Reunião Conjuntural da 6ª FAVESU debateu projeções para a avicultura

Reunião Conjuntural da 6ª FAVESU debateu projeções para a avicultura

Encontro, que reuniu lideranças de diversos segmentos, analisou também a suinocultura e o mercado de grãos brasileiro.

POLOS DO OVO

junho 08, 2022

0

A 6ª FAVESU, Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba, contou em sua programação deste dia 8 de junho, no período da tarde, com mais uma edição da Reunião Conjuntural da Avicultura e Suinocultura. O evento, que aconteceu no auditório 1 do centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante (ES), promoveu o encontro de três lideranças do setor de proteína animal brasileiro que apresentaram os desafios atuais e as projeções para o futuro da proteína animal.

Apresentando os números da avicultura de corte e postura comercial, da suinocultura e do mercado de grãos, participaram do encontro o executivo Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS); e Allan Silveira dos Santos, superintende da Superintendência de Gestão da Oferta - Sugof/Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

Marcelo Lopes destacou os desafios que a cadeia suinícola teve que enfrentar nos últimos anos e as perspectivas para os próximos meses. “Nós fomos chamados a produzir mais em função de uma expectativa de compra e exportações que foi muito maior do que a esperada. Nós vivemos em um ano o que era esperado para cinco, e agora nós precisamos mudar essa história, principalmente começando pelo mercado interno, que é o nosso grande foco.”

Participando on line, Ricardo Santin, presidente da ABPA, falou sobre os números das exportações brasileiras e destacou as influências que o mercado vem sofrendo. “Quando nós verificamos o perfil de onde está se vendendo a carne de frango, observamos a China como o maior importador de carne de frango do Brasil, seguindo pelos Emirados Árabes Unidos, que ultrapassaram a Arábia Saudita. Nós tivemos um aumento de volume de 9%, uma tendência que deve se confirmar durante todo o ano. A ABPA ainda não reviu suas projeções, mas elas serão maiores do que estava sendo previsto para esse ano.”

 Já Allan Silveira apresentou suas perspectivas com relação ao mercado de grãos para os próximos meses. “O mercado de grãos passou por alguns desafios nos últimos anos e, em 2021, tivemos um problema sério de produtividade no Brasil, que é um importante mercado exportador. Tudo isso associado ao aumento nos preços das commodities e dos fertilizantes - somados aos altos custos de produção -, resultaram no cenário atual. A perspectiva é de um cenário de normalização, com uma boa oferta de milho do Brasil e um potencial de recuperação da soja para 2023.”

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da 6ª. FAVESU)

tag: FAVESU , reuniao conjuntural avicultura , mercado de graos , Ricardo Santin , Marcelo Lopes , Allan Silveira dos Santos ,

0 Comentários