APA se reúne com governo paulista para revisar ações de prevenção e combate à influenza aviária

APA se reúne com governo paulista para revisar ações de prevenção e combate à influenza aviária

Encontro aconteceu no dia 12 de junho e reuniu representantes da APA, da secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, da CDA, e membros da ABPA.

POLOS DO OVO

junho 14, 2023

0

Tratar de ações de prevenção e combate à influenza aviária foi o objetivo do encontro entre a APA e o governo paulista, no dia 12 de junho. O Estado também está em alerta, como os demais polos produtores de aves e ovos do país, por conta da detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em Ubatuba, no litoral paulista.

Em nota à imprensa, a Associação Paulista de Avicultura, a APA, comunicou o encontro e o que foi conversado. Confira a íntegra da nota enviada pela entidade:

“A Associação Paulista de Avicultura (APA), representada pelo seu presidente Érico A. Pozzer e acompanhado por membros da ABPA reuniu-se, no dia 12 de junho, com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Júlio Junqueira Queiroz, o secretário executivo Marcos Renato Böttcher, o coordenador da CDA Luiz Henrique Barrochello e a diretora técnica da Defesa, Erika Ramos Melo, para discutir questões relacionadas à detecção do vírus H5N1, indutor de influenza aviária de alta patogenicidade em ave silvestre no litoral paulista.  A preocupação da APA e da Secretaria é no sentido de debelar os riscos da contaminação pelo vírus H5N1 em propriedades produtoras de frangos de corte, ovos comerciais e empresas de genética, que têm expressivas unidades no território paulista.

O presidente Érico Pozzer, da APA e membros da ABPA aprofundaram junto ao secretário e membros presentes, critérios e metodologias de ações visando barrar a entrada do vírus nos planteis industriais, estabelecer indicação e hierarquia de comunicação entre as entidades representativas da avicultura paulista e a urgente recriação do COESA, o Comitê Estadual de Sanidade Avícola do Estado de São Paulo. O comitê é formado por membros dos órgãos públicos (MAPA e CDA), Associação Paulista de Avicultura, representantes de Universidades, de Laboratórios de diagnósticos oficiais e diversos setores que compõem a avicultura do Estado de São Paulo. 

A Associação Paulista de Avicultura busca, com a ativação do COESA, discutir, harmonizar e adotar procedimentos baseados nos melhores conhecimentos técnicos e científicos, entre os diversos setores da cadeia produtiva. Que todas as empresas produtoras de genéticas, frangos de corte e ovos de consumo paulista tenham seus protocolos de procedimentos, com ações bem estruturadas e ajustadas à realidade atual do campo.

“Na eventualidade de detecção positiva em aves de produção, o COESA teria fundamental papel em colaborar com soluções junto ao MAPA e a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, como também no auxílio aos produtores envolvidos”, defende o presidente da APA, Érico Pozzer.

Estiveram presentes à reunião o coordenador de Defesa Agropecuária - CDA, Luiz Henrique Barrochello; a diretora técnica de Defesa, Erika Ramos Melo; e membros representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA, Marcelo de Oliveira e Sulivan Alves.

São Paulo, 13 junho 2023.”

(A Hora do Ovo, com informações da APA - Associação Paulista de Avicultura. Foto: APA/SEAG-SP)

tag: APA , Associaçao Paulista de Avicultura , Erico Pozzer , Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo , SEAG - SP , influenza aviaria ,

0 Comentários