Qualificaves, na 6ª. FAVESU, mostra programas de autocontrole na postura

Qualificaves, na 6ª. FAVESU, mostra programas de autocontrole na postura

Paulo Barretto, da Criare Consultoria e Engenharia de Alimentos, apresentou formas do produtor implementar o autocontrole na produção de ovos.

POLOS DO OVO

junho 09, 2022

0

Exigida cada vez mais na questão da qualidade, a postura comercial vem ganhando ferramentas e métodos para controlar a produção de ovos, mantendo a qualidade em toda a sua linha de ação. Para isso, o produtor precisar contar com protocolos que o ajudem na manutenção desse controle e é o que o especialista Paulo Barretto, da Criare Consultoria e Engenharia de Alimentos mostrou em sua palestra Programas de autocontrole: princípios básicos para a confecção e implementação para o setor de ovos nesta manhã do dia 9 de junho, na 6ª. FAVESU.

Barretto abriu o segundo dia do Qualificaves Postura Comercial, na 6ª. FAVESU, que conta com a parceria da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). O palestrante mostrou, com exemplos práticos, como os produtores e empresas devem estar atentos e informados sobre os programas de autocontrole e as suas formas de utilização na produção de ovos.

O palestrante destacou o que é obrigatório para o funcionamento desses programas de autocontrole dentro das granjas e indústrias. “São requisitos básicos o procedimento de descrição das instalações e equipamentos, passando pela parte do sistema de ventilação e iluminação da granja ou indústria de ovo líquido, a água utilizada no local, o controle de pragas, os procedimentos de higienização e boas práticas, rastreabilidade, calibração e outros requisitos”, pontuou.

Barretto também frisou que o processo precisa levar em consideração a realidade de cada granja ou empresa. “Os problemas de autocontrole são uma exigência por parte da legislação, então todas as granjas devem aderir e o Ministério da Agricultura faz uma fiscalização desses processos. É muito importante que a empresa tenha um corpo técnico que entenda e conheça as normas para fazer a descrição dos procedimentos em conformidade com a realidade do seu estabelecimento. Não é um ‘copiar, colar’; é adequar o processo a sua realidade”, alertou.

A palestra foi mediada pelo médico veterinário Tarcísio Simões, da Coopeavi.

TARCISIO_COOPEAVI
Tarcísio Simões: Coopeavi presente

A 6ª. FAVESU é uma realização da AVES, a Associação dos Avicultores do Espírito Santo, e da ASES, a Associação dos Suinocultores do Espírito Santo.

A HORA DO OVO é mídia parceira.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da 6ª. FAVESU. Fotos: Elenita Monteiro e assessoria de imprensa)

tag: FAVESU , Qualificaves , Paulo Barretto , Criare Consultoria , Venda Nova do Imigrante , qualidade na produção , autocontrole na producao de ovos ,

0 Comentários