AVES confirma que casos de influenza no ES são em aves silvestres

AVES confirma que casos de influenza no ES são em aves silvestres

Entidade que representa os avicultores capixabas se posiciona, após confirmação dos casos pelo MAPA, e explica que granjas do Estado se mantêm sob rígido controle de biosseguridade.

POLOS DO OVO

maio 16, 2023

0

Após confirmação de dois casos de influenza aviária em aves silvestres no Espírito Santo, o Ministério da Agricultura e Pecuária se manifestou ontem, dia 15 de maio, demonstrando que as autoridades sanitárias do país e do Espírito Santo se mantêm alertas e monitorando a situação. O ministro da Agricultura Carlos Fávaro assegurou que tudo está sendo acompanhado com a máxima atenção possível.

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, também se manifestou em vídeo, nas mídias sociais, fazendo pronunciamento similar, e também indicando a importância de regras rígidas de biossegurança para as granjas, para que os dois casos de influenza aviária detectados no litoral do Espírito Santo não representem ameaça aos aviários de produção industrial de aves e ovos.

Na manhã deste dia 16 de maio, a AVES, Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo, divulgou nota corroborando a confirmação dos dois casos de IA em aves silvestres no litoral capixaba, e também reafirmou a posição do setor aviário do Espírito Santo quanto à rígida biosseguridade que o estado vem mantendo de forma firme e responsável ao longo de toda a história da avicultura capixaba e, ainda mais intensamente, nos últimos meses, quando os primeiros focos de influenza foram detectados em vários países da América do Sul, vizinhos do Brasil.

“É importante reiterar que a situação foi registrada em aves silvestres; não ocorreu dentro do sistema industrial e distante das áreas de produção comercial”, afirmou a entidade, em nota que a A Hora do Ovo traz na íntegra, a seguir.

Confiram:

POSICIONAMENTO SOBRE OS CASOS DE INFLUENZA AVIÁRIA EM AVES SILVESTRES NO ESPÍRITO SANTO

Após confirmação oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) sobre a existência de um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves silvestres, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)  e a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) informam que as entidades, e todo o setor produtivo, seguem monitorando a situação identificada no Espírito Santo, junto com as autoridades locais, buscando que as devidas medidas sejam efetivadas visando, inclusive, proteger os plantéis comerciais.

O evento já está sendo acompanhado por meio do Grupo Especial de Prevenção à Influenza Aviária (GEPIA), do qual a AVES é integrante, seguindo todas as orientações que estão sendo repassadas ao setor local, com extrema atenção para o reforço das ações de prevenção.

Conforme nota oficial do MAPA, o caso ocorreu em duas aves marinhas da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando), uma localizada no município de Marataízes e outra no bairro Jardim Camburi, em Vitória, ambas no litoral do Espírito Santo. A investigação foi iniciada na quarta-feira (dia 10/05) após notificação recebida pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica – ES. Já estão sendo tomadas pelo Serviço Veterinário Oficial todas as medidas necessárias.

É importante reiterar que a situação foi registrada em aves silvestres, não ocorreu dentro do sistema industrial e distante das áreas de produção comercial, que segue os mais rígidos protocolos de biosseguridade. Por isso, não há qualquer mudança em relação ao abastecimento interno de produtos.

Também não são esperadas mudanças no fluxo de comércio internacional de produtos brasileiros, tendo como princípio as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

A ABPA e a AVES ressaltam, ainda, que é totalmente seguro o consumo da carne de aves e ovos, segundo informações cientificamente respaldadas pela OMSA, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros órgãos reconhecidos internacionalmente.

Segue link de acesso a Nota Oficial do MAPA: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/brasil-registra-caso-de-gripe-aviaria-em-aves-silvestres-mapa-alerta-para-cuidados

Veja mais sobre a Influenza Aviária no site: https://brasillivredeia.com.br

Marechal Floriano, Espírito Santo, 15 de maio de 2023.

Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo – AVES

____________________________________________________________________________________

Saiba mais sobre as aves silvestres contaminadas, no link do G1 no Espírito Santo :

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2023/05/16/especie-de-ave-marinha-que-foi-contaminada-com-gripe-aviaria-se-reproduz-no-litoral-do-es-mas-e-comum-em-toda-a-costa-brasileira.ghtml

 (A Hora do Ovo, com informações do MAPA, AVES e ABPA. Foto: D. Gordon E. Robertson. https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=14609382)

tag: Influenza aviaria , AVES , Thalasseus acuflavidus , Trinta-réis-de-bando , avicultura capixaba , Espirito Santo , biosseguridade ,

0 Comentários