Indústria da proteína animal debate conjuntura e frigoríficos no RS

Indústria da proteína animal debate conjuntura e frigoríficos no RS

Lideranças reafirmam compromisso do setor em continuar produzindo alimentos, protegendo a saúde dos funcionários e dos produtores.

POLOS DO OVO

May 26, 2020

0

Um encontro com lideranças do setor avícola e representantes de órgãos governamentais e do legislativo federal debateu a atual conjuntura da pandemia do novo coronavírus frente aos problemas vividos pela indústria de proteína animal no Rio Grande do Sul. Trata-se do 5º Fórum Virtual Asgav/Sipargs, debate virtual realizado na sexta-feira, dia 22 de maio, numa coordenação da Asgav.

O setor de proteína animal vive um momento delicado com contaminações de funcionários por Covid-19 acontecendo em várias unidades de frigoríficos nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para debater o tema em busca de medidas e soluções que possam minorar o problema, evitando a paralisação dessa indústria tão importante para o Brasil, a Asgav convidou lideranças regionais e nacionais da avicultura, suinocultura, leite e laticínios.

Sob a coordenação de José Eduardo Santos, diretor executivo da Asgav/Sipargs (foto no destaque), o encontro confirmou o compromisso dos setores de proteína animal em continuar a produzir alimentos, proteger a saúde dos colaboradores e produtores e manter o diálogo com autoridades e órgãos de fiscalização para evitar interdições totais em frigoríficos, no caso de registro de casos de Convid-19.

Os setores sugerem avaliação das áreas ou locais específicos e aplicar medidas pontuais, ao invés de fechar toda estrutura industrial o que gera muitas dificuldades e prejuízos.

O convidado especial desse 5º. Fórum Virtual Asgav/Sipars foi o deputado federal Alceu Moreira, que atualmente preside a Frente Parlamentar da Agropecuária na Câmara Federal de Deputados em Brasília.

Participaram as seguintes lideranças:  Francisco Turra - Presidente da ABPA, Valdecir Folador - Presidente da ACSURS, José Roberto Goulart - Presidente do SIPS-RS, Ricardo Santin - Diretor Executivo ABPA, Helena Pan Rugeri - Superintendente  do M.A.P.A no RS, Ernani Polo - Presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Sérgio Turra, Alexandre Guerra - Presidente do SINDILAT-RS,  deputado Covatti Filho - Secretário da Agricultura do RS, José Antônio Ribas Jr. - Presidente da ACAV/SC, Gabriel Assmann – Câmara Setorial de Aves e Suínos M.A.P.A/DF, membros do conselho diretivo Asgav, empresários e produtores do setor avícola gaúcho e outros convidados.

Francisco Turra, presidente da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal, mencionou a recente reunião com a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, e representante da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho sobre possível portaria ou instrução incluindo Ministério Público do Trabalho visando um melhor regramento na fiscalização de frigoríficos durante a pandemia.

Helena Pan Rugeri, da superintendência Federal do MAPA no Rio Grande do Sul, e Covatti Filho, da SEAPDR/RS, falaram sobre as ações e atividades dos respectivos órgãos em que atuam e se colocaram à disposição dos setores para busca de soluções e medidas para enfrentamento a crise.

O deputado Alceu Moreira falou sobre a importância das cadeias produtivas, a abertura de mercados e as etapas que definem a produção de proteínas de origem animal. Também comentou as interdições totais de frigoríficos, lembrando que o processo produtivo tem várias etapas e que é preciso avaliar outras medidas antes de uma interdição total.

O parlamentar colocou a Frente Parlamentar de Agropecuária à disposição das entidades do agro gaúcho e recebeu a sugestão de realizar um grande fórum presencial em Brasília, coordenado pela Frente, para discutir os rumos e pleitos dos setores assim que terminar a pandemia.

“Esse debate foi organizado com lideranças e representações que atuam no dia a dia, frente aos seus setores e organizações, e debateram embasados em informações sérias e fundamentadas. Esse tipo de encontro reflete a responsabilidade de todos e nivela posicionamentos”, avaliou Eduardo Santos, executivo da Asgav/Sipargs, mediador e coordenador do fórum.

Também participaram representantes do serviço de inspeção de produtos de origem animal e do departamento de defesa sanitária da SFA/M.A.P.A-RS.

O diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin, informou que as exportações de aves e suínos continuam aumentando e que também já está sendo percebida gradativa reação no mercado interno.

Ao finalizar o fórum, Eduardo Santos agradeceu a participação de todos e deixou a seguinte mensagem:  “Toda justiça em excesso se torna injustiça. Com diálogo e busca de soluções conjuntas, priorizando a saúde e a vida em primeiro lugar, podemos evitar determinadas situações que impactam a vida de muitas pessoas."

(A Hora do Ovo, com informações do setor de comunicação da Asgav/Sipargs)

tag: Asgav , Sipargs , Eduardo Santos , José Eduardo Santos , Francisco Turra , Ricardo Santin , ABPA , Covid-19 , novo coronavírus , frigoríficos , proteína animal ,

0 Comentários