Ubabef cobra ações mais ágeis do Ministério da Agricultura e Pecuária

Ubabef cobra ações mais ágeis do Ministério da Agricultura e Pecuária

Reunido com lideranças do setor agropecuário junto ao Ministro da Agricultura, Francisco Turra, da Ubabef, ressaltou urgência contra a crise.

Ovonews

setembro 06, 2012

0
../../arquivos/img/2012/9/139_410_conteudo_g.jpg
Turra, da Ubabef, e Mendes Ribeiro, do Mapa: urgências da avicultura

A situação crítica da avicultura e as medidas mais do que emergenciais para o setor foram alguns dos temas debatidos durante a reunião do Comitê Estratégico do Agronegócio, um grupo formado por lideranças do agribussines brasileiro que inclui, entre outros, o presidente da União Brasileira da Avicultura, Francisco Turra. O encontro, que aconteceu no último dia 4, em São Paulo, contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, de quem foram cobradas ações como o Projeto de Regionalização do Mapa, a urgente reformulação do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) e a avaliação de oportunidades para o Brasil em razão da estiagem nos Estados Unidos.

Turra também destacou a urgência da realização do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), especialmente o milho, para abastecimento de polos onde há falta de insumos. “Hoje, os estoques de grãos estão concentrados, em grande parte, no Centro-Oeste do país, longe dos maiores polos de produção avícola, no Sul e Sudeste. Nessas regiões, o valor do milho está muito acima do preço mínimo estabelecido pelo Mapa, e o Ministério da Fazenda tem relutado em apoiar nosso setor”, explicou o presidente da Ubabef.

Turra defendeu ainda a necessidade da intervenção do Ministério da Agricultura na obtenção de crédito de custeio para as agroindústrias avícolas, sob pena de piorar ainda mais a situação que já é crítica. “Algumas empresas não conseguem comprar o milho ofertado em leilões do ministério por não terem recursos em caixa nem acesso a financiamentos que viabilizem essas compras. A situação é grave, e já impactou na redução da produção, férias coletivas, redução de turnos e mais de 5 mil demissões”, salientou.

Na oportunidade, Francisco Turra falou também sobre a inclusão do setor avícola no Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), projeto já aprovado que agora depende apenas de regulações internas no ministério. No encontro realizado em São Paulo também estavam os ex-ministros Antônio Delfim Neto, Roberto Rodrigues e Alysson Paulinelli, além de outras lideranças que compõem o Comitê Estratégico do Agronegócio do Ministério da Agricultura (Mapa). 

(Com informações da assessoria de imprensa da Ubabef)

0 Comentários