Feira de Avicultura do Nordeste 2021 acontece nestes dias 28 e 29 de outubro

Feira de Avicultura do Nordeste 2021 acontece nestes dias 28 e 29 de outubro

Hoje e amanhã, em Pernambuco, a avicultura nordestina retoma sua agenda presencial em São Bento do Una, maior polo produtor de ovos do Nordeste.

POLOS DO OVO

outubro 28, 2021

0

A edição pocket da Feira da Avicultura e Suinocultura do Nordeste já está acontecendo hoje e amanhã (dias 28 e 29 de outubro), em São Bento do Una (PE). O município que é o maior produtor de ovos do Nordeste trabalhou firme nos últimos meses para estruturar a edição 2021 da Feira de Avicultura, importante evento da agenda avícola brasileira (foto no destaque: feira em 2019, última edição presencial realizada).

Com várias novidades para a edição deste ano, uma delas é a realização da feira de modo presencial, o que não acontecia desde que o país entrou na pandemia da Covid-19 e todos os eventos presenciais foram cancelados. A ideia aconteceu baseada no formato pocket da feira, ou seja, um evento mais sintético, porém, com alta representatividade das empresas, marcando presença e confirmando a importância e evolução frequente da avicultura de Pernambuco.

O formato pocket, explicam os organizadores, veio atender a esse momento de pandemia que já conta com grande parte das pessoas vacinadas. Além disso, o evento, segundo eles, está todo calcado na segurança dos protocolos sanitários impostos para o momento em que a pandemia já está mais controlada, mas ainda exige cuidados sanitários. “Nesse sentido, o evento será realizado com protocolo máximo de segurança, com o intuito de apoiar a retomada da economia e networking nos setores de aves, ovos e suínos”, argumentam os organizadores.

Além da feira de negócios, acontece uma programação técnica que acompanha as tendências atuais da avicultura e suinocultura brasileiras.

Confira!

Programação

DIA 28 DE OUTUBRO

Às 10h10 –> Cibit.tech

– Tema da palestra: Gestão da informação e indústria 4.0 na produção de aves, ovos e suínos.

– Palestrante: Gustavo Cynowiec dos Anjos / Médico Veterinário (ULBRA), Especialização em ciência e tecnologia de alimentos (UFRGS), MBA em Gestão empresarial (FGV), Larga vivência em cadeias de produção animal (suinocultura, avicultura, produção de leite)

– Empresário, co-fundador e CEO da CIBIt tecnologia

Às 10:40h – Professor Fernando Perazzo

– Tema: Otimização de rações para codornas com uso de aminoácidos.

– Atualmente exerce a função de Pró-reitor de Pós-Graduação da UFPB. Possui graduação (1991) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Pós-doutorado na University of Arkansas (EUA) em 2008. Professor Titular do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba, orientador de alunos de mestrado e doutorado nos cursos de Pós-Graduação em Zootecnia e Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia. Ex-Membro do Comitê da Área de Zootecnia (CA-ZT) do CNPq. Pesquisador do CNPq com Bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 1A. Revisor “Ad hoc” de várias revistas Qualis A e B, Internacional e Nacional. Desenvolve pesquisas com alunos da graduação e pós-graduação em exigências nutricionais, avaliação de alimentos e aditivos para rações de frangos de corte, poedeiras comerciais e codornas japonesas e européias. Tem parcerias com várias empresas multinacionais na área de nutrição avícola.

Às 11:20h – Evonik (Apoio Aliança Rural)

– Professor Iran Oliveira

– Tema: Zootecnia de  precisão: em busca da máxima eficiência na produção animal.

– Pesquisador com larga experiência na área de Engenharia Agronômica, com ênfase em pecuária (edificações rurais) e controle ambiental, atuou principalmente nos seguintes temas: Bem-estar Animal, Conforto Térmico e Ambiente Animal utilizando as ferramentas da Fazenda Pecuária de Precisão (LPF). A pesquisa atual visa a inserção de tecnologias disruptivas na produção animal. Como gerente, coordena o Núcleo de Pesquisa Animal da USP (NUPEA) desde 1991, considerado referência nacional. Atualmente gerencia o Projeto Precision Day para as cadeias produtivas de frangos, poedeiras, suínos e gado leiteiro, na Universidade de São Paulo. Foi diretor técnico-científico da SBEA (Associação Brasileira de Engenharia Agronômica, 1999-2007. Vice-presidente da Associação Nacional de Engenharia Agronômica (1999-2003). De 2006 a 2011, foi presidente da Sociedade Brasileira de Biometeorologia (SBBIOMET ). No Governo brasileiro, desde 2015, é consultor técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na área de bem-estar animal, com foco na produção de frangos, ovos e suínos. considerada uma das 100 pessoas mais influentes na avicultura brasileira Na Universidade de São Paulo, atualmente preside a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEX) e atua como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas da ESALQ. como palestrante em diversos eventos em cadeias de produção animal.

INTERVALO

Às 13:00h – Giovana Bezerra Ramalho

– Tema: “A importância nutricional das proteínas de frango e suina”

– Graduada em Nutrição. Possui Pós-Graduação em Saúde Pública com ênfase no PSF, 2013. Graduada em Gastronomia e Segurança Alimentar pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), 2011. Possui experiência com docência nas áreas de saúde e nutrição.

Às 14:00h – Solenidade de abertura

Luis Rua, Diretor de Mercados da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, apresentando perspectivas e tendências nos setores de aves, ovos e suínos.

Presenças Confirmadas

– Edival Veras, presidente do Instituto Ovos Brasil

– Giulliano Malta, presidente da AVIPE – Associação Avícola de Pernambuco

– João Jorge Reis, presidente da ACEAV – Associação Cearense de Avicultura

– Alexandre Batité, prefeito do município de São Bento do Una-PE

– Marcelo Plácido, vice-presidente da ABA – Associação Baiana de Avicultura

– Carlos Ramalho Jr., Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Pernambuco – Ministério Da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

– Gerlane Melo, gerente regional do SEBRAE

– Álvaro França, Gerente Geral de Arranjos Produtivos ADEPE

– Pedro Hermírio, Superintente do Banco do Nordeste

– Ana Paula Matos da Costa, Superintendente Varejo do Banco do Brasil em Pernambuco

– Milton Jr., Gerente de Mercados do Agronegócio Banco do Brasil

– Diógenes Braga, (da empresa Usivet / será o representante das empresas expositoras no evento)

– Dra. Monica Tejo, diretora do Instituto Nacional do Semiárido (localizado em Campina Grande)

– André Siqueira, presidente do Sindicatos das Indústrias de Alimentação e Rações Balanceadas do Ceará

– Airton Jr, Granja Avine (CE)

– Evaldo Campos, Presidente do Sicoob Pernambuco, Presidente do Sicoob Nordeste e Membro do Conselheiro de Administração do Centro Cooperativo Sicoob

– Paulo Roberto, Presidente da ADAGRO PE

– Jorge Emanuel Cavalcanti de Lima Filho – Gerente de Clientes e Negócios – Atacado – Caixa Econômica Federal

  Rodolfo Costa Santos – Gerente de Clientes e Negócios – Corporate AGRO – Caixa Econômica Federal

  Ronald Lisboa Nunes – Gerente de Clientes e Negócios – Private – Caixa Econômica Federal

Às 14h30 – Espaço BB Seguros

Às 15h00 – Polinutri

– Palestrante: André Tenorio

– Tema: Recuperação Tributária na Avicultura

– Debatedores:

         > Mendonça Filho – Ex Governador PE e Ex Secretário da Agricultura;

         > Tobias Aguiar de Souza – Granja Souza (São Bento do Una-PE)

Às 15h40 – Agroceres Multimix (Apoio JL Representações)

– TEMA DA PALESTRA: A importância da qualidade de ovos e suas implicações.

– Palestrante: Marcia Gabriele Buss

– Márcia é Médica Veterinária formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com especialização em Avicultura Industrial. Possui grande conhecimento sobre as tecnologias que influenciam a produção e os fatores intrínsecos à gestão de empreendimentos avícolas. Atualmente atua com Consultora de Serviço Técnico voltada a Qualidade de Ovos na Agroceres Multimix

Às 16h20 – BioCamp (Apoio ALIVET)

– Palestra: “A importância da microbiota intestinal, ao longo da vida de poedeiras comerciais”

– Palestrante: Bauer Oliveira e Alvarenga / Gerente de Negócios da BioCamp

Às 17h00 – Granja Xerez – Maior suinocultura do Ceará (Apoio da Quimtia Brasil / MagnaVet)

– Tema: Biosseguridade na Suinocultura – Aspectos Gerais

– Palestrante: Tiago Silva

– Doutor Medicina veterinária

Às 19h00 – Sicoob Nordeste

– Palestrante: Evaldo Campos – Presidente do Sicoob Pernambuco, Presidente do Sicoob Nordeste e Membro do Conselheiro de Administração do Centro Cooperativo Sicoob

Programação dia 29/10

DIA 29 DE OUTUBRO

Às 10h – Reunião da Câmara Setorial de Avicultura (Auditório do ETE)

Às 10h20 – American Nutrientes (Apoio TecAves)

– Palestrante: Obiratã Rodrigues

– Tema: Salmoneloses: Desafios e controles.

– Médico Veterinário, Consultor Técnico / MSC Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Responsável Técnico Centro de Diagnóstico em Patologia Aviária CDPA Garibaldi 1995-2005 -2017 / Presente Data / Especialização em Doenças das Aves Universidade de OSAKA Japão / Consultoria Rodrigues Treinamentos e Assessoria Veterinária / Gerente Técnico Mercolab Garibaldi 2005 -2017

Às 11:00h – BOEHRINGER (Apoio ALIVET)

– Palestra: Bronquite: proteção aliada de qlquer programa de vacinação

– Palestrante:  Bianca Costa

– Médica Veterinária – PUC/MG / Msc. Zootecnia – UFMG / MBA Gestão de Negócios – Ibmec

Às 11h40 – Quimtia Brasil (Apoio da MagnaVet)

– Tema: Suplementação na maternidade: Aspéctos Técnicos e Econômicos

– Palestrante: Gabriel Villela Dessimoni

– Nutricionista da Quimtia Brasil

– Graduação e Mestrado em Zootecnista pela UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), Doutor em Nutricao Animal pela UNESP

INTERVALO

Às 13h30 – Audax Consultoria Tributária

– Tema: Restituição de Créditos Tributários para o Setor de Granjas e Frigoríficos. Qual o tamanho deste benefício fiscal?

– Palestrante: Arnibo Braatz Júnior, Sócio Diretor da Audax Consultoria Tributária, Especialista Tributário do Setor do Agronegócio.

Às 14h10 – Zoetis (Apoio da MagnaVe)

– Palestrante: Leandro Koga

– Tema: Imunocastração de suínos: superando desafios e as novas demandas dos consumidores.

Às 14h50 – O desenvolvimento econômico em pauta – Setores de aves, ovos e suínos.  ADEPE, Banco do Nordeste e SEBRAE.

Às 15h30 – Ceva – (Apoio USIVET)

– Tema: “Controle de Gumboro para Poedeiras Comerciais”

– Palestrante: Felipe Pelicioni, Gerente de Produtos – Ceva

Às 16h10 – Espaço ADAGRO / MAPA

– Tema: Registros de granjas (aves e suínos), frigoríficos e unidade de beneficiamento de ovos – UBO.

– Palestrante:

Às 16h50 – Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE

– Palestra: Parâmetros que determinam a qualidade ovo para consumo

– Palestrante: Danilo Cavalcante

– Currículo: Zootecnista pela UFRPE/Unidade Acadêmica de Garanhuns (2011). Mestre (2013) e Doutor (2016) em Zootecnia pela UFPB. Participou do programa de doutorado sanduíche na North Carolina State University, na Carolina do Norte/EUA, em 2015. Possui pós-doutorado pela CAPES na UFPB (2017). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens (PPGCAP) da UFRPE/UFAPE. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em produção e nutrição de não-ruminantes, atuando principalmente nos temas: exigências nutricionais, avaliação de alimentos e aditivos para aves, e qualidade de ovos para consumo.

Às 17h00 – Fazenda Eficiente (Consultoria SEBRAE)

– Palestra: Sistema de Produção de Aves Caipiras

– Palestrante: Antônio Tavares de Oliveira – Zootecnista – Consultor Fazenda Eficiente

A Feira de Avicultura e Suinocultura do Nordeste em 2021 conta com o apoio de instituições dos segmentos de avicultura e suinocultura, o patrocínio de empresas dos dois segmentos e também da mídia especializada. A Hora do Ovo é mídia parceira da Feira 2021.

Confira os patrocinadores do evento:

ADEPE, MultiAve, Alivet/Tecnavc, ZooCamp, Nutrivil, Polinutri, BBA Comex, EPE Produtos Agropecuários, TecAves, Recife Nutrição Animal, Usivet, Aqualyse, MultiCamp, Audax Consultoria Tributária, Aliança Rural, JL Serviços, Agroceres Multimix, Evonik, MCassab, MagnaVet, BB Seguros, e Boehringer-Ingelheim.

São apoiadores da Feira as entidades Associação Avícola de Pernambuco, Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, Instituto Ovos Brasil, Associação Cearense de Avicultura – ACEAV, Associação Baiana de Avicultura – ABA, SEBRAE, Luck Viagens, Prefeitura Municipal de São Bento do Una e DotPromo.

(A Hora do Ovo, com informações e foto do setor de divulgação da Feira de Avicultura e Suinocultura do Nordeste 2021)

tag: Feira de Avicultura e Suinocultura do Nordeste , São Bento do Una , Pernambuco ,

0 Comentários