Avicultores de Bastos se reúnem com a ministra da Agricultura Tereza Cristina

Avicultores de Bastos se reúnem com a ministra da Agricultura Tereza Cristina

A ministra conversou on line com 10 produtores de Bastos e região sobre a crise na postura por causa da alta dos insumos, entre outros assuntos importantes.

POLOS DO OVO

junho 16, 2021

0

Os avicultores de Bastos continuam se movimentando em busca de soluções para a crise no segmento por causa da alta do preço dos insumos. Esse, entre outros temas, foi pauta da reunião com a ministra Tereza Cristina, da Agricultura e Pecuária, realizada no dia 15 de junho, em plataforma virtual, entre 10 avicultores da região.

O encontro on line, agendado pelo vereador bastense Kleber Lopes junto ao deputado paulista Ricardo Izar, objetivou exatamente demonstrar para a ministra os pontos que vêm prejudicando o segmento da postura e reivindicar ações do Governo Federal no sentido de resolver os problemas. Entre os desafios enfrentados pelos avicultores nos últimos meses e apresentados na reunião estão a crise gerada na avicultura pela alta do preço dos grãos e dos insumos em geral, a Lei Kandir, a desburocratização das normas do SIF, o registro de granjas e a licença ambiental da CETES, exigências do corpo de bombeiros e norma regulamentadora (NR31), securitização e liberação de crédito especial para a compra de insumos.

Um dos organizadores das ações promovidas pelos avicultores de Bastos, o profissional de marketing Tiago Henrique, considerou o encontro um passo importante para a busca de soluções para o segmento. “Com um passo dado por vez, estamos aos poucos alcançando o objetivo”, disse Tiago, autor de uma petição enviada ao Ministério da Agricultura no mês de maio, solicitando respostas da pasta. “O primeiro passo era ser ouvido, agora vamos buscar soluções. Essa é uma luta por todos, pelo emprego, pela saúde, pela vida. Se a avicultura de Bastos falir, a cidade vai perder mais de 2 mil empregos, a economia local pode colapsar e, sem dúvida, o ovo pode começar a faltar, levando em consideração que Bastos produz 20% dos ovos consumidos no Brasil. Essa crise não atinge somente os avicultores bastenses, mas a todos”, considerou Tiago, que vem acompanhando a situação de perto no município que é também o maior produtor de ovos do Estado de São Paulo.

Ao lado da ministra Tereza Cristina, também participou o secretário adjunto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Marcio Rezende Evaristo Carlos. Além dos avicultores participantes do encontro, duas entidades de Bastos estiveram na reunião: a APROBARE - Associação dos produtores de ovos de Bastos e região, que representa os avicultores do município e teve a participação de seu presidente, o avicultor Sérgio Kakimoto; o Sindicato Rural de Bastos, que representa os avicultores do município, e contou com a participação de seu presidente, o avicultor Katsuhide Maki.

Tiago informa que a reunião deixou como saldo a definição para que o Sindicato Rural e a APROBARE documentem todos os problemas enfrentados pelos produtores e apontem possíveis soluções. O deputado Federal Ricardo Izar se comprometeu em agendar mais uma reunião, agora presencial, em Brasília, com a ministra na semana seguinte, quando então representantes dos produtores entregarão o documento acordado na reunião virtual. Segundo Tiago, a ministra se comprometeu a avaliar as reivindicações e possíveis soluções apresentadas pelos avicultores e estudar a forma de contribuir com o segmento.

Participaram da reunião com a ministra Tereza Cristina os seguintes avicultores de Bastos e Região: Cristina Yukari Nagano Yabuta, Edison Motoharu Yoshikawa, Emerson Mesquita, Gustavo Shimizu, Jorge Hiroki Miyakubo, Katsuhide Maki, Lauro Haruki Morishita, Paulo Yoshinobu Ueyama, Romulo Jorge Tinoco de Oliveira (de Lins) e Sergio Kenji Kakimoto. Também acompanharam a reunião Giovane Marcussi, advogado do Sindicato Rural de Bastos; Tiago Henrique, consultor de marketing e autor da petição em favor da produção de ovos; o vereador Kleber Lopes e o deputado federal Ricardo Izar. 

EM SÃO PAULO, REUNIÃO SERÁ COM O SECRETÁRIO DA AGRICULTURA 

Na quarta semana de junho, quem levará a lista de problemas vividos pela postura bastense é o avicultor Sérgio Kakimoto, presidente da Aprobare, a Associação dos Produtores de Ovos de Bastos e Região. Ele estará reunido com o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges. A reunião foi agendada com o apoio de Walter Ihoshi, ex-deputado federal e atual presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da Aprobare)

tag: Bastos , Ministra Tereza Cristina , Ministra agricultura , Sindicato Rural de Bastos , Aprobare , Associação dos Produtores de Ovos de Bastos e Região ,

0 Comentários