Entidades avícolas do Sul se reúnem em Fórum Estratégico, em Porto Alegre

Entidades avícolas do Sul se reúnem em Fórum Estratégico, em Porto Alegre

Unidas, Asgav, Acav e Sindiavipar reuniram-se para mais uma etapa do encontro técnico setorial; encontro contou, também, com a presença de Ricardo Santin, da ABPA.

POLOS DO OVO

março 21, 2023

0

A sede da Asgav, a Associação Gaúcha de Avicultura, na capital Porto Alegre (RS), foi a sede da terceira etapa do encontro setorial promovido pelas entidades que representam a avicultura nos três estados do Sul do país. O encontro aconteceu no dia 17 de março, sexta-feira, contando com representantes da Asgav (a entidade anfitriã da terceira etapa), ACAV, a Associação Catarinense de Avicultura, e o Sindiavipar, o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná.

O primeiro encontro foi em 10 de março de 2022, em Florianópolis (SC), e o segundo, em 21 de julho de 2022, em Curitiba (PR). O objetivo foi tratar de temas de interesse comum aos três estados, como as ações contra a Influenza Aviária, entre outros. Importante lembrar que a Região Sul do Brasil detém o maior volume de produção de frango de corte, com alta produtividade e ampla participação nas exportações brasileiras.

José Eduardo dos Santos, presidente Executivo da O.A/RS (Asgav/Sipargs), conduziu o encontro iniciando com o review dos temas discutidos nas etapas anteriores. Depois, o diálogo seguiu para os tópicos de interesse comum, como a segurança sanitária, abastecimento de grãos na Região Sul (milho e cereais de inverno), entre outros assuntos. "Esses momentos tratam de aspectos relevantes e convergentes entre os três estados que, juntos, representam 65% da produção da avicultura nacional e uma média de 80% nas exportações", comentou Santos.

Após as discussões da pauta, houve a participação especial de Ricardo Santin, presidente executivo da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Anima. Santin apresentou o tema Diálogo Setorial com ABPA - Principais preocupações e demandas da Avicultura Brasil Sul e mostrou aos dirigentes um panorama sobre a atual situação da avicultura nos estados sulinos, além de enfatizar os perigos da Influenza Aviária e as oportunidades no comércio exterior.

A Influenza Aviária foi uma das questões prioritárias e de máxima atenção, já que já se manifestou em aviários de países próximos ao Brasil. Nessa questão, as entidades da Região Sul reforçaram o compromisso de intensificar a biosseguridade na avicultura comercial e na de subsistência. Também ficou decidida a redação de um comunicado oficial assinado pelas três entidades como forma de reiterar a defesa sanitária e a prevenção nas granjas do Sul do país.

Participaram do encontro na sede da O.A/RS, representando a entidade gaúcha, o presidente do Conselho Diretivo, Nestor Freiberger; o conselheiro titular de Secretaria, Pedro Luis Utzig; o representando do Sindiavipar, o presidente, Irineo da Costa Rodrigues; o diretor executivo, Inácio Kroetz; o secretário executivo, Roberto Kaefer; e o assessor jurídico, Paulo Sérgio Cândido. Representando a ACAV, o diretor executivo, Jorge Luiz de Lima.

JANTAR ESPECIAL

Antes de iniciar as pautas técnicas, um jantar especial de boas-vindas na quinta-feira (16) foi oferecido pela Asgav aos dirigentes e convidados. Estiveram presentes o senador Luis Carlos Heinze; o coordenador de relações políticas, João Seibel, que representou o secretário da Sedec, Ernani Polo; o secretário adjunto da Seapi, Márcio Madalena; o ex-secretário de irrigação, Rogério Porto; e o sócio honorário da Asgav, Mário Penz Jr.

Confira na galeria de fotos abaixo, alguns momentos do encontro setorial realizado em Porto Alegre (RS).

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da Asgav)

 

tag: associacao avicola , Asgav , ACAV , Sindiavipar , avicultura do sul , forum estrategico do sul , encontro setorial do sul , Ricardo Santin , Irineo da Costa Rodrigues , Jose Eduardo dos Santos , Roberto Kaefer , Jorge Luiz de Lima , Inácio Kroetz , Pedro Luis Utzig , Nestor Freiberger , Paulo Sérgio Cândido ,

0 Comentários