Sindicato Rural de Bastos reforça importância do rigor sanitário diante da confirmação de IA em granja comercial no país
Entidade que representa os avicultores do polo mais tradicional de postura do Brasil orientou a suspensão imediata de todas as visitas às granjas por 15 dias.
O Sindicato Rural de Bastos, entidade que representa os avicultores do núcleo de produção de Bastos e municípios vizinhos, no Oeste do Estado de São Paulo, enviou nota oficial aos produtores da região assim que o vírus de influenza aviária de alta patogenicidade foi confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA - em granja de matrizes no Rio Grande do Sul, no dia 16 de maio. (Veja nota do MAPA: Ministério da Agricultura e Pecuária confirma primeiro foco de influenza aviária em granja comercial no Brasil.)
Em nota, a entidade reforçou a importância das rígidas medidas de biosseguridade nas granjas, que foram adotadas já quando os primeiros sinais da IA começaram a ser detectados no Brasil em aves silvestres, em 2023. A entidade também informou sobre o trabalho do Ministério da Agricultura e Pecuária sobre a atual situação.
Confira na íntegra a Nota Oficial do Sindicato Rural de Bastos:
NOTA OFICIAL
O Sindicato Rural de Bastos informa que o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou, na quinta-feira (15/05), o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em granja comercial no Brasil.
Reforçamos aos avicultores de Bastos e região que sigam adotando medidas preventivas rigorosas, com investimentos contínuos em biosseguridade, controle de acesso às granjas, barreiras sanitárias, monitoramento permanente dos plantéis e treinamento das equipes.
O Sindicato segue orientando seus associados para que todas as recomendações sanitárias e protocolos de prevenção sejam seguidos com rigor. Diante do atual cenário, recomendamos a suspensão imediata de todas as visitas às granjas pelos próximos 15 dias, como medida preventiva adicional de proteção sanitária.
As ações previstas no Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária estão sendo executadas de forma imediata pelas autoridades, assegurando o controle do foco detectado e a segurança do setor.
Informamos à população que o consumo de carne de frango e ovos é totalmente seguro. A doença não é transmitida por alimentos, e todos os produtos disponíveis no mercado passam por rigorosa inspeção sanitária, garantindo a saúde do consumidor.
Seguimos firmes na missão de garantir a sanidade, a produção sustentável e a confiança da população.
Bastos, 16 de maio de 2025."
(A Hora do Ovo, com informações do Sindicato Rural de Bastos)
tag: Sindicato Rural de Bastos , Influenza aviaria , MAPA , Ministerio da Agricultura e Pecuaria , biosseguridade ,