Unesp realiza seu IX Curso de Atualização em Postura Comercial

Unesp realiza seu IX Curso de Atualização em Postura Comercial

Evento será de 12 a 14 de setembro, no campus de Jaboticabal (SP), com palestras de grande interesse para produtores de ovos e técnicos envolvidos na cadeia avícola.

Ovonews

setembro 09, 2012

0
../../arquivos/img/2012/9/140_411_conteudo_g.jpg
 

A terceira semana de setembro tem um evento já tradicional na agenda dos profissionais que atendem a cadeia da produção de ovos. De 12 a 14 de setembro, em Jaboticabal (SP), acontecerá o IX Curso de Atualização em Avicultura para Postura Comercial, promovido pela Unesp/Jaboticabal e Associação Paulista de Avicultura, como apoio da Funep, a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão.  Trata-se de um evento que tem foco técnico na postura comercial, com o objetivo de promover o encontro dos produtores de ovos com profissionais que durante o ano todo estão estudando o aprimoramento da complexa e importante produção de nosso ovo de cada dia.

Neste ano, os organizadores inovaram: vão abrir o evento com um minicurso, com vagas limitadas. Apenas 70 pessoas poderão participar durante cinco horas do curso ministrado pelo professor doutor Waldir Barros Fernandes Júnior, da Unesp/FCAV Jaboticabal. O tema é instigante e remete a ensinamentos práticos: “Ferramentas de gestão eficaz da granja: planejamento, organização e controle dos recursos humanos e financeiros”.

No dia seguinte, 13 de setembro, próxima quinta-feira, a programação é para todos os inscritos, a partir das 8h45, no Centro de Convenções do campus. A primeira palestra será realizada pela Dra. Terezinha Knöbl, da USP/SP, que falará sobre “Colibacilose – A doença, perdas financeiras e sua importância em saúde pública”. Ainda na programação da manhã, haverá as palestras “Bronquite Infeccionsa x Qualidade da casca do Ovo”, com o Dr. Alberto Bernardino, da Biosynergic, de Campinas (SP); e “Redução das perdas na comercialização do ovo (transporte, embalagens – tipo, qualidade e armazenamento”, com a professora Dra. Hirasilva Borba, da Unesp/Jaboticabal.

Na tarde do dia 13 estão programadas mais quatro palestras: “A importância da biossegurança na avicultura de postura”, com o médico veterinário Eduardo Scarpa, que tem grande experiência prática no dia a dia da Granja Mantiqueira, uma das maiores produtoras de ovos do Brasil e América Latina, instalada em Itanhandú (MG).

Em seguida, falará um dos organizadores do evento, o professor Dr. Angelo Berchieri Júnior, da Unesp/Jaboticabal, que abordará o tema “Tifo aviário”.

Depois será a vez do tema “Controle de qualidade da matéria-prima”, com o Dr. Humberto Pena Couto, na UENF, de Campos dos Goytacazes (RJ).

A jornada de palestras do dia 13 se encerrará com a apresentação do Dr. José Di Fábio, do J.F. Labotarório, de Campinas. Ele abordará “A diferença entre a comunicação e a ação na prevenção de doenças em avicultura”.

Na sexta-feira, dia 14, terceiro e último dia do IV Curso de Atualização em Avicultura para Postura Comercial, a sessão de palestras começará às 8h, com a Dra. Helenice Mazzuco, da Embrapa Aves e Suínos, de Concórdia (SC), com o tema “Boas práticas na produção comercial de ovos”.

Em seguida, mais um tema de grande relevância na moderna avicultura: “Registro de granja de ave de postura comercial”, com o Dr. Fábio Carvalho Dias, da SAA/CDA, de Orlândia (SP).

Na sequência, um espaço para a produção de codornas de postura, com a palestra do zootecnista Osvaldo Esperança Rocha, fundador e presidente da empresa Vicami, que é hoje o maior incubatório brasileiro de pintainhas de codorna de um dia.  Osvaldo Esperança Rocha vai falar sobre “A evolução da codorna comercializada no Brasil”.

Logo após, será a vez da professora Dra. Nilva Kazue Sakomura, da Unesp/Jaboticabal, que falará sobre “Níveis nutricionais de aminoácidos para aves de postura”.

A programação vai encerrar com uma aula prática muito interessante e atual: “Aproveitamento de resíduos em granjas de aves poedeiras”, que será ministrada pelo professor Dr. Jorge de Lucas Júnior, da Unesp/Jaboticabal.

Coordenadores e organizadores

Neste ano, o Curso de Atualização em Avicultura para Postura Comercial é coordenado pelo professor Dr. Renato Luís Furlan e o médico veterinário José Eduardo Costa, que contam com o trabalho de organização da comissão formada pelos professores e profissionais Angelo Berchieri Júnior, Nilva Sakomura, Otto Mack Junqueira, Nilce Maria Soares, Mário Nihei, José Roberto Bottura e Silvana Baraldi Artoni.

Os interessados em participar do evento devem entrar em contato pelo site www.funep.org.br. Para maiores informações, devem ligar para (16) 3209-1303 ou encaminhar mensagem para e-mail eventos@funep.org.br

0 Comentários