Ovos da Nonna, tricampeã no Concurso Capixaba, aposta em bem-estar animal

Ovos da Nonna, tricampeã no Concurso Capixaba, aposta em bem-estar animal

Destaque em ovos vermelhos pelo terceiro ano consecutivo, empresa do Grupo Venturini trabalha a nutrição em parceria com a Agroceres Multimix.

POLOS DO OVO

outubro 25, 2022

0

Tricampeã na categoria ovos vermelhos do Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba, realizado no dia 14 de outubro, em Santa Maria de Jetibá (ES), a Ovos da Nonna, ligada ao Grupo Venturini, aposta no bem-estar animal como diferencial de sua produção. Fundada em 2017, a empresa produz cerca de 180 mil ovos/dia em sistema cage free (aves livres), sem o uso de antibióticos promotores de desempenho.

A Ovos da Nonna vem conquistando vitórias consecutivas desde que começou a participar da premiação capixaba, em 2020. Para o diretor da empresa, Felipe Venturini (foto no destaque), o sistema de produção é a principal diferença entre a empresa e suas concorrentes na categoria ovos vermelhos.

“Existem inúmeros trabalhos científicos que demonstram que as galinhas livres sofrem menor nível de estresse e isso tem reflexo direto nas características do ovo”, salienta Venturini. Somado aos investimentos em manejo, nutrição, ambiência e biosseguridade, o bem-estar tem refletido em maior qualidade da produção da Ovos da Nonna, segundo o empresário.

O Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba é realizado pela AVES, a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Coopeavi. As duas entidades reúnem um corpo de jurados, composto por especialistas de renome da avicultura. Esses profissionais avaliam a qualidade interna e externa dos ovos, obedecendo a diversos critérios e em etapas variadas.

NUTRIÇÃO ANIMAL E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Além do investimento em bem-estar animal, Felipe Venturini também destaca a importância das estratégias nutricionais. O empresário salienta que o milho, farelo e óleo de soja são avaliados por laudo específico e toda a estratégia nutricional é trabalhada em parceria com a Agroceres Multimix, empresa que atua no setor há mais de 45 anos.

Para a produção antibiotic free, a Ovos da Nonna se apoia em estratégias nutricionais como a utilização de simbióticos. “É uma estratégia que promove a saúde intestinal das aves, atuando sobre a microbiota e, assim, trazendo diversos benefícios à ave”, observa Lucas Buss, médico veterinário e responsável técnico pela produção da Ovos da Nonna.

Outro ponto destacado por Buss é o bom manejo das aves - criadas livres - que podem, assim,  expressar seu máximo potencial.  “E aqui pesa a assistência técnica que recebemos da equipe da Agroceres Multimix que, além do corpo técnico extremamente experiente, ainda nos proporciona consultoria especializada em diferentes áreas como ambiência, por exemplo”, completa.

Para Flávio Ruiz, Gerente Regional da Agroceres Multimix, a conquista da Ovos da Nonna também é uma conquista para a equipe da Agroceres Multimix, que atende a empresa com premix, especialidades e acompanhamento técnico da produção.

“Para poder oferecer aos produtores muito mais que nutrição, que é o lema da Agroceres Multimix, o nosso trabalho é totalmente integrado com o dia a dia da granja”, explica Ruiz. “Por isso, essa conquista no Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba 2022 nos alegra e comprova que estamos no caminho certo”, completa.

O GRUPO VENTURINI

O Grupo Venturini se autodefine como um condomínio de produtores rurais, organizado por irmãos, voltado à produção de alimentos para a sociedade. Há 45 anos iniciou suas atividades fornecendo frango vivo para frigoríficos do Espírito Santo. 

Com o passar dos anos, o Grupo adquiriu um posto de gasolina e, em seguida, fundou uma transportadora, com o objetivo inicial de atender a sua demanda interna por matérias-primas para alimentação animal. O quarto passo do Grupo foi investir em um incubatório, que destina 90% dos pintos de um dia para produtores avícolas em todo o Brasil.

Com a Venturini Agro, o grupo passou a investir na produção de peixes, abacate e eucalipto. Nesse mesmo período, passou a integrar a produção de frangos de corte para a Pif Paf Alimentos, alojando hoje cerca de 440 mil aves por lote.

A granja Ovos da Nonna foi o investimento mais recente do Grupo Venturini, dessa vez no segmento de postura, focando a produção em sistema cage free. Hoje habilitada para operar em todo território nacional, a Ovos da Nonna atende não só o Estado do Espírito Santo, mas também o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Sergipe.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de comunicação da Agroceres Multimix. Foto: divulgação do Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba 2022)

tag: Ovos da Nonna , Agroceres Multimix , Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba , AVES , Coopeavi , Santa Maria de Jetiba , ovos vermelhos , bem-estar animal , galinhas livres , cage free , Felipe Venturini , Flávio Ruiz , Lucas Buss ,

0 Comentários