oito treinamentos em uma semana em um mesmo cliente; na ocasião, mais de 200 pessoas foram capacitadas. Estamos realizando uma espécie de mutirão para conscientizar nossos clientes e seus colaboradores sobre a importância da biosseguridade”, conclui Joyci.

Confira, também, um pouco do trabalho de Joyci Torres e a atuação da MSD Saúde Animal no Norte e Nordeste do Brasil, no link: Tecnologias e vacinas da MSD Saúde Animal atendem com sucesso o Norte e Nordeste do país.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de comunicação da MSD Saúde Animal)

tag: Joyci Torres de Paula , MSD Saude Animal , 100 Mulheres Doutoras do Agro , Forbes , Universidade Federal Rural de Pernambuco , UFRPE ,

0 Comentários